Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Física - ITA 1998 | Gabarito e resoluções

1-15 de 19chevron right center
Questão
1998Física

(Ita 1998) Suponha que o eltron em um tomo de hidrognio se movimenta em torno do prton em uma rbita circular de raio R. Sendo m a massa do eltron e q o mdulo da carga de ambos, eltron e prton, conclui-se que o mdulo da velocidade do eltron proporcional a:

Questão
1998Física

(ITA 1998) Uma bala de massa 10 g atirada horizontalmente contra um bloco de madeira de 100 g que est fixo, penetrando nele 10 cm at parar. Depois, o bloco suspenso de tal forma que se possa mover livremente e uma bala idntica primeira atirada contra ele. Considerando a fora de atrito entre a bala e a madeira em ambos os casos como sendo a mesma, conclui-se que a segunda bala penetra no bloco a uma profundidade de aproximadamente:

Questão
1998Física

(Ita 1998) Uma massa m em repouso divide-se em duas partes, uma com massa 2m/3 e outra com massa m/3. Após a divisão, a parte com massa m/3 move-se para a direita com uma velocidade de módulo v1. Se a massa m estivesse se movendo para a esquerda com velocidade de módulo v antes da divisão, a velocidade da parte m/3 depois da divisão seria:

Questão
1998Física

(Ita 1998) Uma vela está a uma distância D de um anteparo sobre o qual se projeta umaimagem com lente convergente. Observa-se que as duas distâncias L e L entre a lente e a velapara as quais se obtém uma imagem nítida da vela no anteparo, distam uma da outra de umadistância a. O comprimento focal da lente é então:

Questão
1998Física

(ITA 1998) Duas lâmpadas incandescentes, cuja tensão nominal é de 110 V, sendo uma de 20 W e a outra de 100 W, são ligadas em série em uma fonte de 220 V. Conclui-se que:

Questão
1998Física

(ITA1998) Um astronauta, antes de partir para uma viagem at a Lua, observa um copo degua contendo uma pedra de gelo e verifica que 9/10 do volume da pedra de gelo estsubmersa na gua. Como est de partida para a Lua, ele pensa em fazer a mesma experinciadentro da sua base na Lua. Dada que o valor da acelerao de gravidade na superfcie da Lua 1/6 do seu valor na Terra, qual a porcentagem do volume da pedra de gelo que estariasubmersa no copo de gua na superfcie da Lua?

Questão
1998Física

(Ita 1998) Um cilindro macio flutua verticalmente, com estabilidade, com uma frao f doseu volume submerso em mercrio, de massa especfica D. Coloca-se gua suficiente (demassa especfica d) por cima do mercrio, para cobrir totalmente o cilindro, e observa-se que ocilindro continue em contato com o mercrio aps a adio da gua. Conclui-se que o mnimovalor da frao f originalmente submersa no mercrio :

Questão
1998Física

(Ita 1998) Na extremidade inferior de uma vela cilndrica de 10 cm de comprimento (massa especfica 0,7 g.cm-3) fixado um cilindro macio de alumnio (massa especfica 2,7 g.cm-3) que tem o mesmo raio que a vela e comprimento de 1,5 cm. A vela acesa e imersa na gua, onde flutua de p com estabilidade, como mostra a figura. Supondo que a vela queime a uma taxa de 3 cm por hora e que a cera fundida no escorra enquanto a vela queima, conclui-se que a vela vai apagar-se:

Questão
1998Física

(Ita 1998) Considere uma partícula maciça que desce uma superfície côncava e sem atrito,sob a influência da gravidade, como mostra a figura. Na direção do movimento da partícula,ocorre que:

Questão
1998Física

(Ita 1998) Trs cargas eltricas puntiformes esto nos vrtices U, V, e W de um tringulo equiltero. Suponha-se que a soma das cargas nula e que a fora sobre a carga localizada no vrtice W perpendicular reta UV e aponta para fora do tringulo, como mostra a figura. Conclui-seque:

Questão
1998Física

(Ita 1998) Suponha que h um vcuo de 3,0 x 104 Pa dentro de uma campnula de 500 g naforma de uma pirmide reta de base quadrada apoiada sobre uma mesa lisa de granito. Asdimenses da pirmide so as mostradas na figura e a presso atmosfrica local de1,0 x 105Pa. O mdulo da fora necessria para levantar a campnula na direoperpendicular mesa ligeiramente maior do que:

Questão
1998Física

(Ita 1998) Um caixote de peso W é puxado sobre um trilho horizontal por uma força demagnitude F que forma um ângulo em relação a horizontal, como mostra a figura a seguir.Dado que o coeficiente de atrito estático entre o caixote e o trilho é , o valor mínimo de F, apartir de qual seria possível mover o caixote, é:

Questão
1998Física

(Ita 1998) O módulo da velocidade das águas de um rio é de 10 m/s pouco antes de uma queda de água. Ao pé da queda existe um remanso onde a velocidade das águas é praticamente nula. Observa-se que a temperatura da água no remanso é 0,1°C maior do que a da água antes da queda. Conclui-se que a altura da queda de água é:

Questão
1998Física

(Ita 1998) Um bungee jumper de 2 m de altura e 100 kg de massa pula de uma ponte usando uma bungee cord, de 18 m de comprimento quando no alongada, constante elstica de 200 N/m e massa desprezvel, amarrada aos seus ps. Na sua descida, a partir da superfcie da ponte, a corda atinge a extenso mxima sem que ele toque nas rochas embaixo. Das opes a seguir, a menor distncia entre a superfcie da ponte e as rochas :

Questão
1998Física

(Ita 1998) Considere a figura a seguir onde E1 e E2 so dois espelhos planos que formamum ngulo de 135 entre si. Um raio luminoso R incide com um ngulo em E1 e outro R (nomostrado) emerge de E2. Para 0 /4 , conclui-se que:

1-15 de 19chevron right center