Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UDESC 2017 | Gabarito e resoluções

1-9 de 9
Questão
2017História

(Udesc 2017) No Brasil, durante o início do século XIX, as províncias do Norte, dentre elas Pernambuco, viviam uma relativa prosperidade econômica, ocasionada em especial pela produção do algodão e do açúcar. A partir do estabelecimento da Corte Portuguesa no Rio de Janeiro, tal prosperidade foi relativamente fragilizada. Analise as proposições em relação às mudanças ocorridas com a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil. I. A alocação de uma estrutura burocrática no Rio de Janeiro tornou o governo de Dom João VI mais capacitado a se envolver nos negócios das províncias, o que possibilitou a diminuição de autonomia destas. II. Para arcar financeiramente com os custos da Corte no Rio de Janeiro, o governo exigiu a cobrança de mais impostos dos setores de produção de açúcar e algodão. III. A cobrança de maiores impostos e a diminuição da autonomia das províncias, ocasionadas pela presença da Corte no Rio de Janeiro, não tiveram nenhuma relação com o movimento que se tornou conhecido como Revolução Pernambucana. Assinale a alternativa correta.

Questão
2017História

(UDESC -2017) Na obra O queijo e os vermes, o historiador Carlo Ginzburg conta a histria de Domenico Scandella, vulgo Menocchio, um moleiro do norte da Itlia que, no sculo XVI, foi considerado herege pela Igreja por afirmar que a origem do mundo estava na putrefao. Ao analisar o processo inquisitorial que trata do caso, Ginzburg chama a ateno para as peculiares opinies de Menocchio sobre os dogmas da igreja e para suas crticas ao seu poder excessivo: a igreja chegou a controlar um tero das terras cultivveis da Europa. Para o autor, dois grandes eventos histricos tornaram possvel um caso como o de Menocchio: a inveno da imprensa e a Reforma. Com base nas informaes e nos estudos sobre a Idade Moderna europeia, analise as proposies. I. A Reforma Protestante contribuiu para a uniformizao das prticas e dos significados religiosos no sculo XVI. II. O desenvolvimento da imprensa contribuiu para que pessoas comuns tivessem acesso a informaes antes controladas pela Igreja Catlica. III. A venda de indulgncias pela Igreja Catlica foi um dos motivos que levou o monge Martinho Lutero a escrever suas 95 teses, criticando vrios pontos da doutrina catlica. IV. Uma das medidas da Contrarreforma foi o retorno da Inquisio, que tinha como objetivo reprimir aqueles que no estavam seguindo a doutrina catlica. V. A censura exercida pela Igreja Catlica Apostlica Romana foi determinante para a expanso do protestantismo na Itlia e na Pennsula Ibrica. Assinale a alternativa correta.

Questão
2017História

(Udesc 2017) Em 1974, o então presidente Ernesto Geisel deu início institucionalmente ao processo de abertura política que deveria garantir o fim do regime militar, por meio de uma transição caracterizada como lenta, gradual e segura. A iniciativa governamental, porém, não foi a única relevante para o fim da ditadura militar. A respeito do fim da ditadura militar no Brasil, assinale a alternativa correta quanto às outras iniciativas relevantes:

Questão
2017História

(Udesc 2017) Um, dois, três, quatro, cinco, mil... Queremos eleger o presidente do Brasil! Estas palavras foram entoadas por grande parcela da população que, no primeiro semestre de 1984, foi às ruas reivindicar eleições diretas para a presidência da República. Este movimento, conhecido como Diretas já!, tornou-se um marco do processo de redemocratização política no Brasil. Analise a alternativa correta sobre este processo.

Questão
2017História

(Udesc 2017) O período que vai de 1914 a 1945 marca o início da Primeira Guerra Mundial e o fim da Segunda. Alguns historiadores, como Eric Hobsbawn, ressaltam elementos comuns deste período, denominando-o Era da Catástrofe. Com relação a este período, assinale a alternativa correta.

Questão
2017História

(UDESC 2017/2) As influências desfavoráveis do trabalho na fábrica sobre os operários são as seguintes: 1) necessidade absoluta de ritmar os esforços físicos e intelectuais com os movimentos das máquinas, movidas por uma força regular e incessante; 2) permanência de pé, que é preciso suportar durante Períodos anormalmente longos e demasiado próximos um dos outros; 3) privação do sono (devido a um trabalho demasiado longo, ou à dor nas pernas e doenças físicas generalizadas). É preciso acrescentar, por outro lado, o efeito das oficinas, muitas vezes com o teto muito baixo, exíguas, poeirentas, ou úmidas, insalubres, uma atmosfera demasiado quente, uma transpiração contínua. É por isso que principalmente os jovens, com muito raras exceções, perdem muito depressa a vivacidade da infância e tornam-se mais pálidos e debilitados que os outros rapazes. (texto de Sir D. Barry, citado por Friedrich Engels) O texto acima refere-se à (às):

Questão
2017História

(Udesc 2017) A abdicação de Dom Pedro I, em 1831, foi seguida por anos turbulentos, nos quais diferentes grupos políticos defendiam distintos projetos para os destinos da nação. Neste período que, até a coroação de Dom Pedro II, é conhecido como Período Regencial diversas revoltas eclodiram nas províncias e reivindicavam, especialmente, autonomia em relação ao poder central. Assinale a alternativa que contém apenas os nomes das revoltas ocorridas durante o Período Regencial.

Questão
2017História

(UDESC -2017) Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Estas trs palavras, somadas bandeira azul, branca e vermelha, tornaram-se smbolos das ideias defendidas e das reivindicaes no movimento chamado Revoluo Francesa. Com relao Revoluo Francesa, assinale a alternativa correta.

Questão
2017História

(UDESC) A respeito da participao das mulheres na sociedade, ao longo da Histria, assinale a alternativa incorreta.

1-9 de 9