Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Filosofia - PUC 2013 | Gabarito e resoluções

1-3 de 3
Questão
2013Filosofia

(PUC-PR 2013) O enorme impacto do Princpio Responsabilidade no se deve somente a sua fundamentao filosfica, mas ao sentimento geral, que at ento os mais atentos observadores podero permitir cada vez menos de que algo poderia ir mal para a humanidade, inclusive o tempo poderia estar em posio no marco de crescimento exagerado e crescente das interferncias tcnicas sobre a natureza, de pr em jogo a prpria existncia. Entretanto, se havia comentado que era evidente a vinda da chuva cida, o efeito estufa, a poluio dos rios e muitos outros efeitos perigosos, fomos pegos de cheio na destruio de nossa biosfera. A partir do comentrio de Hans Jonas em O princpio responsabilidade possvel pensar que a maioria das pessoas tende a se preocupar mais com o futuro da vida no planeta. Contudo, parece muito difcil haver de fato uma mudana que leve a espcie humana a assumir a responsabilidade por sua misso terrena. Nesse sentido, seria necessrio desenvolver uma heurstica do temor, a fim de favorecer o desenvolvimento da responsabilidade. Sobre o conceito de heurstica do temor, assinale a alternativa CORRETA.

Questão
2013Filosofia

(PUC PR-2013) Na obra O princípio responsabilidade, Hans Jonas propõe um ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Entre as principais teses defendidas pelo autor destacam-se: I. Todas as éticas até hoje partilharam de alguns pressupostos em comum, tais como: a natureza humana e extra-humana eram consideradas imodificáveis pelo agir; todas as éticas foram essencialmente antropocêntricas; e a responsabilidade da ação humana limitava-se ao tempo presente. II. Enquanto no passado a natureza humana e extra-humana eram invioláveis pela capacidade do poder tecnológico, a técnica moderna coloca em perigo a autenticidade da vida futura. III. Ninguém pode ser responsabilizado pelos efeitos involuntários posteriores de um ato bem intencionado. IV. A natureza deve, sobretudo, ser protegida porque, sem ela, o homem não poderá assegurar a sua sobrevivência. V. O homem, com o poder da técnica moderna, passou a figurar como um objeto da própria técnica, perdendo sua autonomia, ou seja, o homo faber passou a dominar o homo sapiens. Estão corretas APENAS as assertivas:

Questão
2013Filosofia

(PUC-PR) Na terceira parte da Apologia de Scrates h a seguinte afirmao: possvel que tenhais acreditado, cidados, que eu tenha sido condenado por pobreza de raciocnios, com os quais eu poderia vos persuadir, se eu tivesse acreditado que era preciso dizer e fazer tudo para evitar a condenao. Mas no assim. Ca por falta, no de raciocnios, mas de audcia e imprudncia, e no por querer dizer-vos coisas tais que vos teriam sido gratssimas de ouvir, choramingando, lamentando e fazendo e dizendo muitas outras coisas indignas, as quais, certo, estais habituados a ouvir de outros. Considerando esta passagem, j sendo a transcrio de suas ltimas palavras, possvel afirmar que Scrates:

1-3 de 3