Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - ITA 2017 | Gabarito e resoluções

1-15 de 30chevron right center
Questão 1
2017Química

(ITA - 2017- 2 Fase) Gs cloro borbulhado em uma soluo aquosa concentrada de NaOH a quente, obtendo-se dois nions X e Y. a) Quais so estas espcies X e Y? b) Com a adio de soluo aquosa de nitrato de prata poder-se-ia identificar estes nions? Justifique sua resposta utilizando equaes qumicas e descrevendo as caractersticas do(s) produto(s) formado(s).

Questão 1
2017Química

(ITA - 2017 - 1FASE) Pode-se utilizar metais de sacrifcio para proteger estruturas de ao (tais como pontes, antenas e cascos de navios) da corroso eletroqumica. Considere os seguintes metais: Alumnio Magnsio Paldio Sdio Zinco Assinale a opo que apresenta o(s) metal(is) de sacrifcio que pode(m) ser utilizado(s).

Questão 2
2017Química

(ITA - 2017 - 1 FASE) A reao do mercrio metlico com excesso de cido sulfrico concentrado a quente produz um gs mais denso do que o ar. Dois teros deste gs so absorvidos e reagem completamente com uma soluo aquosa de hidrxido de sdio, formando 12,6 g de um sal. A soluo de cido sulfrico utilizada tem massa especfica igual a 1,75 gcm-3 e concentrao de 80 % em massa. Assinale a alternativa que apresenta o volume consumido da soluo de cido sulfrico, em cm3. Dados de massa molar (g/mol): Na = 23 ; S = 32 ; O = 16 ; H = 1.

Questão 2
2017Química

(ITA - 2017- 2 Fase) Ambos os ons sulfeto e sulfito reagem, em meio cido, com o on bromato, provocando o aparecimento de uma colorao no meio reacional. a) Escreva as equaes qumicas balanceadas que representam as reaes que provocam o aparecimento de colorao no meio reacional. b) Escreva a equao qumica balanceada que representa a reao envolvendo o sulfito quando h excesso do agente redutor. Nestas condies, explique o que ocorre com a colorao do meio reacional.

Questão 3
2017Química

(ITA - 2017 - 1 FASE) Um frasco fechado contm dois gases cujo comportamento considerado ideal: hidrognio molecular e monxido de nitrognio. Sabendo que a presso parcial do monxido de nitrognio igual a 3/5 da presso parcial do hidrognio molecular, e que a massa total da mistura de 20 g, assinale a alternativa que fornece a porcentagem em massa do hidrognio molecular na mistura gasosa.

Questão 3
2017Química

(ITA - 2017- 2 Fase) A reao do benzeno com cloreto de metila, catalisada por cloreto de alumnio, forma um produto orgnico X a) Escreva, utilizando frmulas estruturais, a equao qumica que representa a sntese de TNT(trinitrotolueno) a partir do produto Xincluindo as condies experimentais de sntese. b) Escreva o nome sistemtico, segundo a IUPAC, do ismero mais estvel doTNT c) Sabendo que a sensibilidade frico e ao impacto do TNTest relacionada presena de diferentes distncias intermoleculares no slido, em que condies a sensibilidade do TNT minimizada?

Questão 4
2017Química

(ITA - 2017- 2 Fase) Aps inalar ar na superfcie, uma pessoa mergulha at uma profundidade de 200 m, em apneia, sem exalar. Desconsiderando as trocas gasosas que ocorrem nos alvolos pulmonares, calcule a presso parcial do nitrognio e do oxignio do ar contido no pulmo do mergulhador.

Questão 4
2017Química

(ITA - 2017 - 1 FASE) A reao qumica genrica XY tem lei de velocidade de primeira ordem em relao ao reagente X. medida que a reao ocorre a uma temperatura constante, ERRADO afirmar que

Questão 5
2017Química

(ITA - 2017- 2 Fase) Com base no fato de que o esmalte dentrio sujeito desmineralizao, explique a) como se forma o cido ltico na saliva humana. b) como o cido ltico provoca a desmineralizao. c) como a ureia contida na saliva ajuda a proteger contra a desmineralizao do esmalte dentrio causada pelo cido ltico.

Questão 5
2017Química

(ITA - 2017 - 1 FASE) Barreiras trmicas de base cermica so empregadas em projetos aeroespaciais. Considere os materiais a seguir: 1. BN 2.Fe2O3 3.NaN3 4. Na2SiO3 5.SiC Assinale a opo que apresenta o(s) material(is) geralmente empregado(s) como componente(s) principal(is) de barreiras trmicas em projetos aeroespaciais.

Questão 6
2017Química

(ITA - 2017- 2 Fase) Descreva a sntese da ureia, desenvolvida por Whler em 1828, a partir do cianeto de prata, oxignio molecular e cloreto de amnio.

Questão 6
2017Química

(ITA- 2017 - 1 FASE) A adio de certa massa de etanol em gua diminui a temperatura de congelamento do solvente em 18,6 C. Sabendo que a constante crioscpica da gua de 1,86 Ckgmol-1, assinale a porcentagem em massa do etanol nesta mistura.

Questão 7
2017Química

(ITA - 2017 - 1FASE) Na figura acima so respectivamente apresentadas as curvas de titulao de 50 mL de solues aquosas 0,1molL-1dos cidos I, II e III, tituladas com uma soluo aquosa 0,1mol-1em NaOH. Baseado nas informaes contidas na figura, assinale opo ERRADA.

Questão 7
2017Química

(ITA - 2017- 2 Fase) Considere que a radiao de comprimento de onda igual a 427 nm seja usada no processo de fotossntese para a produo de glicose. Suponha que esta radiao seja a nica fonte de energia para este processo. Considere tambm que o valor da variao de entalpia padro da reao de produo de glicose, a 25 C, seja igual a +2808kJmol-1. a) Escreva a equao que representa a reao qumica de produo de um mol de glicose pelo processo de fotossntese. b) Calcule a variao de entalpia envolvida na produo de uma molcula de glicose, via fotossntese, a 25 C. c) Calcule a energia de um fton de radiao com comprimento de onda de 427 nm. d) Quantos destes ftons (427 nm), no mnimo, so necessrios para produzir uma molcula de glicose?

Questão 8
2017Química

(ITA - 2017 - 1 FASE) Considere duas solues, X e Y, de um mesmo soluto genrico. A soluo X tem 49% em massa do soluto, enquanto a soluo Y possui 8% em massa do mesmo soluto. Quer-se obter uma terceira soluo, que tenha 20% em massa deste soluto, a partir da mistura de um volume VX da soluo X com um volume VY da soluo Y. Considerando que todas as solues envolvidas exibem comportamento ideal, assinale a opo que apresenta a razo VX/VY CORRETA.

1-15 de 30chevron right center