Questões e gabarito - UDESC 2019

1-12 de 12
Questão
2019Química

(UDESC - 2019) Um aluno de qumica encontrou 5 frascos na bancada do laboratrio. Os frascos seriam utilizados em um experimento sobre propriedades coligativas e apresentavam descries de acordo com a tabela abaixo: Frasco Identificao 1 Soluo de HCl 0,1mol/L 2 Soluo de glicose 0,5mol/L 3 Soluo de MgCl20,1mol/L 4 Soluo de KCl 0,2mol/L 5 Soluo de CaCl20,2mol/L Analisando a descrio dos frascos, o alunos chegou concluso de que a ordem crescente de temperatura de congelamento das solues :

Questão
2019Geografia

(Udesc 2019) Diversos estudiosos têm atribuído o atual estágio de consolidação do espaço mundial economicamente globalizado aos avanços científicos e tecnológicos. A integração efetiva entre ciência, tecnologia e produção teve início em meados do século XX e, em um curto intervalo de tempo, grande parte das descobertas científicas foi transformada em inovações tecnológicas. Essa fase produtiva, à qual o texto se refere, é denominada:

Questão
2019Biologia

(UDESC-2019) Normalmente pensamos na existncia dos recifes de corais em guas quentes, rasas e limpas, com muita luz e poucos nutrientes, no entanto na foz do rio Amazonas, o contrrio, os sedimentos carregados pelo rio deixam a gua turva, mas trazem muitos nutrientes, compensando a escassez de luz. Outra peculiaridade a variao de acidez, da salinidade e da turbidez da gua, como resultado do encontro do rio com o oceano. Disponvel em http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/07/16/floresta-submarina/. Acesso em 09 de setembro de 2018. [adaptado] Assinale a alternativa correta, em relao ao grupo animal que forma os corais.

Questão
2019Biologia

(UDESC - 2019)Assinale a alternativa que completa corretamente a informao. Ao conjunto de populaes que interagem em um mesmo habitat de maneira direta ou indireta chamamos de __________.

Questão
2019Biologia

(UDESC -2019) O organismo humano necessita de uma srie de elementos qumicos diferentes que so ingeridos em forma de ons de sais minerais. Associe os ons relacionados na Coluna A com a sua funo descrita na Coluna B. Coluna A I. Zinco II. Ferro III. Iodo IV. Sdio V. Clcio Coluna B ( ) Atua na coagulao do sangue. ( ) Componente de vrias enzimas, algumas envolvidas na digesto. ( ) Componente dos hormnios da tireoide. ( ) Mais importante on positivo extracelular; ao no impulso nervoso. ( ) Componente da protena responsvel pelo transporte de gases no sangue. Assinale a alternativa que indica a associao correta entre as colunas, de cima para baixo.

Questão
2019Química

O mundo ao nosso redor composto por uma diversidade de materiais, capazes de realizar diferentes fenmenos para a sustentao da vida. As propriedades dos materiais, tais como estado fsico (slido, lquido ou gasoso), os pontos de ebulio e de fuso, entre outras, devem-se, em grande parte, ao tipo de ligao qumica que seus tomos realizam para a sua formao. Existe trs tipos bsicos de ligaes qumicas : a inica, a covalente e a metlica. Analise as substncias qumicas. I. Cloreto de potssio; II. Brometo de hidrognio; III. Gs carbnico; IV. Etanol; V. Nb2O5, Assinale a alternativa correta.

Questão
2019Matemática

(UDESC - 2019) Foi solicitado que um grupo de 64 pessoas escolhesse um numero maior do que 3. Aps a anlise das escolhas, constatou-se que: 12 pessoas escolheram um nmero primo, 30 um nmero par, 14 um mltiplo de 3, e 6 um mltiplo de 6. O nmero de pessoas que escolheu um nmero mpar, no mltiplo de 3 foi igual a:

Questão
2019Química

(UDESC 2019) Uma pessoa ao temperar sua salada utilizou apenas uma pitada de sal (cloreto de sdio) e aproximadamente 3 mL de vinagre (soluo aquosa contendo cido actico) e 9 mL de gua. Considere que o sal no influenciar o pH, que o vinagre uma soluo 4% (m/v) de cido actico (CH3COOH), sendo esta a substncia responsvel pelo carter cido desta soluo. (Dados: densidade do vinagre = 1 ,05 g/mL; Ka = 1,75x10-5) A expresso de equilbrio do cido actico :

Questão
2019História

(UDESC -2019) Leia atentamente o trecho a seguir: Os anarquistas, senhores, so cidados que, em um sculo em que se prega por toda parte a liberdade de opinies, acreditam ser seu dever recomendar liberdade ilimitada (...) Os anarquistas propem, pois, a ensinar ao povo a viver sem governo, da mesma forma como ele comea a aprender a viver sem Deus. (Declarao dos anarquistas, 1883) A respeito dos princpios anarquistas, e com base na informao, assinale a alternativa correta.

Questão
2019História

(Udesc 2019) Apesar de o processo de abolição ter culminado, em 1888, com a libertação dos escravizados, o racismo permaneceu com presença constante na história do Brasil, conforme pode-se observar neste texto de 1894, escrito por Nina Rodrigues: A civilização ariana está representada no Brasil por uma fraca minoria da raça branca a quem ficou o encargo de defendê-la, não só contra os atos antissociais os crimes de seus próprios representantes, como ainda contra os atos antissociais das raças inferiores. Analise as proposições pelas quais, pode ser constatada a presença do racismo nos anos iniciais da República Brasileira. I. No combate a tradições culturais, como a capoeira e várias formas de religiosidades africanas, que foram criminalizadas pelo código penal de 1890. II. Nos processos de reurbanização que desalojavam famílias na maioria negras dos centros das cidades, onde habitavam, muitas vezes, nos cortiços. III. Na organização de agremiações, exclusivamente, brancas, como a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Assinale a alternativa correta.

Questão
2019História

(UDESC -2019) Assinale (V) para as proposies que apresentam prticas polticas que caracterizaram o incio da repblica, no Brasil, e (F) para as que no apresentam tais prticas. ( ) Coronelismo: sistema poltico baseado em acordos, em troca de favores e reconhecimentos. ( ) Mandonismo: consolidao do poder nas mos das elites, que governavam graas s riquezas as quais controlavam. ( ) Clientelismo: Estratgia de cooptao de determinados segmentos sociais por meio da utilizao de recursos pertencentes ao Estado. Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

Questão
2019Biologia

(Udesc 2019) O quadro abaixo mostra, de maneira simplificada, a evoluo das plantas terrestres. Com relao aos grupos vegetais apresentados no quadro, analise as proposies, e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso. ( ) As brifitas so o primeiro grupo vegetal terrestre a possuir uma epiderme revestida com uma camada impermeabilizante. ( ) Na evoluo apresentada em A surgem os sistemas condutores de seiva bruta e a elaborada. ( ) Tanto as brifitas quanto as pteridfitas podem realizar a reproduo sexuada, independentemente da presena de gua, assim como as gimnospermas e as angiospermas. ( ) No processo evolutivo apresentado em B surgiram as sementes. ( ) As gimnospermas so o grupo vegetal mais antigo a apresentar sementes. ( ) No processo evolutivo apresentado em C surgem flores que so polinizadas por insetos, pssaros, tambm surgem ovrios e frutos. Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

1-12 de 12