Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - ITA 2011 | Gabarito e resoluções

1-15 de 30chevron right center
Questão 1
2011Química

(ITA 2011- 2 fase) A velocidade de uma reao qumica dada pela seguinte equao:; em que e so constantes e C, a concentrao do reagente. Calcule o valor do produto C quando a velocidade da reao atinge 90% do seu valor limite, o que ocorre quando C 1.

Questão 1
2011Química

(ITA - 2011- 1 Fase) A soluo aquosa 6% em massa de gua oxigenada (H2O2) geralmente empregada como agente branqueador para tecidos e cabelos. Pode-se afirmar que a concentrao aproximada dessa soluo aquosa, expressa em volumes, :

Questão 2
2011Química

(ITA - 2011- 1 Fase) Assinale a opo que apresenta o cido mais forte, considerando que todos se encontram nas mesmas condies de concentrao, temperatura e presso.

Questão 2
2011Química

(ITA 2011- 2 fase) Determine a constante de equilbrio, a 25 C e 1,0 atm, da reao representada pela seguinte equao qumica: So dadas as semiequaes qumicas e seus respectivos potenciais eltricos na escala do eletrodo de hidrognio, nas condies-padro:

Questão 3
2011Química

(ITA - 2011- 1 Fase) A 25 C, trs frascos (I, II e III) contm, respectivamente, solues aquosas 0,10 mol L-1 em acetato de sdio, em cloreto de sdio e em nitrito de sdio. Assinale a opo que apresenta a ordem crescente CORRETA de valores de pHx (x = I, II e III) dessas solues, sabendo que as constantes de dissociao (K), a 25 C, dos cidos clordrico (HCl), nitroso (HNO2) e actico (CH3COOH), apresentam a seguinte relao:

Questão 3
2011Química

(ITA 2011 - 2 fase) Para cada conjunto de substncias, escolha aquela que apresenta a propriedade indicada em cada caso. Justifique sua resposta. a) Entre acetona, cido actico e cido benzico, qual deve apresentar a maior entalpia de vaporizao? b) Entre hidrognio, metano e monxido de carbono, qual deve apresentar o menor ponto de congelamento? c) Entre flor, cloro e bromo, qual deve apresentar maior ponto de ebulio? d) Entre acetona, gua e etanol, qual deve apresentar menor presso de vapor nas condies ambientes? e) Entre ter, etanol e etilenoglicol, qual deve apresentar maior viscosidade nas condies ambiente

Questão 4
2011Química

(ITA 2011 - 2 fase) A reao qumica hipottica representada pela seguinte equao:foi acompanhada experimentalmente, medindo-se as concentraes das espcies [AB2C], [AB2] e [C2]em funo do tempo. A partir destas informaes experimentais, foram determinadas a constante de velocidade e a lei de velocidade da reao(k). Com base nessa lei de velocidade, o mecanismo abaixo foi proposto e aceito Explique como foi possvel determinar a constante de velocidade (k).

Questão 4
2011Química

(ITA - 2011- 1 Fase) A 25 C, as massas especficas do etanol e da gua, ambos puros, so 0,8 g cm-3 e 1,0 g cm-3, respectivamente. Adicionando 72 g de gua pura a 928 g de etanol puro, obteve-se uma soluo com 1208 cm3 de volume. Assinale a opo que expressa a concentrao desta soluo em graus Gay-Lussac (GL).

Questão 5
2011Química

(ITA 2011- 2 fase) Em um frasco de vidro, uma certa quantidade de Ba(OH)2 8H2O(s) adicionada a uma quantidade, em excesso, de NH4NO3(s), ambos pulverizados. Quando os dois reagentes so misturados, observa-se a ocorrncia de uma reao qumica. Imediatamente aps a reao, o frasco colocado sobre um bloco de madeira umedecido, permanecendo aderido a ele por um certo perodo de tempo. Escreva a equao qumica balanceada que representa a reao observada. Explique por que o frasco ficou aderido ao bloco de madeira, sabendo que o processo de dissoluo em gua endotrmico.

Questão 5
2011Química

(ITA - 2011- 1 Fase) Considere a energia liberada em I. combusto completa (estequiomtrica) do octano e em II. clula de combustvel de hidrognio e oxignio. Assinale a opo que apresenta a razo CORRETA entre a quantidade de energia liberada por tomo de hidrognio na combusto do octano e na clula de combustvel. Dados: Energias de ligao, em kJ mol-1:

Questão 6
2011Química

(ITA - 2011- 1 Fase) Em um experimento eletroltico, uma corrente eltrica circula atravs de duas clulas durante 5 horas. Cada clula contm condutores eletrnicos de platina. A primeira clula contm soluo aquosa de ons Au3+ enquanto que, na segunda clula, est presente uma soluo aquosa de ons Cu2+. Sabendo que 9,85 g de ouro puro foram depositados na primeira clula, assinale a opo que corresponde massa de cobre, em gramas, depositada na segunda clula eletroltica.

Questão 6
2011Química

(ITA 2011- 2 fase) Escreva as frmulas estruturais das substncias A, B, C, D, E e F apresentadas nas seguintes equaes qumicas:

Questão 7
2011Química

(ITA - 2011- 1 Fase) A combusto de um composto X na presena de ar atmosfrico ocorre com a formao de fuligem. Dos compostos abaixo, assinale a opo que contm o composto X que apresenta a maior tendncia de combusto fuliginosa.

Questão 7
2011Química

(ITA 2011- 2 fase) O dixido de carbono representa, em mdia, 0,037% da composio volumtrica do ar seco atmosfrico, nas condies ambientes. Esse gs, dissolvido em gua, sofre um processo de hidratao para formar um cido diprtico, que se ioniza parcialmente no lquido. Admitindo-se que gua pura seja exposta a CO2 (g) atmosfrico, nas condies ambientes, e sabendo que o equilbrio entre as fases gasosa e lquida desse gs descrito pela lei de Henry, calcule: a) a solubilidade do CO2 (aq), expressa em mg L1, nas condies especificadas acima, sabendo que a constante da lei de Henry para CO2 gasoso dissolvido em gua a 25 C 3,4 x 102 mol L1 atm1. b) a concentrao molar do nion bicarbonato, expressa em mol L1, sabendo que a constante de dissociao cida para o primeiro equilbrio de ionizao do cido diprtico a 25 C 4,4 x 107.

Questão 8
2011Química

(ITA - 2011- 1 Fase) Nas condies ambientes, assinale a opo que contm apenas oxidos neutros.

1-15 de 30chevron right center