Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - ITA 2013 | Gabarito e resoluções

1-15 de 30chevron right center
Questão 1
2013Química

(ITA 2013- 2 fase) A reao qumica de um cido fraco (com um hidrognio dissocivel) com uma base forte produziu um sal. Uma soluo aquosa 0,050 mol.L-1 desse sal puro mantida temperatura constante de 25C. Admitindo-se que a constante de hidrlise do sal Kh,25oC = 5,0x10-10, determine o valor numrico da concentrao, em mol.L-1, do on hidrxido nessa soluo aquosa.

Questão 2
2013Química

(ITA 2013- 2 fase) Nas condies ambientes, uma placa de ferro metlico puro mergulhada numa soluo aquosa, com pH = 9 e isenta de oxignio, preparada pelo borbulhamento de sulfeto de hidrognio gasoso em soluo alcalina. Nesta soluo, o ferro oxidado (corrodo) pelo on hidrogenossulfeto com formao de uma camada slida aderente e protetora sobre a superfcie desse material metlico. A adio de cianeto de potssio soluo aquosa em contato com o substrato metlico protegido desestabiliza sua proteo promovendo a dissoluo da camada protetora formada. Com base nessas informaes, escreva as equaes qumicas balanceadas das reaes que representam: a) a corroso eletroqumica do ferro pelo on hidrogenossulfeto, produzindo hidrognio atmico. b) a dissoluo da camada passiva sobre o ferro pelo on cianeto.

Questão 3
2013Química

(ITA 2013- 2 fase) Em um grfico de presso versus volume, represente o diagrama do ciclo idealizado por Carnot (mquina trmica) para uma transformao cclica, ininterrupta, e sem perdas de calor e de trabalho, e vice-versa. Identifique e denomine as quatro etapas dessa transformao cclica.

Questão 4
2013Química

(ITA 2013- 2 fase) Por exposio atmosfera ambiente, o hidrxido de clcio hidratado (cal hidratada) produz um filme que utilizado na proteo de superfcies de alvenaria em um processo denominado caiao. Escreva a(s) equao(es) qumica(s) balanceada(s) da(s) reao(es) que representa(m), respectivamente,: a) a formao do filme acima citado, e b) o processo de produo industrial da cal hidratada.

Questão 5
2013Química

(ITA 2013- 2 fase) A hidrazinae o tetrxido de dinitrognioso utilizados na propulso lquida de foguete. A equao qumica no-balanceada que representa a reao global entre esses dois reagentes qumicos Analisando esta reao do ponto de vista eletroqumico: a) esquematize um dispositivo eletroqumico (clula de combustvel) no qual possvel realizar a reao qumica representada pela equao do enunciado. b) escreva as equaes qumicas balanceadas das semirreaes andica e catdica que ocorrem no dispositivo eletroqumico.

Questão 6
2013Química

(ITA 2013- 2 fase) Nas condies ambientes, qual dos cloretos mais solvel em etanol puro: cloreto de sdio ou cloreto de ltio? Justifique.

Questão 7
2013Química

(ITA 2013- 2 fase) Nas condies ambientes, 0,500 g de um resduo slido foi dissolvido completamente em aproximadamente13 mL de uma mistura dos cidos ntrico e fluordrico . A soluo aquosa cida obtida foi quantitativamente transferida para um balo volumtrico com capacidade de 250 mL, e o volume do balo completado com gua desmineralizada. A anlise quantitativa dos ons de ferro na soluo do balo revelou que a quantidade de ferro nesta soluo era igual a 40, 0mg . . Respeitando o nmero de algarismos significativos, determine a quantidade de ferro (em % em massa) presente no resduo slido. Mostre o raciocnio e os clculos realizados para chegar sua resposta.

Questão 8
2013Química

(ITA 2013- 2 fase) Os diagramas seguintes, traados numa mesma escala, referem-se, respectivamente, aos equilbrios, em fase gasosa e numa mesma temperatura, representados pelas seguintes equaes qumicas: Comparando as informaes apresentadas nos dois diagramas, pedem-se: a) Qual das constantes de equilbrio, K1 ou K2 ter valor maior? Justifique sua resposta. Dado eventualmente necessrio: A relao entre a variao da Energia Livre de Gibbs padro G0 e a constante de equilbrio (K) de uma reao dada por G0= - RTlnk. b) Para as seguintes misturas numa mesma temperatura: Qual das reaes qumicas, expressa pela equao I ou II, atinge o equilbrio mais rapidamente? Justifique sua resposta.

Questão 9
2013Química

(ITA - 2013) Um tomo A com n eltrons, aps (n - 1)sucessivas ionizaes, foi novamenteionizado de acordo com a equao A(n-1)+An++ 1e-. Sabendo que a energia de ionizao do processo descrito na acima igual a 122,4 eV, determine qual o tomoA utilizando equaes e clculos pertinentes.

Questão 10
2013Química

(ITA 2013- 2 fase) Considere o diagrama de fase hipottico representado esquematicamente na figura abaixo: O que representam os pontos A, B, C, D e E?

Questão
2013Química

(ITA - 2013 - 1 Fase) A tabela abaixo apresenta os nmeros de cargas eltricas (Z) e o raio inico (r) apresentados por alguns ctions metlicos. Ction metlico Z r (pm) Na+ +1 95 Fe2+ +2 76 Mg2+ +2 65 Fe3+ +3 64 A3+ +3 50 Para as mesmas condies de temperatura e presso CORRETO afirmar que o pHde solues aquosas, com concentrao 1 molL-1 dos nitratos de cada um dos ctions apresentados na tabela, aumenta na sequncia:

Questão
2013Química

(ITA - 2013 - 1 Fase) Considere o produto de solubilidade (Kps), a 25oC, das substncias I, II e III: I. Ca(OH)2; Kps= 5,0.10-6 II. Mg(OH)2; Kps= 5,6.10-12 III. Zn(OH)2; Kps= 3,0.10-17 Assinale a opo que contm a ordemCORRETAda condutividade eltrica, temperatura de 25 C , de solues aquosas no saturadas, de mesma concentrao, dessas substncias.

Questão
2013Química

(ITA - 2013 - 1 Fase) ERRADO afirmar que, temperatura de 25 oC, o potencial de um eletrodo de cobre construdo pela imerso de uma placa de cobre em soluo aquosa 1 molL-1 de cloreto de cobre

Questão
2013Química

(ITA - 2013 - 1 Fase) Considere as seguintes substncias: Dessas substncias, (so) classificada(s) como cetona(s) apenas

Questão
2013Química

(ITA - 2013 - 1 Fase) Assinale a opo que apresenta a afirmao CORRETA.

1-15 de 30chevron right center