Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UDESC 2016 | Gabarito e resoluções

1-15 de 19chevron right center
Questão
2016Biologia

(UDESC 2016) Na cadeia alimentar, mostrada na figura, são citados diferentes grupos animais. Com relação às características embriológicas destes grupos, assinale a alternativa que apresenta uma que é comum a todos.

Questão
2016Biologia

(UDESC 2016) Um importante fenmeno na obteno de energia o Ciclo de Krebs,tambm denominado de ciclo do cido ctrico ou ciclo dos cidos tricarboxlicos. Com relao a este ciclo, analise as proposies. I. O cido pirvico no incio do ciclo provm da quebra da molcula de glicose (gliclise). II. Este ciclo ocorre no citoplasma tanto das clulas de organismos procariontes quanto nas doseucariontes. III. O aceptor final dos hidrognios liberados neste ciclo, quando realizado na respiraoaerbica, o oxignio. IV. Nas clulas musculares este ciclo pode ocorrer tanto no interior das mitocndrias como nocitoplasma da clula. Assinale a alternativa correta.

Questão
2016Biologia

(UDESC 2016) A figura abaixo representa a estrutura proposta por Singer e Nicholson para a membrana plasmtica. Analise as proposies em relao estrutura proposta por Singer e Nicholson e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) A estrutura indicada por A representa a camada dupla de lipdios que compem a membrana plasmtica. ( ) A estrutura indicada por B representa as protenas da membrana plasmtica. ( ) A estrutura indicada por C so as fibras de celulose da parede celular . ( ) A estrutura proposta por Singer e Nicholson para a membrana plasmtica independe de ser uma clula vegetal ou animal. ( ) Algumas protenas presentes na membrana plasmtica podem servir como receptores de substncias para a clula. Assinale a alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo.

Questão
2016Biologia

(UDESC 2016) O sistema circulatório no reino animal desempenha um importante papel no transporte de substâncias. Com relação a este sistema, assinale a alternativa que contém apenas animais cujo sistema circulatório é do tipo fechado.

Questão
2016Biologia

(UDESC 2016) Fornecer suporte às folhas e transporte das seivas bruta e elaborada são as principais funções dos caules. Analise as proposições em relação à informação. I. O caule do tipo volúvel é um caule aéreo, ereto e lenhoso, a exemplo, uva, chuchu e feijão. II. O caule do tipo colmo é um tipo de caule lenhoso e rastejante no qual são nitidamente observadas as regiões de nó e interno, a exemplo, palmito e coqueiro. III. O caule do tipo rizoma é um caule subterrâneo com desenvolvimento perpendicular à superfície, a exemplo, batata inglesa, cenoura e aipim. IV. O caule do tipo bulbo é um caule subterrâneo, de tamanho reduzido e envolvido por folhas modificadas, a exemplo, cebola e alho. V. O caule do tipo estipe é um caule com muitos galhos e lenhoso, a exemplo, laranjeira e coqueiro. Assinale a alternativa correta.

Questão
2016Biologia

(UDESC 2016) Em uma espcie de inseto, o tamanho e a formao das asas so determinados geneticamente. O gene que determina o tamanho das asas (longas, curtas ou intermedirias) possui dois alelos sem relao de dominncia entre si. O gene que determina odesenvolvimento das asas tambm possui dois alelos; o dominante determina o aparecimento das asas, o recessivo a ausncia destas. Vrios casais de insetos, duplo heterozigoto, socruzados e obtm-se um total de 2048 descendentes. Assinale a alternativa que indica, deste total, o nmero esperado de insetos com asas intermedirias.

Questão
2016Biologia

(UDESC 2016) Os seres humanos possuem diversas glândulas endócrinas, algumas delas podem inclusive produzir mais de um tipo de hormônio. Associe o hormônio à glândula. Coluna A Coluna B I. Prolactina ( ) Suprarrenal II. Adrenalina ( ) Pâncreas III. Progesterona ( ) Tireoide IV. Tiroxina ( ) Ovários V. Insulina ( ) Hipófise Assinale a alternativa que indica a associação correta, de cima para baixo.

Questão
2016Biologia

(UDESC 2016) A Drosophila melanogaster (mosca de frutas) possui em um dos seus cromossomos dois genes (A e B) que se encontram a uma distncia de 28 U.R (Unidades de recombinao). Considere um macho desta espcie com o gentipo AaBb em posio trans. Espera-se que ele produza espermatozoides com os genes AB, em um percentual de:

Questão
2016Biologia

(UDESC 2016) Considere que em uma determinada populao em equilbrio de Hardy-Weinberg existe um gene com dois alelos com relao de dominncia entre si. Sabendo-se que a frequncia do alelo recessivo nesta populao de 0,3, a frequncia esperada de indivduos com a caracterstica dominante de:

Questão
2016Biologia

(UDESC 2016) Na composio qumica das clulas, um constituinte de extrema importncia so os glicdios, tambm chamados de acares ou carboidratos. Analise as proposies com relao a estas molculas. I. Algumas so a fonte primria de energia para as clulas, e outras atuam como reserva desta energia. II. Alguns glicdios so importantes para a formao dos cidos nucleicos. III. Como exemplo destas molculas pode-se citar a glicose, o amido, o glicognio e a celulose. IV. Alm de funo energtica, elas podem ter papel estrutural em algumas clulas.

Questão
2016Biologia

(Udesc 2016) O sistema circulatório no reino animal desempenha um importante papel no transporte de substâncias. Com relação a este sistema, assinale a alternativa que contém apenas animais cujo sistema circulatório é do tipo fechado.

Questão
2016Biologia

Assinale a alternativa que apresenta corretamente alguns tipos celulares e o tecido onde eles são tipicamente encontrados.

Questão
2016Biologia

(Udesc 2016) Analise as proposições, em relação aos ácidos nucleicos, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) Os ácidos nucleicos são moléculas gigantes formadas por unidades chamadas de nucleotídeos. ( ) O RNA transportador é formado a partir de regiões específicas do DNA. ( ) O RNA ribossômico associado com proteínas forma os ribossomos. ( ) O DNA apresenta-se altamente condensado nas células procarióticas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Questão
2016Biologia

Analise as proposies com relao osmose, um fenmeno vital para os seres vivos. I. Ocorre a passagem de solvente do meio hipotnico para o meio hipertnico. II. Ocorre a passagem de gua do meio hipotnico para o meio hipertnico. III. Ocorre a passagem de soluto do meio hipotnico para o meio hipertnico. IV. Ocorre a passagem de soluto do meio hipertnico para o meio hipotnico, por transporte ativo. V. Caracteriza-se por ser um transporte ativo. Assinale a alternativacorreta.

Questão
2016Biologia

Muitas vezes ao se pegar alguns alimentos, a exemplo, fatias de po, depara-se com a presena de fungos. Analise as proposies com relao a estes organismos. I. So importantes na natureza como agentes decompositores. II. Entram na produo de alimentos de largo consumo como pes, vinhos e alguns tipos de queijos. III. No possuem representantes que possam causar doenas em humanos. IV. Alguns representantes podem se associar com algas e formar os liquens. V. Pode ocorrer a associao deles com razes de plantas, sendo esta benfica para ambos.

1-15 de 19chevron right center