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Questões de História - UDESC 2014 | Gabarito e resoluções

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Questão
2014História

(Udesc 2014) Os anúncios publicados em diferentes jornais que circularam no Brasil, durante o século XIX, a respeito dos anúncios de fugas e/ou vendas de negros cativos, constituem documentos importantes para a escrita da História, pois permitem verificar o perfil do escravo que fugia, o cotidiano da escravidão, dentre outras questões. O levantamento realizado no quadro abaixo sobre anúncios de escravos publicados no jornal O Universal (Ouro Preto/MG), entre 1825-1831, permite algumas inferências sobre a história da escravidão. Fonte: AMANTINO, Márcia. Os escravos fugidos em Minas Gerais e os anúncios do jornal O Universal - 1825 a 1832. Locus: Revista de História, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p.59-74, jul./dez. 2006. Analise as proposições, considerando as informações do quadro acima e a história da escravidão no Brasil. I. O quadro fornece informações importantes sobre sexo e etnia, por exemplo, dos 116 escravos fugidos mais de 90% eram africanos, e mais de 80% do sexo masculino. II. A maioria de homens, entre os fugitivos nos anúncios, não deve ser explicada somente pelo fato de que eram predominantes no conjunto da escravaria, outras questões devem ser observadas para além dos números como, por exemplo, as relações familiares, principalmente a existência de crianças que dependiam das mulheres, dentre outros fatores que merecem estudos auxiliares. III. A publicação de inúmeros anúncios de fuga permite inúmeras inferências, a mais óbvia deve-se à negação do cativeiro, a uma forma de recobrar o domínio de suas vidas, haja vista que o sistema lhes negava tal domínio. IV. Menos de 7% das mulheres cativas fugiam, segundo os anúncios publicados, o que se explica pelo fato de os homens serem a maioria no conjunto dos escravos, e, considerando-se a questão de gênero, serem mais corajosos e propensos ao risco da fuga. Assinale a alternativa correta.

Questão
2014História

(UDESC - 2014) Leia o excerto e observe a reproduo da pintura: No pretendo reconstituir as diferentes verses dadas pelos participantes do 15 de novembro. Basta observar que por muito tempo digladiaram-se partidrios de Deodoro, Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Floriano Peixoto. A disputa tomava s vezes carter apaixonado e girava em torno de pontos aparentemente irrelevantes. Tome como exemplo o que se poderia chamar a guerra dos vivas. Quem deu vivas a quem, ou a qu, em que momento? As verses so desencontradas. Deodoro teria dado um viva ao imperador ao entrar no Quartel- General? Ao sair do Quartel? Benjamin Constant deu vivas Repblica para abafar o viva ao imperador dado por Deodoro? Teria esse censurado os vivas Repblica dizendo que ainda era cedo ou que fossem deixados ao povo? O que significa o famoso leo de H. Bernadelli, transformado em verso oficial e sagrada do momento da proclamao? (CARVALHO, Jos Murilo. A formao das almas. O imaginrio da Repblica no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1990, p.36). Analise as proposies considerando o contexto histrico, as questes levantadas pelo historiador Jos Murilo de Carvalho e o significado da pintura de Henrique Bernadelli. I. Pode-se afirmar que no apenas ocorreram disputas de poder entre os participantes envolvidos no acontecimento, mas tambm em relao ao prprio estabelecimento de uma verso oficial, sobre o 15 de novembro, destinada histria. II. Transformaes to importantes, como a mudana de um regime poltico, por exemplo, implicam conflitos sobre a definio dos papis dos vrios atores envolvidos, os ttulos de propriedade que cada um julgava ter sobre o novo regime e a prpria natureza da Repblica. III. Ao afirmar que o leo de Henrique Bernadelli uma verso oficial e sagrada da proclamao, o historiador Jos Murilo de Carvalho est indicando que o Marechal Deodoro da Fonseca foi o fundador da Repblica no Brasil. IV. A notoriedade como verso oficial do leo de Henrique Bernadelli, por um lado, permite compreender a fora de um grupo que considerava a proclamao um ato estritamente militar, executado sob a liderana do marechal Deodoro da Fonseca e, por outro, refletir sobre a busca de um heri que pudesse significar o novo regime poltico instaurado e legitimar uma verso oficial. Assinale a alternativa correta.

Questão
2014História

(Udesc 2014) Sobre a Revolta da Chibata (1910) assinale a alternativa correta.

Questão
2014História

(UDESC - 2014) Leia o trecho do discurso abaixo, proferido em 28 de agosto de 1963, em Washington, pelo pastor Martin Luther King. Cem anos atrs um grande americano, em cuja sombra simblica nos encontramos hoje, assinou a proclamao da emancipao [dos escravos]. [...] Mas, cem anos mais tarde, o negro ainda no est livre. Cem anos mais tarde, a vida do negro ainda duramente tolhida pelas algemas da segregao e os grilhes da discriminao. Cem anos mais tarde, o negro habita uma ilha solitria de pobreza, em meio ao vasto oceano de prosperidade material. Cem anos mais tarde, o negro continua a mofar nos cantos da sociedade americana, como exilado em sua prpria terra. [...] Jamais estaremos satisfeitos enquanto o negro for vtima dos desprezveis horrores da brutalidade policial. [...] Jamais estaremos satisfeitos enquanto nossas crianas tiverem suas individualidades e dignidades roubadas por cartazes que dizem exclusivo para brancos. Jamais estaremos satisfeitos enquanto um negro no Mississippi no puder votar e um negro em Nova York acreditar que no tem nada em que votar. Digo a vocs hoje, meus amigos, que, apesar das dificuldades de hoje e de amanh, ainda tenho um sonho. um sonho profundamente enraizado no sonho americano. Tenho um sonho de que um dia esta nao se erguer e corresponder em realidade o verdadeiro significado de seu credo: Consideramos essas verdades manifestas: que todos os homens so criados iguais. Trechos do discurso de Martin Luther King, em 28 de agosto de 1963. Disponvel em: Exame Analise as proposies em relao ao texto e ao contexto da poca. I. Martin Luther King foi lder do movimento contra a segregao racial nos Estados Unidos da Amrica, nos anos 60. Foi assassinado em 1968 em decorrncia de sua atuao na luta pelos direitos civis dos negros. II. A partir do trecho do discurso, acima, pode-se concluir que a sociedade norte-americana era marcada por profundas diferenas entre os brancos e os negros, e que os negros, em todos os estados dos EUA, no tinham o direito ao voto. III. Ao dizer que seu sonho um sonho profundamente enraizado no sonho americano Martin Luther King estava se referindo ao princpio de igualdade que consta na Constituio dos Estados Unidos da Amrica. IV. Nos EUA, durante a dcada de 1960, existiam diferenas na legislao no que se referia aos direitos civis e polticos dos habitantes que eram descendentes de africanos, o que motivou os movimentos liderados por Martin Luther King. Assinale a alternativa correta.

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