Questões e gabarito - ITA 2006

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 67
Questão
2006Física

Um bloco de gelo com 725 g de massa é colocado num calorímetro contendo 2,50 kg de água a uma temperatura de 5,0C, verificando-se um aumento de 64 g na massa desse bloco, uma vez alcançado o equilíbrio térmico. Considere o calor específico da água (c = 1,0 cal/gC) o dobro do calor específico do gelo, e o calor latente de fusão do gelo de 80 cal/g. Desconsiderando a capacidade térmica do calorímetro e a troca de calor com o exterior, assinale a temperatura inicial do gelo.

Questão
2006Física

(ITA2006) A figura mostra uma placa de vidro com índice de refração nv = mergulhadano ar, cujo índice de refração é igual a 1,0. Para que um feixe de luz monocromática se propague pelo interior do vidro através de sucessivas reflexões totais, o seno do ângulo de entrada, sene, deverá ser menor ou igual a:

Questão
2006Química

(Ita 2006) Um elemento galvânico é constituído pelos eletrodos a seguir especificados, ligados por uma ponte salina e conectados a um multímetro de alta impedância. ELETRODO A: Placa de chumbo metálico mergulhada em uma solução aquosa 1 mol L-1 de nitrato de chumbo. ELETRODO B: Placa de níquel metálico mergulhada em uma solução aquosa 1 mol L-1 de sulfato de níquel. Após estabelecido o equilíbrio químico nas condições padrão, determina-se a polaridade dos eletrodos. A seguir, são adicionadas pequenas porções de KI sólido ao ELETRODO A, até que ocorra a inversão de polaridade do elemento galvânico. Dados eventualmente necessários: - Produto de solubilidade de PbI2: Kps (PbI2) = 8,5 10-9 - Potenciais de eletrodo em relação ao eletrodo padrão de hidrogênio nas condições-padrão: E0(Pb/Pb)2+ = - 0,13V; E0(Ni/Ni)+2 = - 0,25 V; E0(I-/I2) = 0,53V. Assinale a opção que indica a concentração CORRETA de KI, em mol L-1, a partir da qual se observa a inversão de polaridade dos eletrodos nas condições-padrão.

Questão
2006Matemática

(Ita 2006) Considere as seguintes afirmações sobre a expressão S= : I. S é a soma dos termos de uma progressão geométrica finita ll. S é a soma dos termos de uma progressão aritmética finita de razão III. S = 3451 IV. S 3434 + log8 Então, pode-se afirmar que é (são) verdadeira(s) apenas

Questão
2006Matemática

(Ita 2006) Os focos de uma elipse são F1(0, - 6) e F2(0, 6). Os pontos A (0, 9) e B (x, 3), x 0, estão na elipse. A área do triângulo com vértices em B, F1 e F2 é igual a

Questão
2006Física

O Raio-X é uma onda eletromagnética de comprimento de onda () muito pequeno. A fim de observar os efeitos da difração de tais ondas é necessário que um feixe de Raio-X incida sobre um dispositivo, com fendas da ordem de . Num sólido cristalino, os átomos são dispostos em um arranjo regular com espaçamento entre os átomos da mesma ordem de . Combinando esses fatos, um cristal serve como uma espécie de rede de difração dos Raios-X. Um feixe de Raios-X pode ser refletido pelos átomos individuais de um cristal e tais ondas refletidas podem produzir a interferência de modo semelhante ao das ondas provenientes de uma rede de difração. Considere um cristal de cloreto de sódio, cujo espaçamento entre os átomos adjacentes é a = 0,3010-9m, onde Raios-X com = 1,510-10m são refletidos pelos planos cristalinos. A figura (1) mostra a estrutura cristalina cúbica do cloreto de sódio. A figura (2) mostra o diagrama bidimensional da reflexão de um feixe de Raios-X em dois planos cristalinos paralelos. Se os feixes interferem construtivamente, calcule qual deve ser a ordem máxima da difração observável?

Questão
2006Química

(Ita 2006) A figura apresenta cinco curvas (I, lI, III, IV e V) da concentração de uma espécie X em função do tempo. Considerando uma reação química hipotética representada pela equação X(g) Y(g), assinale a opção CORRETA que indica a curva correspondente a uma reação química que obedece a uma lei de velocidade de segunda ordem em relação à espécie X.

Questão
2006Química

(Ita 2006) Duas células (I e II) são montadas como mostrado na figura. A célula I contém uma solução aquosa 1 mol L-1 em sulfato de prata e duas placas de platina. A célula II contém uma solução aquosa 1 mol L-1 em sulfato de cobre e duas placas de cobre. Uma bateria fornece uma diferença de potencial elétrico de 12 V entre os eletrodos Ia e IIb, por um certo intervalo de tempo. Assinale a opção que contém a afirmativa ERRADA em relação ao sistema descrito.

Questão
2006Física

(ITA 2006) Considere uma pessoa de massa m que ao curvar-se permaneça com a coluna vertebral praticamente nivelada em relação ao solo. Sejam a massa do tronco e a soma das massas da cabeça e dos braços. Considere a coluna como uma estrutura rígida e que a resultante das forças aplicadas pelos músculos à coluna seja F(m) e que F(d) seja a resultante das outras forças aplicadas à coluna, de forma a mantê-Ia em equilíbrio. Qual é o valor da força F(d)?

Questão
2006Física

(ITA - 2006) Para iluminar o interior de um armrio, liga-se uma pilha seca de 1,5 V a uma lmpada de 3,0 W e 1,0 V. A pilha ficar a uma distncia de 2,0 m da lmpada e ser ligada a um fio de 1,5 mm de dimetro e resistividade de 1,7 x 10-8.m. A corrente medida produzida pela pilha em curto circuito foi de 20 A. Assinale a potncia real dissipada pela lmpada, nessa montagem.

Questão
2006Matemática

(Ita 2006) Considere as seguintes afirmações sobre a expressão : I. S é a soma dos termos de uma progressão geométrica finita ll. S é a soma dos termos de uma progressão aritmética finita de razão III. S = 3451 IV. S 3434 + log8 Então, pode-se afirmar que é (são) verdadeira(s) apenas

Questão
2006Química

(Ita 2006) Considere as seguintes afirmações a respeito da variação, em módulo, da entalpia (∆H) e da energia interna (∆U) das reações químicas, respectivamente representadas pelas equações químicas a seguir, cada uma mantida a temperatura e pressão constantes: I. H2O(g) + 1/2O2(g)  H2O2(g); │∆H1│ │∆U1│ II. 4NH3(g) + N2(g)  3N2H4(g); │∆H2│ │∆U2│ III. H2(g) + F2(g)  2HF(g); │∆H3│ │∆U3│ IV. HCℓ(g) + 2O2(g)  HCℓO4(ℓ); │∆H4│ │∆U4│ V. CaO(s) + 3C(s)  CO(g) + CaC2(s); │∆H5│ │∆U5│ Das afirmações anteriores, estão CORRETAS

Questão
2006Física

Numa aula de laboratório. o professor enfatiza a necessidade de levar em conta a resistência interna de amperímetros e voltímetros na determinação da resistência R de um resistor. a fim de medir a voltagem e a corrente que passa por um dos resistores, são montados os 3 circuitos da figura, utilizando resistores iguais, de mesma resistência R. Sabe-se de antemão que a resistência interna do amperímetro é 0,01R, ao passo que a resistência interna do voltímetro é 100R. Assinale a comparação correta entre os valores de R, R2(medida de R no circuito 2) e R3(medida de R no circuito 3).

Questão
2006Matemática

(Ita 2006) Considere uma prova com 10 questões de múltipla escolha, cada questão com 5 alternativas. Sabendo que cada questão admite uma única alternativa correta, então o número de formas possíveis para que um candidato acerte somente 7 das 10 questões é

Questão
2006Química

(ITA -2006) Considere as afirmaes a seguir, todas relativas temperatura de 25C, sabendo que os produtos de solubilidade das substncias hipotticas XY, XZ e XW so, respectivamente, iguais a 10-8, 10-12 e 10-16, naquela temperatura. I. Adicionando-se 1 10-3 mol do nion W proveniente de um sal solvel a 100 mL de uma soluo aquosa saturada em XY sem corpo de fundo, observa-se a formao de um slido. ll. Adicionando-se 1 10-3 mol do nion Y proveniente de um sal solvel a 100 mL de uma soluo aquosa saturada em XW sem corpo de fundo, no se observa a formao de slido. llI. Adicionando-se 1 10-3 mol de XZ slido a 100 mL de uma soluo aquosa contendo 1 10-3 moI L-1 de um nion Z proveniente de um sal solvel, observa-se um aumento da quantidade de slido. IV. Adicionando-se uma soluo aquosa saturada em XZ sem corpo de fundo a uma soluo aquosa saturada em XZ sem corpo de fundo, observa-se a formao de um slido. Das afirmaes apresentadas, est(o) CORRETA(S)

NOVIDADES
Kuadro