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Questões de História - MACKENZIE 2016 | Gabarito e resoluções

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Questão
2016História

(Mackenzie 2016) Em 1 de abril de 1808, durante a regência de D. João, o alvará de 1785 foi revogado, o que permitiu a liberação e o estabelecimento de indústrias e manufaturas no Brasil. Apesar disso, na prática, essa providência não alcançou seus objetivos de capacitar o país para desenvolver suas indústrias, porque

Questão
2016HistóriaSociologia

(Mackenzie 2016) O fim último, causa final e desígnio dos homens (que amam naturalmente a liberdade e o domínio sobre os votos), ao introduzir aquela restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com a sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita. (Thomas Hobbes) Hobbes, teórico e filósofo do século XVII, elaborou as bases do seu pensamento político, admitindo a existência de um pacto social entre os homens e o governo, capaz de realizar uma construção racional da sociedade. Considere as assertivas abaixo. I. A humanidade, no seu estado natural, era uma selva. Mas quando os homens eram submetidos por Estados soberanos, não tinham que recear um regresso à selva no relacionamento entre indivíduos, a partir do momento em que os benefícios consentidos do poder absoluto, em princípio ilimitado, permitiam ao homem deixar de ser uma ameaça para os outros homens. II. Sua doutrina, a respeito do direito divino dos reis serviu como suporte ideológico ao despotismo esclarecido dos monarcas europeus durante a Era Moderna e de inspiração para a burguesia mercantil, em luta contra o poderio que a nobreza exercia sobre as cidades. III. O Absolutismo, por ele defendido, seria uma nova forma de governo capaz de articular setores sociaisdistintos. Atenderia aos anseios dos setores populares urbanos, interessados em apoiar o poder real a fim de contar com isenção fiscal, assim como a aristocracia, que encontra, nessa forma de governo, possibilidade de manter seus privilégios econômicos e sociais. Assinale

Questão
2016História

(Mackenzie - 2016) A marcha que parou So Paulo era a comprovao de que se consolidara uma frente de oposio ao governo, com capacidade de mobilizao e composio social heterognea. Na origem dessa frente, em primeiro lugar estava a compartilhada averso de setores da sociedade ao protagonismo crescente dos trabalhadores urbanos e rurais. Em segundo, o dinheiro curto e o futuro incerto acenderam o ativismo das classes mdias urbanas, cientes de que um processo radical de distribuio de renda e de poder por certo afetaria suas tradicionais posies naquela sociedade brutalmente desigual. E tudo isso junto ajuda a entender a intensidade e a extenso do movimento. Entre 19 de maro e 8 de junho de 1964, uma multido marchou com Deus contra Joo Goulart , ou aps 31 de maro, para comemorar a vitria do golpe que deps seu governo em pelo menos cinquenta cidades do pas, incluindo capitais e cidades de pequeno ou mdio porte. Lilia M. Schwarcz e Helosa M. Starling. Brasil: Uma biografia. So Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 445. Em 19 de maro de 1964, a Marcha da Famlia com Deus pela Liberdade reuniu cerca de 500 mil pessoas em So Paulo. De tendncias polticas diversas, as pessoas que ali se reuniram tinham em comum a oposio ao governo, as crticas suposta ligao do presidente com o comunismo e associavam o agravamento da crise econmica incapacidade administrativa de Joo Goulart. A respeito da realizao e das consequncias de tal movimento, assinale a alternativa INCORRETA.

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