Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UDESC 2012 | Gabarito e resoluções

1-15 de 16chevron right center
Questão
2012Biologia

(UDESC 2012) Assinale a alternativa correta quanto aos protozorios.

Questão
2012Biologia

(UDESC 2012) As interações ecológicas entre as populações são muito complexas. Existem três tipos de relações: as positivas ou harmônicas, as negativas ou desarmônicas e as neutras. Em relação ao enunciado, associe as colunas abaixo: 1. Colônia 2. Mutualismo 3. Comensalismo 4. Parasitismo 5. Amensalismo ou antibiose ( ) Relação harmônica interespecífica, caracterizada pela associação de duas espécies, com benefício apenas a um dos indivíduos, sem prejuízo ao outro. Muitos seres se aproveitam dos restos alimentares de outros, estando em perfeita harmonia com estes. É o exemplo do peixe-piloto, que se alimenta dos restos de alimentos do tubarão. ( ) Relação harmônica intraespecífica, caracterizada pela união de indivíduos da mesma espécie. Eles apresentam um grau profundo de interdependência, sendo impossível a vida quando isolados. É o exemplo de caravelas e corais. ( ) Relação desarmônica interespecífica, caracterizada por uma espécie ser prejudicada e a outra não; ocorre com indivíduos de uma população que produzem e secretam substâncias inibidoras do desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies. É o caso do fungo Penicillium notatum, que produz o antibiótico penicilina. ( ) Relação desarmônica interespecífica, caracterizada por organismos que se instalam e vivem no corpo de outros, retirando alimentos e outros recursos. É o exemplo de alguns protozoários e helmintos. ( ) Relação harmônica interespecífica, caracterizada pela íntima associação, em nível anatômico e fisiológico, entre indivíduos de espécies diferentes, ocorrendo a troca de alimentos e de metabólicos. A separação desses indivíduos impossibilita a sobrevivência de ambos. É o exemplo de cupins e protozoários. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

Questão
2012Biologia

(UDESC 2012) A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), que irá ocorrer no Brasil de 20 a 22 de junho de 2012, marcará o 20 aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), ocorrida no Rio de Janeiro em 1992, e o 10 aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), ocorrido em Johanesburgo em 2002. Com a presença de Chefes de Estado e de Governo ou outros representantes, a expectativa é de uma Conferência do mais alto nível, pois dela resultará a produção de um documento político focado em: Disponível em: www.rio20.info. Acessado em: 25 mar. 2012.

Questão
2012Biologia

(UDESC 2012) Assinale a alternativa correta em relação aos vírus.

Questão
2012Biologia

(UDESC 2012) As aves que voam têm o corpo muito leve, inclusive porque seus ossos são ocos. Em algumas partes internas os ossos possuem nervuras, como as de uma asa de avião, para torná-los mais fortes. O esqueleto de uma águia calva, por exemplo, não pesa mais do que 300 gramas. Alguns ossos são soldados, isto é, ligados uns aos outros, de maneira a dar uma estrutura mais compacta à ave. Assinale a alternativa correta em relação ao excerto e ao voo das aves.

Questão
2012Biologia

(UDESC 2012) As primeiras plantas surgiram no mar e ao longo dos anos foram conquistando o ambiente terrestre. Assinale a alternativa correta quanto à evolução das plantas.

Questão
2012Biologia

(UDESC 2012) Relacione os conceitos dos verbetes, utilizados na gentica, da primeira coluna com o significado da segunda coluna. 1. Gentipo ( ) Expressa-se mesmo em heterozigose. 2. Fentipo ( ) Pareiam-se durante a meiose. 3. Alelo dominante ( ) Conjunto de caractersticas morfolgicas ou funcionais do indivduo. 4. Alelo recessivo ( ) Local ocupado pelos genes nos cromossomos. 5. Cromossomos homlogos ( ) Constituio gentica dos indivduos. 6. Lcus gnico ( ) Expressa-se apenas em homozigose. Assinale a alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo.

Questão
2012Biologia

(UDESC 2012) Existem diferenças entre a organização das estruturas dos vegetais. Em relação ao enunciado, relacione as colunas. 1. Epiderme e súber 2. Colênquima e esclerênquima 3. Vasos lenhosos e liberianos 4. Parênquima amilífero e parênquima clorofiliano ( ) são tecidos de assimilação e reserva dos vegetais. ( ) são tecidos de condução de seiva dos vegetais. ( ) são tecidos de revestimento e proteção dos vegetais. ( ) são tecidos de sustentação dos vegetais. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

Questão
2012Biologia

(UDESC 2012) Analise as proposições abaixo, em relação à fisiologia vegetal: I. O estômato é formado por duas células clorofiladas que são chamadas de células-guarda. Elas possuem o formato de rins. II. As células do parênquima clorofiliano, quando perdem água, começam a secretar o ácido abscísico, que é um hormônio inibidor do transporte ativo de íons potássio, promovendo o fechamento dos estômatos. III. Os estômatos das folhas devem estar fechados para que a planta realize uma boa fotossíntese. Assim, as folhas ficam menos concentradas e, por osmose, absorvem água por transpiração. IV. A absorção de energia luminosa é um dos fatores que estimula o transporte ativo de íons de potássio que se acumulam na célula, permitindo a abertura dos estômatos. Assinale a alternativa correta.

Questão
2012Biologia

(UDESC 2012) Analise as proposições em relação ao problema osmótico nos peixes. I. Os peixes ósseos marinhos possuem o sangue com pressão osmótica superior à da água do mar. Sendo assim, os peixes ganham água e perdem sais minerais por osmose. II. Os peixes de água doce perdem sais minerais por difusão nas brânquias, pelo fato de a pressão osmótica ser menor na água doce do que a pressão do sangue dos peixes. Sendo assim, a água entra, por osmose, no sangue dos peixes. III. Para que as hemácias do sangue dos peixes de água doce não sofram hemólise, eles eliminam muita urina diluída. IV. Os peixes ósseos marinhos não bebem muita água, pelo fato de a pressão osmótica do sangue ser superior à da água do mar. Assinale a alternativa correta.

Questão
2012Biologia

(UDESC 2012) Analise as proposies abaixo, em relao s mutaes: I. As mutaes gnicas so alteraes na sequncia dos nucleotdeos do material gentico. II. As mutaes cromossmicas numricas so aquelas que no modificam a quantidade de cromossomos de uma clula e sim a estrutura do cromossomo. III. As euploidias so casos de mutaes cromossmicas, ocorrendo reduo ou aumento em toda a coleo de cromossomos com a formao de clulas n, 3n, 4n e sucessivamente. IV. A sndrome de Down um tipo de mutao cromossmica estrutural em que ocorre a trissomia do cromossomo 21; a sndrome do Cri du Chat um exemplo de mutao cromossmica numrica que ocorre na ausncia de um fragmento do brao curto do cromossomo 5. Assinale a alternativa correta.

Questão
2012Biologia

(UDESC 2012) As florestas cobrem 31% de toda a rea terrestre do planeta e tm responsabilidade direta na garantia da sobrevivncia de 1,6 bilhes de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre. Pela importncia que tm para o planeta, elas merecem ser mais preservadas e valorizadas, por isso a ONU declarou 2011 o Ano Internacional das Florestas. Analise as proposies abaixo, em relao s florestas: I. A Floresta Atlntica uma floresta tropical de clima quente e mido, distribuda ao longo do litoral brasileiro. II. A Floresta Amaznica a maior floresta tropical do mundo e est situada no norte da Amrica do Sul. III. A Mata de Araucrias um tipo de floresta subtropical onde predomina o pinheiro-doparan. IV. Na Floresta Atlntica h o predomnio de cactceas e gramneas de pequeno porte, e poucas rvores e arbustos. Assinale a alternativa correta.

Questão
2012Biologia

(UDESC/2012) Assinale a alternativa correta quanto aos protozorios.

Questão
2012Biologia

(Udesc 2012) Assinale a alternativa correta quanto à característica da meiose.

Questão
2012Biologia

(Udesc 2012) Assinale a alternativa correta, quanto aos porferos, cnidrios, platelmintos e nematelmintos:

1-15 de 16chevron right center