Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Física - ITA 1997 | Gabarito e resoluções

1-15 de 19chevron right center
Questão
1997Física

(Ita 1997) Um certo volume de mercrio, cujo coeficiente de dilatao volumtrico m, introduzido num vaso de volume V0, feito de vidro de coeficiente de dilatao volumtrico v. O vaso com mercrio, inicialmente a 0C, aquecido a uma temperatura T (em C). O volume da parte vazia do vaso temperatura T igual ao volume da parte vazia do mesmo a 0 C. O volume de mercrio introduzido no vaso a 0 C :

Questão
1997Física

(ITA - 1994) Uma pequena esfera de massa m e carga q, sob a influncia da gravidade e da interao eletrosttica, encontra-se suspensa por duas cargas Q fixas, colocadas a uma distncia d no plano horizontal, como mostra a figura. Considere que a esfera e as duas cargas fixas estejam no mesmo plano vertical e que sejam iguais a os respectivos ngulos entre a horizontal e cada reta passando pelos centros das cargas fixas e da esfera. A massa da esfera , ento:

Questão
1997Física

(Ita 1997) No arranjo mostrado a seguir, do ponto A largamos com velocidade nula duas pequenas bolas que se movero sob a influencia da gravidade em um plano vertical, sem rolamento ou atrito, uma pelo trecho ABC e a outra pelo trecho ADC. As partes AD e BC dos trechos so paralelas e as partes AB e DC tambm. Os vrtices B de ABC e D de ADC so suavemente arredondados para que cada bola no sofra uma brusca mudana na sua trajetria. Pode-se afirmar que:

Questão
1997Física

(Ita 1997) Um antigo vaso chins est a uma distncia d da extremidade de um forro sobreuma mesa. Essa extremidade, por sua vez, se encontra a uma distncia D de uma das bordasda mesa, como mostrado na figura. Inicialmente tudo est em repouso. Voc apostou queconsegue puxar o forro com uma acelerao constante a (veja figura), de tal forma que o vasono caia da mesa. Considere que ambos os coeficientes de atrito, esttico e cintico, entre o vaso e o forro tenham o valor e que o vaso pare no momento que toca na mesa. Vocganhar a aposta se a magnitude da acelerao estiver dentro da faixa:

Questão
1997Física

(Ita 1997) Um vaporizador contnuo possui um bico pelo qual entra gua a 20 oC, de talmaneira que o nvel de gua no vaporizador permanece constante. O vaporizador utiliza 800 Wde potncia, consumida no aquecimento da gua at 100 oC e na sua vaporizao a 100 oC. Avazo de gua pelo bico : Dados: Calor especfico da gua = 4,18 kJ/kgK Massa especfica da gua = 1,0 g/cm3 Calor latente de vaporizaoda gua = 2,26103kJ/kg

Questão
1997Física

(Ita 1997) Uma massa puntual se move, sob a influência da gravidade e sem atrito, com velocidade angular em um círculo a uma altura h 0 na superfície interna de um cone que forma um ângulo com seu eixo central, como mostrado na figura. A altura h da massa em relação ao vértice do cone é:

Questão
1997Física

(ITA 1997) Um pequeno bloco, solto com velocidade nula a uma altura h, move-se sob oefeito da gravidade e sem atrito sobre um trilho em forma de dois quartos de circulo de raio Rque se tangenciam, como mostra a figura. A mínima altura inicial h que acarreta a saída dobloco, do trilho, após o ponto A é:

Questão
1997Física

(Ita 1997) Considere as seguintes afirmações sobre a condução elétrica num condutor homogêneo e isotrópico: I) Energia potencial elétrica é transformada em calor ao conectar-se o condutor aos terminais de uma bateria. II) Energia potencial elétrica é transformada em energia radiante ao conectar-se o condutor aos terminais de uma bateria. III) A resistividade elétrica é uma propriedade intensiva da substância que compõe o condutor, isto é, não depende da geometria do condutor. IV) A resistência de um condutor depende da sua geometria. Das afirmativas mencionadas:

Questão
1997Física

(Ita 1997) A casa de um certo professor de Fsica do ITA, em So Jos dos Campos, tm dois chuveiros eltricos que consomem 4,5 kW cada um. Ele quer trocar o disjuntor geral da caixa de fora por um que permita o funcionamento dos dois chuveiros simultaneamente com um aquecedor eltrico (1,2 kW), um ferro eltrico (1,1 kW) e 7 lmpadas comuns (incandescentes) de 100 W. Disjuntores so classificados pela corrente mxima que permitem passar. Considerando que a tenso da cidade seja de 220 V, o disjuntor de menor corrente mxima que permitir o consumo desejado ento de:

Questão
1997Física

(Ita 1997) Um recipiente cilndrico de raio R e eixo vertical contm lcool at uma altura H.Ele possui, meia altura da coluna de lcool, um tubo de eixo horizontal cujo dimetro d pequeno comparado altura da coluna de lcool, como mostra a figura. O tubo vedado porum mbolo que impede a sada de lcool, mas que pode deslizar sem atrito atravs do tubo. Sendo a massa especfica do lcool, a magnitude da fora F necessria para manter ombolo em sua posio :

Questão
1997Física

(Ita 1997) Um tubo vertical de seco S, fechado em uma extremidade, contm um gs,separado da atmosfera por um mbolo de espessura d e massa especfica . O gs, supostoperfeito, est temperatura ambiente e ocupa um volume V = SH (veja a figura). Virando otubo tal que a abertura fique voltada para baixo, o mbolo desce e o gs ocupa um novovolume, V = SH. Denotando a presso atmosfrica por P0, a nova altura H :

Questão
1997Física

(ITA 1997) Um anel, que parece ser de ouro macio, tem massa de 28,5 g. O anel desloca3 cm de gua quando submerso. Considere as seguintes afirmaes: I) O anel de ouro macio. II) O anel oco e o volume da cavidade 1,5 cm. III) O anel oco e o volume da cavidade 3,0 cm. IV) O anel feito de material cuja massa especfica a metade da do ouro. Dado: massa especfica do ouro = 19,0 g/cm Das afirmativas mencionadas:

Questão
1997Física

(Ita 1997) Um aluno do ITA levou um relógio, a pêndulo simples, de Santos, no litoral paulista, para São José dos Campos, a 600m acima do nível do mar. O relógio marcava a hora correta em Santos, mas demonstra uma pequena diferença em São José. Considerando a Terra como uma esfera com seu raio correspondendo ao nível do mar, pode-se ESTIMAR que, em São José dos Campos, o relógio:

Questão
1997Física

(ITA 1997) O primeiro planeta descoberto fora do sistema solar, 51 Pegasi B, orbita a estrela 51 Pegasi, completando uma revoluo a cada 4,2 dias. A descoberta do 51 Pegasi B, feita por meios espectroscpicos, foi confirmada logo em seguida por observao direta do movimento peridico da estrela devido ao planeta que a orbita. Concluiu-se que 51 Pegasi B orbita a estrela 51 Pegasi 1/20 da distncia entre o Sol e a Terra. Considere as seguintes afirmaes: se o semi-eixo maior da rbita do planeta 51 Pegasi B fosse 4 vezes maior do que , ento: I) A amplitude do movimento peridico da estrela 51 Pegasi, como visto da Terra, seria 4 vezes maior do que . II) A velocidade mxima associada ao movimento peridico da estrela 51 Pegasi, como visto da Terra, seria 4 vezes maior do que . III) O perodo de revoluo do planeta 51 Pegasi B seria de 33,6 dias.

Questão
1997Física

(Ita 1997) Uma luz monocromática de comprimento de onda λ = 600 nm propaga-se no ar (de índice de refração n=1,00) e incide sobre água (de índice de refração n=1,33). Considerando a velocidade da luz no ar como sendo v=3,00×108 m/s, a luz propaga-se no interior da água:

1-15 de 19chevron right center