Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - ITA 2003 | Gabarito e resoluções

1-15 de 33chevron right center
Questão 21
2003Química

(ITA - 2003 - 2 FASE)Quando submersos em guas profundas, os mergulhadores necessitam voltar lentamente superfcie para evitar a formao de bolhas de gs no sangue. i) Explique o motivo da NO formao de bolhas de gs no sangue quando o mergulhador desloca-se de regies prximas superfcie para as regies de guas profundas. ii) Explique o motivo da NO formao de bolhas de gs no sangue quando o mergulhador desloca-se muito lentamente de regies de guas profundas para as regies prximas da superfcie. iii) Explique o motivo da FORMAO de bolhas de gs no sangue quando o mergulhador desloca-se muito rapidamente de regies de guas profundas para as regies prximas da superfcie.

Questão 22
2003Química

(ITA - 2003 - 2 FASE)Descreva um processo que possa ser utilizado na preparao de lcool etlico absoluto, 99,5% (m/m), a partir de lcool etlico comercial, 95,6% (m/m). Sua descrio deve conter: i) A justificativa para o fato da concentrao de lcool etlico comercial ser 95,6% (m/m). ii) O esquema da aparelhagem utilizada e a funo de cada um dos componentes desta aparelhagem. iii) Os reagentes utilizados na obteno do lcool etlico absoluto. iv) As equaes qumicas balanceadas para as reaes qumicas envolvidas na preparao do lcool etlico absoluto. v) Seqncia das etapas envolvidas no processo de obteno do lcool etlico absoluto

Questão 23
2003Química

(ITA - 2003 - 2 FASE)Determine a massa especfica do ar mido, a 25C e presso de 1 atm, quando a umidade relativa do ar for igual a 60%. Nessa temperatura, a presso de vapor saturante da gua igual a 23,8 mmHg. Assuma que o ar seco constitudo por N2(g) e O2(g) e que as concentraes dessas espcies no ar seco so iguais a 79 e 21% (v/v), respectivamente.

Questão 24
2003Química

(ITA - 2003 - 2 FASE)A figura abaixo apresenta esboos de curvas representativas da dependncia da velocidade de reaes qumicas com a temperatura. Na Figura A mostrado como a velocidade de uma reao de combusto de explosivos depende da temperatura. Na Figura B mostrado como a velocidade de uma reao catalisada por enzimas depende da temperatura. Justifique, para cada uma das Figuras, o efeito da temperatura sobre a velocidade das respectivas reaes qumicas.

Questão 25
2003Química

(ITA - 2003 - 2 FASE)A corroso da ferragem de estruturas de concreto ocorre devido penetrao de gua atravs da estrutura, que dissolve cloretos e/ou sais provenientes da atmosfera ou da prpria decomposio do concreto. Essa soluo eletroltica em contacto com a ferragem forma uma clula de corroso. A Figura A, abaixo, ilustra esquematicamente a clula de corroso formada. No caderno de solues, faa uma cpia desta figura no espao correspondente resposta a esta questo. Nesta cpia I) identifique os componentes da clula de corroso que funcionam como nodo e ctodo durante o processo de corroso e II) escreva as meia-reaes balanceadas para as reaes andicas e catdicas. A Figura B, abaixo, ilustra um dos mtodos utilizados para a proteo da ferragem metlica contra corroso. No caderno de solues, faa uma cpia desta figura, no espao correspondente resposta a esta questo. Nesta cpia I) identifique os componentes da clula eletroltica que funcionam como nodo e ctodo durante o processo de proteo contra corroso e II) escreva as meia-reaes balanceadas para as reaes andicas e catdicas. Sugira um mtodo alternativo para proteo da ferragem de estruturas de concreto contra corroso.

Questão 26
2003Química

(ITA - 2003 - 2 Fase) Escreva a estrutura de Lewis para cada uma das molculas abaixo, prevendo a geometria molecular (incluindo os ngulos de ligao) e os orbitais hbridos no tomo central. (a) XeOF4 (b) XeOF2 (c) XeO4 (d) XeF4 Dados: nmeros atmicos: O = 8 ; F = 9 ; Xe = 54

Questão 27
2003Química

(ITA - 2003 - 2 FASE) Explique por que a temperatura de hidrogenao de cicloalcanos, catalisada por nquel metlico, aumenta com o aumento da quantidade de tomos de carbono presentes nos cicloalcanos.

Questão 28
2003Química

(ITA - 2003 - 2 FASE) O tempo de meia-vida (t1/2) do decaimento radioativo do potssio igual a1,27 109 anos.Seu decaimento envolve os dois processos representados pelas equaes seguintes: O processo representado pela equao I responsvel por 89,3% do decaimento radioativo do, enquanto que o representado pela equao II contribui com os 10,7% restantes. Sabe-se, tambm, que a razo em massa deepode ser utilizada para a datao de materiais geolgicos. Determine a idade de uma rocha, cuja razo em massa de igual a 0,95.Mostre os clculos e raciocnios utilizados.

Questão 29
2003Química

(ITA - 2003 - 2 FASE)Os seguintes experimentos foram realizados para determinar se os ctions Ag+, Pb2+, Sb2+, Ba2+ e Cr3+ eram espcies constituintes de um slido de origem desconhecida e solvel em gua. A) Uma poro do slido foi dissolvida em gua, obtendo-se uma soluo aquosa chamada de X. B) A uma alquota de X foram adicionadas algumas gotas de soluo aquosa concentrada em cido clordrico, no sendo observada nenhuma alterao visvel na soluo. C) Sulfeto de hidrognio gasoso, em quantidade suficiente para garantir a saturao da mistura, foi borbulhado na mistura resultante do Experimento B, no sendo observada nenhuma alterao visvel nessa mistura. D) A uma segunda alquota de X foi adicionada, gota a gota, soluo aquosa concentrada em hidrxido de amnio. Inicialmente, foi observada a turvao da mistura e posterior desaparecimento dessa turvao por adio de mais gotas da soluo de hidrxido de amnio. A respeito da presena ou ausncia dos ctions Ag+, Pb2+, Sb2+, Ba2+ e Cr3+, o que se pode concluir aps as observaes realizadas no i) Experimento B? ii) Experimento C? iii)Experimento D? Sua resposta deve incluir equaes qumicas balanceadas para as reaes qumicas observadas e mostrar os raciocnios utilizados. Qual(ais) dentre os ctions Ag+, Pb2+, Sb2+, Ba2+ e Cr3+ est(o) presente(s) no slido?

Questão 30
2003Química

(ITA - 2003 - 2 FASE)Um elemento galvnico, chamado de I, constitudo pelos dois eletrodos seguintes, separados por uma membrana porosa: IA. Chapa de prata metlica, praticamente pura, mergulhada em uma soluo 1mol L1 de nitrato de prata. IB. Chapa de zinco metlico, praticamente puro, mergulhada em uma soluo 1mol L1 de sulfato de zinco. Um outro elemento galvnico, chamado de II, constitudo pelos dois seguintes eletrodos, tambm separados por uma membrana porosa: IIA. Chapa de cobre metlico, praticamente puro, mergulhada em uma soluo 1mol L1 de sulfato de cobre. IIB. Chapa de zinco metlico, praticamente puro, mergulhada em uma soluo 1mol L1 de sulfato de zinco. Os elementos galvnicos I e II so ligados em srie de tal forma que o eletrodo IA conectado ao IIA, enquanto que o eletrodo IB conectado ao IIB. As conexes so feitas atravs de fios de cobre. A respeito desta montagem i) faa um desenho esquemtico dos elementos galvnicos I e II ligados em srie. Neste desenho indique: ii) quem o elemento ativo (aquele que fornece energia eltrica) e quem o elemento passivo (aquele que recebe energia eltrica), iii) o sentido do fluxo de eltrons, iv) a polaridade de cada um dos eletrodos: IA, IB, IIA e IIB e v) as meia-reaes eletroqumicas balanceadas para cada um dos eletrodos.

Questão 81
2003Química

(ITA - 2003 - 1a fase) O abaixamento da temperatura de congelamento da gua numa soluo aquosacom concentrao molal de soluto igual a 0,100 mol kg-1 0,55C. Sabe-se que a constantecrioscpica da gua igual a 1,86C kg mol-1. Qual das opes abaixo contm a frmulamolecular correta do soluto?

Questão 82
2003Química

(ITA - 2003 - 1a fase) Qual das opes apresenta uma substncia que ao reagir com um agente oxidante ([O]), em excesso, produz um cido carboxlico?

Questão 83
2003Química

(ITA - 2003) Uma soluo lquida constituda de 1,2-dibromo etileno (C2H2Br2) e 2,3-dibromo propeno (C3H4Br2). A 85C, a concentrao do 1,2-dibromo etileno nesta soluo igual a 0,40 (mol/mol). Nessa temperatura as presses de vapor saturantes do 1,2-dibromoetileno e do 2,3-dibromo propeno puros so, respectivamente, iguais a 173 mmHg e 127mmHg. Admitindo que a soluo tem comportamento ideal, CORRETO afirmar que aconcentrao (em mol/mol) de 2,3-dibromo propeno na fase gasosa igual a

Questão 84
2003Química

(ITA - 2003 - 1a fase) Uma mistura de azoteto de sdio, NaN3(c), e de xido de ferro (III), Fe2O3(c),submetida a uma centelha eltrica reage muito rapidamente produzindo, entre outrassubstncias, nitrognio gasoso e ferro metlico. Na reao entre o azoteto de sdio e o xidode ferro (III) misturados em propores estequiomtricas, a relao (em mol/mol) N2 (g) / Fe2O3(c) igual a:

Questão 85
2003Química

(ITA) Uma determinada substância cristaliza no sistema cúbico. A aresta da célula unitária dessa substância é representada por z, a massa específica por μ e a massa molar por M. Sendo Nav igual ao número de Avogadro, qual é a expressão algébrica que permite determinar o número de espécies que formam a célula unitária desta substância?

1-15 de 33chevron right center