Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UDESC 2015 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão
2015Biologia

(UDESC 2015) Ao publicar A Origem de Espcies por Meio da Seleo Natural (1859),Charles Darwin lanou as bases da Teoria da Evoluo. Em 1883, August Weismann refutoua herana das caractersticas adquiridas, contidas na obra de Darwin. Em 1894, o naturalistaingls, George J. Romanes cunhou o termo Neodarwinismo para este novo tipo dedarwinismo, sem a herana das caractersticas hereditrias. Atualmente, de maneira errnea,usa-se o termo Neodarwinismo como sinnimo de Teoria Sinttica da Evoluo, sntese dopensamento evolucionista. Analise as proposies em relao Teoria Sinttica da Evoluo e a seus pressupostos. I. A evoluo pode ser explicada por mutaes e pela recombinao gentica, orientadas pela seleo natural. II. As mudanas impostas pelo ambiente no indivduo so agregadas ao seu gentipo etransmitidas aos seus descendentes. III. O fenmeno evolutivo pode ser explicado de modo consistente por mecanismos genticosconhecidos. IV. O uso de partes do organismo faz com que estas tenham umdesenvolvimento maior. V. A recombinao gnica no aumenta a variabilidade dos gentipos, pois atua em nvel defentipos. Assinale a alternativa correta.

Questão
2015Biologia

(UDESC 2015) Em 1942, Ernst Mayr (1904 2005), biólogo alemão e um dos maiores evolucionistas de nossa época, propôs a seguinte definição: um grupo de populações cujos indivíduos são capazes de se cruzar e produzir descendentes férteis, em condições naturais, estando reprodutivamente isolados de indivíduos de outras espécies. A definição proposta por Mayr se refere ao conceito de:

Questão
2015Biologia

(UDESC 2015) Sabendo-se que durante a meiose ocorre a separao dos cromossomoshomlogos (cromossomos com mesma forma e tamanho, sendo um paterno e outro materno),considere ento apenas quatro pares destes cromossomos homlogos em umaespermatognia que inicia a meiose. A possibilidade de um indivduo formar umespermatozoide que possua apenas cromossomos de origem paterna de:

Questão
2015Biologia

(UDESC 2015) O filo dos cordados possui trs subfilos: Vertebrados, Urocordados e Cefalocordados. O anfioxo, mostrado na figura, o representante tipo do ltimo subfilo. Uma caracterstica marcante do anfioxo destes animais que o revestimento corporal relativamente transparente e permite visualizar sua musculatura metamerizada, organizada em blocos. Com relao ao anfioxo e ao filo dos cordados, analise as proposies. I. Pela anlise da anatomia dos anfioxos, pode-se afirmar que possuem tubo digestrio completo. II. A respirao do anfioxo do tipo pulmonar. III. O habitat do anfioxo aqutico. IV. Nos cordados vertebrados a notocorda se transforma na coluna vertebral. V. Os cordados apresentam durante seu desenvolvimento embrionrio: tubo nervoso dorsal; notocorda; fendas faringianas e cauda ps-anal. Assinale a alternativa correta.

Questão
2015Biologia

(UDESC 2015) A figura representa esquematicamente uma flor. Analise as proposições em relação à representação da flor, na figura. I. O esquema representa uma flor hermafrodita. II. O receptáculo floral em algumas espécies pode se desenvolver e originar frutos. III. A flor esquematizada é típica do grupo das Gimnospermas. IV. As pétalas podem servir como elementos atrativos no processo de polinização. V. No estigma ocorre a fixação do grão de pólen. VI. O óvulo fecundado pelo grão de pólen dará origem ao embrião. Assinale a alternativa correta.

Questão
2015Biologia

(UDESC 2015) A figura representa o esquema de um coração humano, no qual estão indicadas algumas de suas estruturas. Analise as proposições em relação a este órgão. I. O sangue arterial circula dentro das artérias e o venoso dentro das veias. II. As artérias pulmonares esquerda e direita conduzem o sangue venoso aos pulmões. III. O ventrículo direito do coração possui paredes mais espessas do que o ventrículo esquerdo, pois tem que impulsionar o sangue rico em oxigênio para todo o corpo. IV. As veias cavas trazem o sangue venoso dos pulmões ao átrio direito do coração. V. As paredes das veias possuem músculos que auxiliam na impulsão do sangue. Assinale a alternativa correta.  

Questão
2015Biologia

(UDESC 2015) Sabe-se que o daltonismo uma herana ligada ao sexo, e que o albinismo condicionado por um gene recessivo localizado em um cromossomo autossmico. Um casal, em que ambos so heterozigotos para a pigmentao da pele; o homem e a mulher tm viso normal, sendo ela filha de pai daltnico, deseja saber qual a possibilidade de terem um filho albino e daltnico. Assinale a alternativa que apresenta o percentual probabilstico.

Questão
2015Biologia

(UDESC 2015- Adaptada) Um geneticista foi procurado por um casal que desejava ter filhos, mas estava preocupado com a possibilidade de vir a ter um filho com uma determinada doena que ocorria na famlia de ambos. Aps analisar o caso, o geneticista pode determinar que uma doena recessiva que est ligada ao sexo. Sabendo-se que tanto o homem como a mulher no possuem a doena, mas que a me dela heterozigota e o pai normal, a possibilidade deste casal vir a ter um descendente com a anomalia de:

Questão
2015Biologia

(UDESC 2015) Leia o texto: Aps anos e anos anunciando a descoberta de inmeros genes disto ou daquilo, desde o do cncer de mama at o da esquizofrenia e o da homossexualidade, no de estranhar que a imprensa tenha feito tanto barulho. No apenas a maioria dos jornalistas, mas provavelmente a maior parte do pblico, que tem sua compreenso de gentica moldada pelo paradigma das sndromes genticas, como a distrofia muscular de Duchenne. Segundo esta viso simplista predominante, alteraes discretas e localizadas na sequncia de DNA, por vezes de uma nica letra na sequncia correspondente aos aminocidos de uma nica protena, necessariamente acarretam efeitos devastadores sobre a sade ou o desenvolvimento da pessoa afetada, assim como de parte de sua descendncia. Leite, M.; O DNA Srie Folha Explica; Ed. Publifolha; 2003, 1 ed., p.77. Analise as proposies segundo o texto. I. As alteraes na sequncia de DNA, conforme citado no texto: por vezes de uma nica letra, so as chamadas mutaes. II. Na realidade, o autor comete um erro em seu texto, pois alteraes de uma nica letra no podem provocar alteraes nas protenas. III. Alteraes nas sequncias de DNA so ocasionadas por fatores fsicos ou qumicos. IV. As chamadas sndromes genticas, citadas pelo autor, ocorrem exclusivamente pelo aumento ou diminuio no nmero de cromossomos nos indivduos. V. Contrariando o argumento do autor, os genes so determinsticos, ou seja, se um indivduo possuir um gene ele ir se manifestar na pessoa. Assinale a alternativa correta.

Questão
2015Biologia

(UDESC 2015) Segundo o IBGE, existem seis biomas continentais brasileiros, os quais são mostrados na figura.

Questão
2015Biologia

(UDESC 2015) Tecidos epiteliais, tambm denominados de epitlios, desempenham diversas funes no nosso organismo. Em relao a estes tecidos, analise as proposies. I. Tecidos epiteliais so pluriestratificados em funo de seu papel de proteo. II. Alguns epitlios possuem especializaes que aumentam a sua capacidade de absoro. III. Especializaes epiteliais do tipo desmossomos e junes adesivas aumentam sua capacidade de absoro. IV. A pele um exemplo de tecido epitelial de revestimento. V. As glndulas mamrias, assim como as sudorparas, so exemplos de tecido epitelial de secreo. Assinale a alternativa correta.

Questão
2015Biologia

(Udesc 2015) O sangue arterial circula de maneira independente do sangue venoso. Assinale a alternativa que tem exemplos de animais com este tipo de coração.

Questão
2015Biologia

(Udesc 2015) A figura representa, esquematicamente, um nucleotídeo. Esta molécula é de extrema importância para todos os seres vivos em razão dos diferentes papéis que desempenha no interior das células. Um dos papéis está relacionado à sua capacidade de formar diferentes polímeros no interior das células. Analise as proposições em relação ao nucleotídeo. I. Esta estrutura molecular é encontrada nas células de todos os seres vivos. II. Existem cinco tipos de bases nitrogenadas que podem se ligar ao açúcar. III. O açúcar, que se une ao fosfato e à base nitrogenada, tem em sua estrutura 5 carbonos. IV. Os nucleotídeos são as unidades que formam os ácidos nucleicos. V. Nucleotídeos se ligam por meio de suas bases nitrogenadas, e também estabelecem ligações entre o açúcar de um e com o fosfato do outro. Assinale a alternativa correta.

Questão
2015Biologia

(Udesc SC/2015) O grfico mostra em dois momentos diferentes o comportamento de dois tipos de anticorpos (IgG e IgM), aps a exposio do paciente a um determinado antgeno. Assinale a alternativa correta, em relao informao e ao grfico.

1-14 de 14