Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UDESC 2016 | Gabarito e resoluções

1-5 de 5
Questão
2016História

(Udesc 2016) Podemos ser algo simplistas e dizer que houve duas revoluções na Inglaterra dos meados do século XVII. Uma, a que venceu, estabeleceu os sagrados direitos de propriedade (abolição dos títulos feudais sobre a terra, o fim da taxação arbitrária), conferiu poder político aos proprietários (soberania do Parlamento e da common law, supressão dos tribunais que funcionavam com base na prerrogativa e removeu tudo que impedia o triunfo da ideologia dos homens com propriedades ou seja, da ética protestante. Houve, porém, outra revolução, que nunca chegou a se concretizar, embora de tempos em tempos ameaçasse acontecer. Ela poderia haver estabelecido um sistema comunal de propriedade e uma democracia muito mais ampla nas instituições legais e políticas; poderia, também, haver retirado da Igreja Anglicana o seu caráter oficial e repudiado a ética protestante. O objeto deste livro está em examinar essa revolta no interior da Revolução e a fascinante torrente de ideias radicais que ela desencadeou. (Hill, p. 32). Por radicais, o autor entende grupos que elaboraram projetos de mudança drástica no sistema político, social e religioso da Inglaterra. Assinale a opção correta acerca de dois grupos de atuação na Revolução Inglesa, cujos projetos estão inseridos nessa outra revolução protagonizada por movimentos radicais mencionados pelo historiador Christopher Hill.

Questão
2016História

(Udesc 2016) Os 78desenhos de Hassis que constituem esta obra representam uma bela, comovente e rara oportunidade de marcar os cem anos do Contestado. Com seus traços firmes e substantivos, Hassis nos convida a conhecer, a adentrar naqueles tempos e naquelas paragens. Cada desenho é pleno de sentido. Impossível acompanhar com indiferença a sucessão dos quadros, a força histórico-cronológica de sua admirável representação artística e a sua leitura humanista da luta cabocla. Marli Auras, in: Hassis: Arte e História da Guerra do Contestado, Florianópolis. Tempo Editoral, 2014. p. 8 e 16 Tendo como referência as figuras acima, desenhos do artista Hassis, e a História da Guerra do Contestado, analise as proposições, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) O monge João Maria foi o responsável por organizar e treinar, militarmente, jagunços da região para lutar contra a tirania dos coronéis locais, e restaurar o regime monárquico no Planalto Catarinense. ( ) No que diz respeito à cronologia e ao contexto, a Figura 1 destaca a presença do monge João Maria curando e abençoando os maragatos da Revolução Federalista de 1893, e a Figura 2 destaca o monge José Maria fazendo a pregação aos sertanejos do Contestado. ( ) A postura dos homens, nas Figuras 1 e 2, em sinal de reverência aos monges demonstra o fervor religioso dos sertanejos do Contestado, pois repudiavam os santos da religião católica. ( ) Desde meados do século XIX, a região do Planalto Catarinense foi visitada por diversos curandeiros e andantes que ficaram conhecidos como monges ou homens santos, entre eles os monges João Maria e José Maria. ( ) A violenta repressão ao movimento do Contestado, no ano de 1916, pôs fim às crenças no poder de cura do monge João Maria e permitiu o avanço mais efetivo da Igreja Católica na região. ( ) Entre as atividades praticadas pelos monges constam pregações escatológicas, conhecimento de ervas medicinais, benzeduras, realização de batismos e casamentos em domicílios familiares. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Questão
2016História

(UDESC - 2016) Por ora, a cor do Governo puramente militar e dever ser assim. O fato foi deles, deles s, porque a colaborao do elemento civil foi quase nula. O povo assistiu bestializado, atnito, surpreso, sem conhecer que significava. Muitos acreditavam sinceramente estar vendo uma parada. Aristides Lobo A citao acima faz referncia:

Questão
2016História

(UDESC -2016) Analise as proposies sobre as populaes indgenas na Histria do Brasil. I. A escravido indgena no vigorou porque as populaes indgenas no possuam vocao para a agricultura de grande escala, tal como a implementada pela metrpole portuguesa. II. A contribuio indgena foi marcante em elementos do folclore, da culinria e da lngua, e tambm no que diz respeito organizao social e econmica do Brasil. III. Em Santa Catarina, a concentrao de populaes indgenas foi maior no litoral, em especial com a populao Guarani, Xokleng e Kaingang. No interior do Estado houve um grande vazio populacional, o que motivou as polticas de incentivo imigrao europeia na regio. IV. O assassinato de lideranas indgenas, na contemporaneidade, possui vnculos com as lutas pela demarcao de terras indgenas. V. No perodo da chegada dos europeus, no Brasil, as populaes indgenas organizaram diversas expedies de luta e de resistncia invaso europeia, chegando a organizar uma grande confederao de povos indgenas do litoral do Rio de Janeiro e do Vale do Paraba para expulsar os portugueses. Essa revolta ficou conhecida como Confederao dos Tamoios e contou com a aliana de lideranas indgenas com invasores franceses estabelecidos no Rio de Janeiro. Assinale as alternativa corretas.

Questão
2016História

(UDESC - 2016)Analise as proposies em relao aos registros sobre o protagonismo das populaes negras contra a discriminao racial. I. No Brasil, Abdias Nascimento considerado uma das lideranas mais expressivas da juventude negra comunista, participou ativamente da luta armada contra a ditadura militar e foi o criador do Teatro Experimental do Negro (TEN) e do Movimento Negro Unificado (MNU). II. Durante as dcadas de 60 e 70, Steve Biko liderou o Movimento da Conscincia Negra contra o apartheid na frica do Sul. Ficou famoso pelo slogan Black is Beautiful. III. As Panteras Negras foi um movimento negro norte-americano criado nos anos 60 do sculo XX. Os militantes desse grupo radical pediam a libertao de todos os negros das penitencirias americanas, e o pagamento de indenizaes s famlias negras pelo perodo da escravido. O grupo teve orientao marxista e foi severamente reprimido pelo FBI. Entre as lideranas, merecem destaque Huey Newton e Bobby Seale. IV. Nao do Isl foi uma vertente religiosa norte-americana de luta contra a discriminao racial, praticava a luta poltica por meios legais, mas aceitava a violncia para autoproteo. O grupo defendia a supremacia e o separatismo dos negros. Seu principal representante foi Malcolm X. V. Em Santa Catarina, a populao negra s conseguiu se mobilizar com organizaes de combate ao racismo a partir da militncia antirracial de Cruz e Sousa em meados do sculo XIX. Assinale a alternativa correta.

1-5 de 5