Questões de História - UDESC

1-15 de 44chevron right center
Questão
2019História

(UDESC -2019) Leia atentamente o trecho a seguir: Os anarquistas, senhores, so cidados que, em um sculo em que se prega por toda parte a liberdade de opinies, acreditam ser seu dever recomendar liberdade ilimitada (...) Os anarquistas propem, pois, a ensinar ao povo a viver sem governo, da mesma forma como ele comea a aprender a viver sem Deus. (Declarao dos anarquistas, 1883) A respeito dos princpios anarquistas, e com base na informao, assinale a alternativa correta.

Questão
2019História

(Udesc 2019) Apesar de o processo de abolição ter culminado, em 1888, com a libertação dos escravizados, o racismo permaneceu com presença constante na história do Brasil, conforme pode-se observar neste texto de 1894, escrito por Nina Rodrigues: A civilização ariana está representada no Brasil por uma fraca minoria da raça branca a quem ficou o encargo de defendê-la, não só contra os atos antissociais os crimes de seus próprios representantes, como ainda contra os atos antissociais das raças inferiores. Analise as proposições pelas quais, pode ser constatada a presença do racismo nos anos iniciais da República Brasileira. I. No combate a tradições culturais, como a capoeira e várias formas de religiosidades africanas, que foram criminalizadas pelo código penal de 1890. II. Nos processos de reurbanização que desalojavam famílias na maioria negras dos centros das cidades, onde habitavam, muitas vezes, nos cortiços. III. Na organização de agremiações, exclusivamente, brancas, como a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Assinale a alternativa correta.

Questão
2019História

(UDESC -2019) Assinale (V) para as proposies que apresentam prticas polticas que caracterizaram o incio da repblica, no Brasil, e (F) para as que no apresentam tais prticas. ( ) Coronelismo: sistema poltico baseado em acordos, em troca de favores e reconhecimentos. ( ) Mandonismo: consolidao do poder nas mos das elites, que governavam graas s riquezas as quais controlavam. ( ) Clientelismo: Estratgia de cooptao de determinados segmentos sociais por meio da utilizao de recursos pertencentes ao Estado. Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

Questão
2018História

(UDESC - 2018) Observe a linha do tempo abaixo: A respeito da chamada Antiguidade Clssica, assinale a alternativa que apresenta a correta ordem dos eventos, segundo a linha do tempo apresentada.

Questão
2018História

(UDESC) Assim como muitos movimentos sociais, o movimento feminista caracteriza-se, historicamente, pela diversidade de pautas e de sujeitos. Por outro lado, possvel afirmar a existncia de objetivos que foram bastante significativos para a consolidao deste movimento, em mbito abrangente. Sobre o movimento feminista, correto afirmar:

Questão
2018História

(UDESC) A carestia do indispensvel subsistncia do povo trabalhador tinha como aliada a insuficincia dos ganhos; a possibilidade normal de legtimas reivindicaes de indispensveis melhorias de situao esbarrava com a sistemtica reao policial; as organizaes dos trabalhadores eram constantemente assaltadas e impedidas de funcionar; os postos policiais superlotavam-se de operrios, cujas residncias eram invadidas e devassadas, qualquer tentativa de reunio de trabalhadores provocava a interveno brutal da polcia (...) O ambiente operrio era de incertezas, de sobressaltos e angstias. A situao tornava-se insustentvel. A citao um relato de Edgar Leuenroth no jornal Estado de So Paulo, justificando a sua participao no movimento grevista de 1917. Conforme descreve Leuenroth, a condio operria gerou uma srie de greves e mobilizaes durante a primeira repblica. Sobre as reivindicaes da classe operria, na segunda metade da dcada de 1910, analise as proposies. I. O operariado reivindicava a jornada de 8 horas de trabalho. II. O operariado reivindicava o direito ao repouso semanal de 36 horas. III. O operariado reivindicava a proibio do trabalho de menores de 14 anos. IV. O operariado reivindicava a igualdade salarial para homens e mulheres.

Questão
2018História

(UDESC - 2018) Na Bruzundanga, como no Brasil, todos os representantes do povo, desde o vereador at o Presidente da Repblica, eram eleitos por sufrgio universal, e, l, como aqui, de h muito que os polticos prticos tinham conseguido quase totalmente eliminar do aparelho eleitoral esse elemento perturbador o voto. (Lima Barreto, Os bruzundangas.) Escrito em 1917, o livro Os bruzundangas corresponde a uma forte stira da sociedade brasileira. Em relao ao trecho citado, correto afirmar que Lima Barreto, por meio da fico, refere-se:

Questão
2018História

(Udesc 2018) Os proletários nada têm a perder a não ser suas algemas. Têm um mundo a ganhar. Proletários de todo o mundo, uni-vos.. Estas frases, escritas por Karl Marx e Frederich Engels, encerram o Manifesto Comunista, publicado em Londres, em 1848. A respeito das condições de trabalho na Europa, durante o século XIX, é correto afirmar:

Questão
2018BiologiaHistória

(UDESC - 2018) Em 1972, a equipe do arquelogo Richard Leakey encontrou, nas imediaes do Lago Turkana, o crnio e os ossos de um Homo rudolfensis de 1,9 milhes de anos. Esta espcie teria coabitado o territrio africano ao mesmo tempo em que trs outras; o Homo habilis, o Homo erectus e o Paranthropus boisei. Em 1974, pesquisadores descobriram, na Etipia, um fssil de 3,2 milhes de anos, ao qual apelidaram de Lucy. Em 2017, foram publicadas pesquisas a respeito de fsseis de Homo sapiens encontrados no Marrocos, os quais contariam com cerca de 300 mil anos. Disponvel em www.bbc.com, acessado em 15 de maro de 2018. Estas descobertas foram essenciais para o desenvolvimento de pesquisas, a respeito da evoluo de espcies, pois elas poderiam ser referentes aos antepassados diretos da espcie humana. A este respeito, correto afirmar:

Questão
2018História

(UDESC - 2018) prtica comum nos programas escolares a delimitao de datas que marcam o incio e, muitas vezes, o fim de processos histricos. No caso da Histria do Brasil, o ano de 1500 recebe bastante ateno. A respeito do ano de 1500 como incio oficial da Histria do Brasil, analise as proposies. I. A definio de datas como marcos histricos tem implicaes polticas, uma vez que elege certos eventos como fundamentais. No caso da Histria do Brasil, a nfase no ano de 1500 ressalta a importncia atribuda chegada dos europeus para a constituio da histria brasileira. II. Ao definir o ano de 1500 como marco inicial para a Histria do Brasil, corre-se o risco de desconsiderar a importncia da histria, as caractersticas e os costumes dos vrios grupos indgenas que j habitavam o territrio, que seria posteriormente conhecido como Brasil. III. A definio do ano de 1500, como marco para o incio oficial da Histria do Brasil, foi resultado de uma srie de demandas populares que reivindicavam a possibilidade de opinar a respeito da oficializao da Histria Nacional. Assinale a alternativa correta.

Questão
2017História

(UDESC 2017/2) As influências desfavoráveis do trabalho na fábrica sobre os operários são as seguintes: 1) necessidade absoluta de ritmar os esforços físicos e intelectuais com os movimentos das máquinas, movidas por uma força regular e incessante; 2) permanência de pé, que é preciso suportar durante Períodos anormalmente longos e demasiado próximos um dos outros; 3) privação do sono (devido a um trabalho demasiado longo, ou à dor nas pernas e doenças físicas generalizadas). É preciso acrescentar, por outro lado, o efeito das oficinas, muitas vezes com o teto muito baixo, exíguas, poeirentas, ou úmidas, insalubres, uma atmosfera demasiado quente, uma transpiração contínua. É por isso que principalmente os jovens, com muito raras exceções, perdem muito depressa a vivacidade da infância e tornam-se mais pálidos e debilitados que os outros rapazes. (texto de Sir D. Barry, citado por Friedrich Engels) O texto acima refere-se à (às):

Questão
2017História

(Udesc 2017) A abdicação de Dom Pedro I, em 1831, foi seguida por anos turbulentos, nos quais diferentes grupos políticos defendiam distintos projetos para os destinos da nação. Neste período que, até a coroação de Dom Pedro II, é conhecido como Período Regencial diversas revoltas eclodiram nas províncias e reivindicavam, especialmente, autonomia em relação ao poder central. Assinale a alternativa que contém apenas os nomes das revoltas ocorridas durante o Período Regencial.

Questão
2017História

(Udesc 2017) O período que vai de 1914 a 1945 marca o início da Primeira Guerra Mundial e o fim da Segunda. Alguns historiadores, como Eric Hobsbawn, ressaltam elementos comuns deste período, denominando-o Era da Catástrofe. Com relação a este período, assinale a alternativa correta.

Questão
2017História

(Udesc 2017) Em 1974, o então presidente Ernesto Geisel deu início institucionalmente ao processo de abertura política que deveria garantir o fim do regime militar, por meio de uma transição caracterizada como lenta, gradual e segura. A iniciativa governamental, porém, não foi a única relevante para o fim da ditadura militar. A respeito do fim da ditadura militar no Brasil, assinale a alternativa correta quanto às outras iniciativas relevantes:

Questão
2017História

(Udesc 2017) No Brasil, durante o início do século XIX, as províncias do Norte, dentre elas Pernambuco, viviam uma relativa prosperidade econômica, ocasionada em especial pela produção do algodão e do açúcar. A partir do estabelecimento da Corte Portuguesa no Rio de Janeiro, tal prosperidade foi relativamente fragilizada. Analise as proposições em relação às mudanças ocorridas com a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil. I. A alocação de uma estrutura burocrática no Rio de Janeiro tornou o governo de Dom João VI mais capacitado a se envolver nos negócios das províncias, o que possibilitou a diminuição de autonomia destas. II. Para arcar financeiramente com os custos da Corte no Rio de Janeiro, o governo exigiu a cobrança de mais impostos dos setores de produção de açúcar e algodão. III. A cobrança de maiores impostos e a diminuição da autonomia das províncias, ocasionadas pela presença da Corte no Rio de Janeiro, não tiveram nenhuma relação com o movimento que se tornou conhecido como Revolução Pernambucana. Assinale a alternativa correta.

1-15 de 44chevron right center