Questões de História - UDESC 2019

1-3 de 3
Questão
2019História

(Udesc 2019) Apesar de o processo de abolição ter culminado, em 1888, com a libertação dos escravizados, o racismo permaneceu com presença constante na história do Brasil, conforme pode-se observar neste texto de 1894, escrito por Nina Rodrigues: A civilização ariana está representada no Brasil por uma fraca minoria da raça branca a quem ficou o encargo de defendê-la, não só contra os atos antissociais os crimes de seus próprios representantes, como ainda contra os atos antissociais das raças inferiores. Analise as proposições pelas quais, pode ser constatada a presença do racismo nos anos iniciais da República Brasileira. I. No combate a tradições culturais, como a capoeira e várias formas de religiosidades africanas, que foram criminalizadas pelo código penal de 1890. II. Nos processos de reurbanização que desalojavam famílias na maioria negras dos centros das cidades, onde habitavam, muitas vezes, nos cortiços. III. Na organização de agremiações, exclusivamente, brancas, como a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Assinale a alternativa correta.

Questão
2019História

(UDESC -2019) Assinale (V) para as proposies que apresentam prticas polticas que caracterizaram o incio da repblica, no Brasil, e (F) para as que no apresentam tais prticas. ( ) Coronelismo: sistema poltico baseado em acordos, em troca de favores e reconhecimentos. ( ) Mandonismo: consolidao do poder nas mos das elites, que governavam graas s riquezas as quais controlavam. ( ) Clientelismo: Estratgia de cooptao de determinados segmentos sociais por meio da utilizao de recursos pertencentes ao Estado. Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

Questão
2019História

(UDESC -2019) Leia atentamente o trecho a seguir: Os anarquistas, senhores, so cidados que, em um sculo em que se prega por toda parte a liberdade de opinies, acreditam ser seu dever recomendar liberdade ilimitada (...) Os anarquistas propem, pois, a ensinar ao povo a viver sem governo, da mesma forma como ele comea a aprender a viver sem Deus. (Declarao dos anarquistas, 1883) A respeito dos princpios anarquistas, e com base na informao, assinale a alternativa correta.

1-3 de 3