Questões e gabarito - ITA 1998

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 81
Questão
1998Matemática

(Ita 1998) A inequação é satisfeita para todo x S. Então:

Questão
1998Química

(Ita 1998) Qual das opções a seguir contém a afirmação CORRETA a respeito de uma reação química representada pela equação: KC (25 C) = 1,0;H (25 C) ZERO

Questão
1998Química

(Ita 1998) Fazendo-se borbulhar gás cloro através de 1,0 litro de uma solução de hidróxidode sódio, verificou-se ao final do experimento que todo hidróxido de sódio foi consumido, e quena solução resultante foram formados 2,5 mol de cloreto de sódio. Considerando que o volumeda solução não foi alterado durante todo o processo, e que na temperatura em questão tenhaocorrido apenas a reação correspondente à seguinte equação química, não balanceada, OH- (aq) + Cl2 (g) Cl- (aq) + ClO3- (aq) + H2O (l) qual deve ser a concentração inicial do hidróxido de sódio?

Questão
1998Química

(Ita 1998) Entre as afirmações a seguir, assinale a opção ERRADA:

Questão
1998Português

(Ita 1998) Leia com atenção as, duas estrofes a seguir e compare-as quanto ao conteúdo e à forma. I Mas que na forma se disfarce o emprego Do esforço; e a trama viva se construa De tal modo que a ninguém fique nua Rica mas sóbria, como um templo grego. II Do Sonho as mais azuis diafaneidades que fuljam, que na Estrofe se levantem e as emoções, todas as castidades Da alma do Verso, pelos versos cantem. Comparando as duas estrofes, conclui-se que:

Questão
1998Matemática

(Ita 1998) Seja a um número real tal que o polinômio p(x) = x6 + 2x5 + ax4 - ax2 - 2x - 1 admite apenas raízes reais. Então:

Questão
1998Português

(Ita 1998) Para que os enunciados apresentados se reduzam a uma só frase, algumas adaptações e correções devem ser feitas. Assinale a opção que melhor os reestrutura - gramatical e estilisticamente, respeitando as sugestões dadas nos parênteses e as relações de sentido denotadas pelos próprios enunciados. I. A raposa lembra os despeitados. (Oração principal) II. Atributo dos despeitados: fingem-se superiores a tudo. III. A raposa desdenha das uvas. (Oração adjetiva) IV. Causa do desdenho: não poder alcançar as uvas.

Questão
1998Química

(Ita 1998) Para qual das opções a seguir, o acréscimo de 1 mL de uma solução aquosa com 1 mol/L de HC, produzirá a MAIOR variação relativa do pH?

Questão
1998Química

(Ita 1998) Neste ano comemora-se o centenário da descoberta do elétron. Qual dos pesquisadores a seguir foi o principal responsável pela determinação de sua carga elétrica?

Questão
1998Física

(Ita 1998) Devido à gravidade, um filme fino de sabão suspenso verticalmente é mais espesso embaixo do que em cima. Quando iluminado com luz branca e observado de um pequeno ângulo em relação à frontal, o filme aparece preto em cima, onde não reflete a luz. Aparecem intervalos de luz de cores diferentes na parte em que o filme é mais espesso, onde a cor da luz em cada intervalo depende da espessura local do filme de sabão. De cima para baixo, as cores aparecem na ordem:

Questão
1998Física

(ITA 1998) Uma bala de massa 10 g é atirada horizontalmente contra um bloco de madeira de 100 g que está fixo, penetrando nele 10 cm até parar. Depois, o bloco é suspenso de tal forma que se possa mover livremente e uma bala idêntica à primeira é atirada contra ele. Considerando a força de atrito entre a bala e a madeira em ambos os casos como sendo a mesma, conclui-se que a segunda bala penetra no bloco a uma profundidade de aproximadamente:

Questão
1998Física

(Ita 1998) Um cilindro maciço flutua verticalmente, com estabilidade, com uma fração f do seu volume submerso em mercúrio, de massa específica D. Coloca-se água suficiente (de massa específica d) por cima do mercúrio, para cobrir totalmente o cilindro, e observa-se que o cilindro continue em contato com o mercúrio após a adição da água. Conclui-se que o mínimo valor da fração f originalmente submersa no mercúrio é:

Questão
1998Física

(Ita 1998) Considere uma partícula maciça que desce uma superfície côncava e sem atrito,sob a influência da gravidade, como mostra a figura. Na direção do movimento da partícula,ocorre que:

Questão
1998Matemática

(Ita 1998) Seja (a1, a2, a3, ...) uma progressão geométrica infinita de razão a1, 0 1 1. A soma dos três primeiros termos desta progressão geométrica é:

Questão
1998Física

(ITA 1998) Duas lâmpadas incandescentes, cuja tensão nominal é de 110 V, sendo uma de 20 W e a outra de 100 W, são ligadas em série em uma fonte de 220 V. Conclui-se que:

NOVIDADES
Kuadro