(UEA - 2013) A inteligncia humana incapaz de apreender a substncia ou a essncia ntima de Deus. O nosso conhecimento intelectual tem seu ponto de partida nos sentidos corporais, de tal modo que tudo o que no cai sob o domnio dos sentidos no pode ser apreendido pela inteligncia humana, a no ser na medida que os objetos sensveis permitem deduzir a existncia de tais coisas. Ora, os objetos sensveis no podem conduzir a nossa inteligncia a enxergar neles aquilo que constitui a substncia ou essncia divina, pois se verifica uma diferena de nvel entre os efeitos e o poder da coisa. E, todavia, os objetos sensveis conduzem a nossa inteligncia a um certo conhecimento de Deus, at ao ponto de conhecermos que Ele existe. (Santo Toms de Aquino. Smula contra os gentios, 1973. Adaptado.) Santo Toms de Aquino (1225-1274) foi telogo, filsofo e um dos mestres da Escolstica medieval. No excerto, ele sustenta que a inteligncia humana, apesar de sua fragilidade, pode levar comprovao da existncia de Deus, considerando que possvel
(UEA - 2013) Considerando que todos os mesmos pensamentos que temos quando despertos nos podem tambm ocorrer quando dormimos, sem que haja nenhum, nesse caso, que seja verdadeiro, resolvi fazer de conta que todas as coisas que at ento haviam entrado no meu esprito no eram mais verdadeiras que as iluses de meus sonhos. Mas, logo em seguida, adverti que, enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era to firme e to certa que todas as mais extravagantes suposies no seriam capazes de a abalar, julguei que podia aceit-la, sem escrpulo, como o primeiro princpio da Filosofia que procurava. Pelo fato mesmo de eu pensar em duvidar da verdade das outras coisas seguia-se mui evidentemente e mui certamente que eu existia. (Ren Descartes. Discurso do mtodo, 1973. Adaptado.) O excerto do Discurso do mtodo de Ren Descartes (1596-1650) expe o procedimento inicial da reflexo do filsofo, a chamada dvida metdica. A dvida tem a funo de abrir o caminho da verdade. Pela dvida, o filsofo chega primeira certeza, que est na origem do