Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - ITA 2007 | Gabarito e resoluções

1-15 de 30chevron right center
Questão 2
2007Química

(ITA - 2007 - 1a Fase) Um recipiente aberto contendo inicialmente 30 g de um lquido puro a 278 K, mantido presso constante de 1 atm, colocado sobre uma balana. A seguir, imersa no lquido uma resistncia eltrica de 3 conectada, por meio de uma chave S, a uma fonte que fornece uma corrente eltrica constante de 2 A. No instante em que a chave S fechada, dispara-se um cronmetro. Aps 100 s, a temperatura do lquido mantm-se constante a 330 K e verifica-se que a massa do lquido comea a diminuir a uma velocidade constante de 0,015 g/s. Considere a massa molar do lquido igual a M. Assinale a opo que apresenta a variao de entalpia de vaporizao (em J/mol) do lquido.

Questão 3
2007Química

(ITA - 2007) Um recipiente aberto contendo inicialmente 30 g de um lquido puro a 278 K, mantido presso constante de 1 atm, colocado sobre uma balana. A seguir, imersa no lquido uma resistncia eltrica de 3 conectada, por meio de uma chave S, a uma fonte que fornece uma corrente eltrica constante de 2 A. No instante em que a chave S fechada, dispara-se um cronmetro. Aps 100 s, a temperatura do lquido mantm-se constante a 330 K e verifica-se que a massa do lquido comea a diminuir a uma velocidade constante de 0,015 g/s. Considere a massa molar do lquido igual a M. Assinale a opo que apresenta o valor do trabalho em mdulo (em kJ) realizado no processo de vaporizao aps 180 s de aquecimento na temperatura de 330 K.

Questão 4
2007Química

(ITA - 2007) Dois bqueres, X e Y, contm, respectivamente, volumes iguais de solues aquosas: concentrada e diluda de cloreto de sdio na mesma temperatura. Dois recipientes hermeticamente fechados, mantidos mesma temperatura constante, so interconectados por uma vlvula, inicialmente fechada, cada qual contendo um dos bqueres. Aberta a vlvula, aps o restabelecimento do equilbrio qumico, verifica-se que a presso de vapor nos dois recipientes Pf. Assinale a opo que indica, respectivamente, as comparaes CORRETAS entre os volumes inicial (VXi) e final (VXf), da soluo no bquer X e entre as presses de vapor inicial (PYi) e final (Pf) no recipiente que contm o bquer Y.

Questão 5
2007Química

(ITA - 2007 - 1a Fase) Dois bqueres, X e Y, contm, respectivamente, volumes iguais de solues aquosas: concentrada e diluda de cloreto de sdio na mesma temperatura. Dois recipientes hermeticamente fechados, mantidos mesma temperatura constante, so interconectados por uma vlvula, inicialmente fechada, cada qual contendo um dos bqueres. Aberta a vlvula, aps o restabelecimento do equilbrio qumico, verifica-se que a presso de vapor nos dois recipientes Pf. Assinale a opo que indica a curva no grfico abaixo que melhor representa a quantidade de massa de gua transferida (Qgua) ao longo do tempo (t) de um recipiente para o outro desde o instante em que a vlvula aberta at o restabelecimento do equilbrio qumico.

Questão 6
2007Química

(ITA - 2007 - 1a Fase) Considere duas placas X e Y de mesma rea e espessura. A placa X constituda de ferro com uma das faces recoberta de zinco. A placa Y constituda de ferro com uma das faces recoberta de cobre. As duas placas so mergulhadas em bqueres, ambos contendo gua destilada aerada. Depois de um certo perodo, observa-se que as placas passaram por um processo de corroso, mas no se verifica a corroso total de nenhuma das faces dos metais. Considere que sejam feitas as seguintes afirmaes a respeito dos ons formados em cada um dos bqueres: I. Sero formados ons Zn2+ no bquer contendo a placa X. II. Sero formados ons Fe2+ no bquer contendo a placa X. III. Sero formados ons Fe2+ no bquer contendo a placa Y. IV. Sero formados ons Fe3+ no bquer contendo a placa Y. V. Sero formados ons Cu2+ no bquer contendo a placa Y. Ento, das afirmaes anteriores, esto CORRETAS

Questão 7
2007Química

(ITA - 2007 - 1a Fase) Embrulhar frutas verdes em papel jornal favorece o seu processo de amadurecimento devido ao acmulo de um composto gasoso produzido pelas frutas. Assinale a opo que indica o composto responsvel por esse fenmeno.

Questão 8
2007Química

(ITA - 2007 - 1a Fase) Assinale a opo que apresenta um sal que, quando dissolvido em gua, produz uma soluo aquosa cida.

Questão 9
2007Química

(ITA - 2007 - 1a Fase) Duas clulas (I e II) so montadas como mostrado na figura. A clula I consiste de uma placa A(c) mergulhada em uma soluo aquosa 1 mol L-1 em AX, que est interconectada por uma ponte salina a uma soluo 1 mol L-1 em BX, na qual foi mergulhada a placa B(c). A clula II consiste de uma placa B(c) mergulhada em uma soluo aquosa 1 mol L-1 em BX, que est interconectada por uma ponte salina soluo 1 mol L-1 em CX, na qual foi mergulhada a placa C(c). Considere que durante certo perodo as duas clulas so interconectadas por fios metlicos, de resistncia eltrica desprezvel. Assinale a opo que apresenta a afirmao ERRADA a respeito de fenmenos que ocorrero no sistema descrito. Dados eventualmente necessrios: E0 A+(aq)/A(c) = 0,400 V; E0 B+(aq)/B(c) = - 0,700 V e E0 C+(aq)/C(c) = 0,800 V.

Questão 10
2007Química

(ITA - 2007 - 1a Fase) Realizaram-se testes de solubilidade de pequenas pores de compostos orgnicos constitudos de cinco tomos de carbono, denominados de A, B, C, D e E. So fornecidos os seguintes resultados dos testes de solubilidade em vrios solventes: Teste 1. Os compostos A, B, C, D e E so solveis em ter etlico. Teste 2. Somente os compostos B, C e D so solveis em gua pura. Teste 3. Somente os compostos B, C e E so solveis em uma soluo aquosa diluda de hidrxido de sdio. Teste 4. Somente os compostos D e E so solveis em uma soluo aquosa diluda de cido clordrico. Considere sejam feitas as seguintes identificaes: I. O composto A o n-pentano. II. O composto B o 1-pentanol. III. O composto C o propionato de etila. IV. O composto D a pentilamina. V. O composto E o cido pentanoico. Ento, das identificaes anteriores, esto ERRADAS

Questão 11
2007Química

(ITA - 2007 - 1a Fase) Considere sejam feitas as seguintes afirmaes a respeito das formas cristalinas do carbono: I.As formas polimrficas do carbono so: diamante, grafite e fulerenos. II.O monocristal de grafite bom condutor de corrente eltrica em uma direo, mas no o na direo perpendicular mesma. III. O diamante uma forma polimrfica metaestvel do carbono nas condies normais de temperatura e presso. IV. No grafite, as ligaes qumicas entre os tomos de carbono so tetradricas. Ento, das afirmaes acima, est(o) CORRETA(S)

Questão 12
2007Química

(ITA - 2007 - 1a Fase) Em junho deste ano, foi noticiado que um caminho transportando cilindros do composto t-butil mercaptana (2-metil-2-propanotiol) tombou na Marginal Pinheiros - cidade de So Paulo. Devido ao acidente, ocorreu o vazamento da substncia. Quando adicionada ao gs de cozinha, tal substncia fornece-lhe um odor desagradvel. Assinale a opo que indica a frmula molecular CORRETA desse composto.

Questão 13
2007Química

(ITA - 2007 - 1a Fase) Assinale a opo que nomeia o cientista responsvel pela descoberta do oxignio.

Questão 14
2007Química

(ITA - 2007) Assinale a opo que indica a variao CORRETA de entalpia, em kJ/mol, da reao qumica a 298,15 K e 1 bar, representada pela seguinte equao: C4H10(g) C4H8(g) + H2(g). Dados eventualmente necessrios: ∆Hf0 (C4H8(g)) = - 11,4; ∆Hf0 (CO2(g)) = - 393,5; ∆Hf0 (H2O(ℓ)) = - 285,8 e ∆Hc0 (C4H10(g)) = - 2.877,6, em que ∆Hf0 e ∆Hc0, em kJ/mol, representam as variaes de entalpia de formao e de combusto a 298,15 K e 1 bar, respectivamente.

Questão 15
2007Química

(ITA - 2007 - 1a Fase) Durante a utilizao de um extintor de incndio de dixido de carbono, verifica-se formao de um aerossolesbranquiado e tambm que a temperatura do gs ejetado consideravelmente menor do que a temperaturaambiente. Considerando que o dixido de carbono sejapuro, assinale a opo que indica a(s) substncia(s) que torna(m) o aerossol visvel a olho nu.

Questão 16
2007Química

(ITA - 2007 - 1a Fase) Um recipiente fechado contendo a espcie qumica A mantido a volume (V) e temperatura (T) constantes. Considere que essa espcie se decomponha de acordo com a equao: A(g) B(g) + C(g). A tabela a seguir mostra a variao da presso total (Pt) do sistema em funo do tempo (t): t (s) 0 55 200 380 495 640 820 Pt (mmHg) 55 60 70 80 85 90 95 Considere sejam feitas as seguintes afirmaes: I. A reao qumica obedece lei de velocidade de ordem zero. II. O tempo de meia-vida da espcie A independe da sua presso parcial. III. Em um instante qualquer, a presso parcial de A, PA, pode ser calculada pela equao: PA = 2P0 - Pt, em que P0 a presso do sistema no instante inicial. IV. No tempo de 640 s, a presso Pi igual a 45 mmHg, em que Pi a soma das presses parciais de B e C. Ento, das afirmaes anteriores, est(o) CORRETA(S):

1-15 de 30chevron right center