Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - ITA 2018 | Gabarito e resoluções

1-15 de 30chevron right center
Questão 1
2018Química

(ITA 2018 - 2 FASE) Uma mistura de CuSO4 anidro e FeC3 com massa de 48,45 g dissolvida emgua e tratada com uma soluo de NaOH em excesso. O precipitado formado (considere rendimento de 100%) separado por filtrao e, a seguir, tratado com cido ntrico a 126 g L-1. So necessrios 400 cm3 desse cido para dissolver todos o precipitado. a) Escreva a(s) equao(es) qumica(s) balanceada(s) que representa(m) as reaes envolvidas no tratamento com NaOH. b)Escreva a(s) equao(es) qumica(s) balanceada(s) que representa(m) a dissoluo do precipitado com cido ntrico. c) Determine as massas, em g, de CuSO4 anidro e de FeC3 presentes na mistura.

Questão 2
2018Química

(ITA - 2018 - 2 FASE) Considere as seguintes reaes qumicas: Escreva as frmulas qumicas das espcies A, B, C, D e E envolvidas nas reaes acima.

Questão 3
2018Química

(ITA - 2018 - 2 FASE) Em um experimento, titularam-se 25 mLde uma soluo aquosa de carbonato de sdio com cido clordrico, ambos com concentrao igual a 0,1molL-1Registrou-se a variao do pH da soluo at a adio de um volume de 65 mLde cido. a) Esboce a curva de titulao (pH versus volume). b) Explique o comportamento da curva de titulao usando equaes qumicas. c) Escreva a equao global balanceada.

Questão 4
2018Química

(ITA - 2018 - 2 FASE) O seguinte sistema eletroqumico construdo: I. Semiclula A constituda de placa de chumbo parcialmente imersa em uma soluo aquosa de Pb2+ II. Semiclula B constituda de placa de platina parcialmente imersa em uma soluo aquosa X III. As solues aquosas das semiclulas A e B so conectadas por meio de uma ponte salina. IV. As placas metlicas das semiclulas A e B so conectadas por meio de fios condutores. Considerando condies padro e sabendo que o potencial padro da semiclula A contra o eletrodo padro de hidrognio na temperatura de 25 C pedem-se: a) Desenhe esquematicamente a clula eletroqumica construda. b) Considerando que a soluo X uma soluo aquosa de HClescreva a semirreao andica, a semirreao catdica e a reao global que ocorre nessa clula. c) Considerando, agora, que a soluo X uma soluo aquosa de Fe2+e Fe3+e que a placa de chumbo conectada ao terminal negativo de uma bateria e a placa de platina, ao terminal positivo, escreva a semirreao andica, a semirreao catdica e a reao global que ocorre nessa clula.

Questão 5
2018Química

(ITA - 2018 - 1 Fase) Um recipiente de 240 L de capacidade contm uma mistura dos gases ideais hidrognio e dixido de carbono, a 27C. Sabendo que a presso parcial do dixido de carbono trs vezes menor que a presso parcial do hidrognio e que a presso total da mistura gasosa de 0,82 atm, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as massas de hidrognio e de dixido de carbono contidas no recipiente. Dados: R = 0,082 atmL/Kmol

Questão 5
2018Química

(ITA - 2018 - 2 FASE) Escreva as equaes qumicas que representam as reaes de polimerizao ou copolimerizao dos monmeros abaixo, apresentando as frmulas estruturais de reagentes e produtos. a) Eteno b) 2-propeno-nitrila c) 2-metil-propenoato de metila d) Etenil-benzeno (vinil-benzeno) e) 1,3-butadieno com etenil-benzeno (vinil-benzeno)

Questão 6
2018Química

(ITA - 2018 - 2 FASE) Uma dada reao (I), cujo calor liberado desconhecido, conduzida em um reator que utiliza um gs mantido a volume constante (V)como banho trmico. Outras duas reaes (II e III) conduzidas em condies similares apresentam calor liberado a volume constante (Qv)conforme apresentado na tabela abaixo: Considere as seguintes informaes sobre o gs do banho trmico, que tem comportamento no ideal e obedece equao: em que: a = 62,5 L2atm mol-2; b = 0,4 L mol; n = 0,4 mol; V = 10 L;capacidade calorfica molar a volume constante (CVm) = 83,33 JK-1mol-1,temperatura inicial (Ti) = 300 K a) Sabendo que 0,1 molde Aso utilizados na reao I, calcule o QVliberado nessa reao. b) Determine a temperatura final do banho trmico. c) Determine a presso inicial e a presso final do banho trmico.

Questão 7
2018Química

(ITA - 2018 - 2 FASE) Para cada uma das disperses coloidais de natureza definida na tabela abaixo, cite um exemplo prtico, explicitando quais so o dispergente e o disperso. Complete a tabela.

Questão 8
2018Química

(ITA - 2018 - 2 FASE) Considere a reao genrica equimolar: X + YZsendo que: I. as concentraes iniciais de Xe de Zso iguais. II. a reao direta apresenta lei de velocidade de 2 ordem. III. a energia de ativao da reao inversa 2,49 kJ mol-1a 300 K Considere dados o fator pr-exponencial da reao inversa, A-1= 2,72 X 105L mol-1s-1e a constante de equilbrio da reao direta, K1= 4,0 Com base nessas informaes, determine o valor numrico da velocidade da reao direta, quando a concentrao de Zfor 0,5 molL-1o que corresponde a 25% de rendimento da reao.

Questão 9
2018Química

(ITA - 2018 - 2 FASE) Considere os experimentos abaixo, executados consecutivamente: I. Uma pea polida de cobre metlico completamente mergulhada em um bquer que contm uma soluo aquosa concentrada de sulfato de zinco e tambm aparas polidas de zinco metlico no fundo do bquer. A pea permanece completamente mergulhada na soluo e em contato com as aparas de zinco, enquanto a soluo mantida em ebulio durante 50minutos. Aps transcorrido esse tempo, a pea de cobre adquire uma colorao prateada. II. A seguir, a pea de cobre com colorao prateada removida do bquer, enxaguada com gua destilada e colocada em um forno a 300Cpor dez minutos, adquirindo uma colorao dourada. Com base nesses experimentos, a) explique o fenmeno qumico que provoca a mudana de colorao da pea de cobre no item I. b) explique o fenmeno qumico que provoca a mudana de colorao da pea de cobre no item II.

Questão 10
2018Química

(ITA - 2018 - 2 FASE) O tetraetilchumbo era adicionado gasolina na maioria dos pases at cerca de 1980. a) Escreva a equao qumica balanceada que representa a reao de combusto do composto tetraetilchumbo, considerando que o chumbo elementar o nico produto formado que contm chumbo. b) O 238Udecai a 206Pbcom tempo de meia-vida de 4,5 x 109anos. Uma amostra de sedimento colhida em 1970 continha 0,119 mgde 238Ue 2,163 mgde 206Pb.Assumindo que todo o 206Pb formado somente pelo decaimento do 238Ue que o 206Pb no sofre decaimento, estime a idade do sedimento. c) Justifique o resultado obtido no item b) sabendo que a idade do Universo de 13,7bilhes de anos. Dados: ln = 0,693; ln22 = 3,091

Questão 12
2018Química

(ITA - 2018 - 1 Fase) O composto 3,3-dimetil-1-penteno reage com gua em meio cido e na ausncia de perxidos, formando um composto X que, a seguir, oxidado para formar um composto Y. Os compostos X e Y formados preferencialmente so, respectivamente,

Questão
2018Química

(ITA - 2018 - 1 Fase) So feitas as seguintes proposies a respeito de propriedades coligativas: I. A presso osmtica depende do tipo de solvente para um dado soluto. II. A criometria usa o abaixamento do ponto de congelamento do solvente para medir a massa molar do soluto. III. Na ebuliometria, a variao da temperatura de ebulio depende da concentrao molal de soluto no voltil utilizado. IV. Na tonometria, ocorre abaixamento da presso de vapor de uma soluo que contm um soluto no voltil, em relao ao solvente puro. Das proposies acima (so) CORRETA(S)

Questão
2018Química

(ITA - 2018 - 1 Fase) Sobre indicadores de pH, ERRADO afirmar que

Questão
2018Química

(ITA - 2018 - 1 Fase) Considere as seguintes semirreaes de oxirreduo e seus respectivos potenciais padro na escala do eletrodo padro de hidrognio (EPH) Assinale a opo que apresenta a afirmao ERRADA sobre uma clula eletroqumica em que a semirreao I ocorre no anodo e a semirreao II, no catodo.

1-15 de 30chevron right center