Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Português - ITA 2002 | Gabarito e resoluções

1-15 de 24chevron right center
Questão 26
2002Português

[QUESTO ANULADA] (ITA - 2002 - 1 FASE) O trecho publicitrio a seguir apresenta uma transgresso gramatical bastante comum: Esta empresa se preocupa com economia de energia muito antes que voc se preocupasse com isso. Leia as frases abaixo e assinale a opo adequada ao padro formal da lngua: I. Esta empresa se preocupava com energia muito antes que voc se preocupasse com isso. II. Esta empresa se preocuparia com economia de energia muito antes que voc se preocupasse com isso. III. Esta empresa se preocupou com economia de energia muito antes que voc se preocupe com isso. IV. Esta empresa se preocupara com economia de energia muito antes que voc se preocupasse com isso. V. Esta empresa se preocupa com economia de energia muito antes que voc tivesse se preocupado com isso.

Questão 27
2002Português

(ITA - 2002 - 1 FASE) Assinale a interpretao sugerida pelo seguinte trecho publicitrio: Fotografe os bons momentos agora, porque depois vem o casamento.

Questão 28
2002Português

(ITA - 2002 - 1 FRASE) Assinale a figura de linguagem predominante no seguinte trecho: A engenharia brasileira est agindo rpido para combater a crise de energia.

Questão 29
2002Português

(ITA - 2002 - 1 FASE) A norma gramatical no seguida com rigor em: gua Pura. Valorizando a vida. Assinale a opo indicativa da transgresso:

Questão 30
2002Português

(ITA - 2002 - 1 FASE) Assinale a frase em que o acento indicativo de crase foi mal empregado:

Questão 31
2002Português

(ITA - 2002 - 1 FASE) Assinale a seqncia de palavras acentuadas pela mesma regra gramatical:

Questão 32
2002Português

(ITA - 2002 - 1 FASE) Leia o seguinte trecho com ateno: Iniciamos a jornada, uma jornada sentimen- tal, seguindo as regras estabelecidas. Os ca- valos pisavam to macio, to macio que pa- recia estarem calados de sapatilhas. A ri- gor no pisavam. Faziam cafun com as pa- tas delicadas ao longo do caminho. (OLIVEIRA, Raymundo Farias de. Na madrugada do silncio, Linguagem Viva, no 142. So Paulo, jun. 2001, p. 2.) O confronto das frases Os cavalos pisavam e A rigor no pisavam concretiza:

Questão 33
2002Português

(ITA - 2002 - 1 FASE) Tem gente que junta os trapos, outros juntam os pedaos. No texto, a marca da coloquialidade apresenta-se como transgresso gramatical. Assinale a alternativa que corresponde ao fato:

Questão 34
2002Português

(ITA - 2002 - 1 FASE) Tem gente que junta os trapos, outros juntam os pedaos. O que, empregado como conectivo, introduz uma orao:

Questão 35
2002Português

(ITA - 2002 - 1 FASE) Leia, a seguir, o texto em que Millr Fernandes parodia Manuel Bandeira: Que Manuel Bandeira me perdoe, mas VOU-ME EMBORA DE PASRGADA Vou-me embora de Pasrgada Sou inimigo do Rei No tenho nada que eu quero No tenho e nunca terei Vou-me embora de Pasrgada Aqui eu no sou feliz A existncia to dura As elites to senis Que Joana, a louca da Espanha, Ainda mais coerente do que os donos do pas. (FERNANDES, Millr. Mais! Folha de S. Paulo, mar. 2001.) Os trs ltimos versos de Millr Fernandes exprimem:

Questão 36
2002Português

(ITA - 2002 - 1 FASE) Leia o seguinte texto: Toma outra xcara, meia xcara s. E papai? Eu mando vir mais; anda, bebe! Ezequiel abriu a boca. Cheguei-lhe a xca- ra, to trmulo que quase a entornei, mas disposto a faz-la cair pela goela abaixo, caso o sabor lhe repugnasse, ou a tempera- tura, porque o caf estava frio... Mas no sei que senti que me fez recuar. Pus a xca- ra em cima da mesa, e dei por mim a beijar doidamente a cabea do menino. Papai! papai! exclamava Ezequiel. No, no, eu no sou teu pai! (ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. 27a ed. So Paulo: tica, 1994, p. 173.) A cena criada por Machado de Assis est relacionada a:

Questão 38
2002Português

(ITA - 2002 - 1 FASE) Beber mal, mas muito bom. (FERNANDES, Millr. Mais! Folha de S. Paulo, 5 ago. 2001, p. 28.) O efeito de sentido da frase de Millr Fernandes deve-se a uma relao de:

Questão 39
2002Português

(ITA - 2002 - 1 FASE) Leia o texto abaixo: Cajuna Existirmos, a que ser que se destina? Pois quando tu me deste a rosa pequenina vi que s um homem lindo e que se acaso a sina do menino infeliz no se nos ilumina Tampouco turva-se a lgrima nordestina Apenas a matria-vida era to fina e ramos olharmo-nos intacta a retina A Cajuna, cristalina em Teresina (Caetano Veloso). Na letra desta cano o autor questiona:

Questão 40
2002Português

(ITA - 2002 - 1 FASE) Leia: Ela saltou no meio da roda, com os braos na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabea, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguido de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; j correndo de barriga empinada; j recuando de braos estendidos, a tremer toda, como se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se no toma p e nunca encontra fundo. Depois, como se voltasse vida soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar os quadris, e em seguida sapateava, mido e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braos, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, titilando. (AZEVEDO, Alusio. O Cortio, 25 ed. So Paulo, tica, 1992, p. 72-3.) Neste trecho, o efeito de movimento rpido obtido por verbos empregados no tempo ou modo:

Questão 41
2002Português

(ITA - 2002 - 1 FASE) Leia o texto abaixo: Ela saltou no meio da roda, com os braos na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabea, ora para a esquer- da, ora para a direita, como numa sofre- guido de gozo carnal, num requebrado lu- xurioso que a punha ofegante; j correndo de barriga empinada; j recuando de bra- os estendidos, a tremer toda, como se fos- se afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se no toma p e nunca en- contra fundo. Depois, como se voltasse vida soltava um gemido prolongado, esta- lando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar os quadris, e em seguida sapateava, mido e cerrado, freneticamente, erguendo e abai- xando os braos, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, titilando. (AZEVEDO, Alusio. O Cortio, 25a ed. So Paulo, tica, 1992, p. 72-3.) Assinale a alternativa que rene personagens femininas cuja sensualidade fsica ressaltada por seus autores, maneira do que consta no trecho de O Cortio:

1-15 de 24chevron right center