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Questões de Português - UECE 2008 | Gabarito e resoluções

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Questão 4
2008Português

O BARBEIRO Perto de casa havia um barbeiro, que me conhecia de vista, amava a rabeca e não tocava inteiramente mal. 10Na ocasião em que ia passando, 9executava não sei que peça. Parei na calçada a ouvi-lo (tudo 3são pretextos a um coração agoniado), ele viu-me, e continuou a tocar. Não atendeu a um freguês, e logo a outro, que ali foram, 7a despeito da hora e de ser domingo, confiar-lhe as caras à navalha. Perdeu-os sem perder uma nota; ia tocando para mim. Esta consideração fez-me chegar francamente à porta da loja, voltado para ele. Ao fundo, levantando a cortina de chita que fechava o interior da casa, 11vi apontar uma moça trigueira, vestido claro, flor no cabelo. Era a mulher dele; creio que me descobriu de dentro, e veio agradecer-me com a presença o favor que eu fazia ao marido. 6Se me não engano, chegou a dizê-lo com os olhos. Quanto ao marido, tocava agora com mais calor; sem ver a mulher, sem ver fregueses, grudava a face no instrumento, passava a alma ao arco, e tocava, tocava... Divina arte! Ia-se formando um grupo, 4deixei a porta da loja e vim andando para casa; 2enfiei pelo corredor e subi as escadas sem estrépito. Nunca me esqueceu o caso deste barbeiro, ou por estar ligado a um momento grave de minha vida, ou por esta máxima, que os compiladores podiam tirar daqui e inserir nos compêndios da escola. A máxima é que 1a gente esquece devagar as boas ações que pratica, e verdadeiramente não as esquece nunca. Pobre barbeiro! Perdeu duas barbas naquela noite, que eram o pão do dia seguinte, tudo para ser ouvido de um transeunte. 12Supõe agora que este, em vez de ir-se embora, como eu fui, ficava à porta a ouvi-lo e namorar-lhe a mulher; então é que ele, todo arco, todo rabeca, tocaria desesperadamente. 5Divina arte! (ASSIS, Machado de. Dom Casmurro - obra completa - vol. I, Aguilar, 2 ed. 1962.) Na passagem ... executava não sei que peça. (ref. 9), a palavra que tem função de:

Questão
2008Português

(UECE - 2008) Assinale a alternativa em que todas as expresses destacadas tm valor de adjetivo. A MEMRIA E O CAOS DIGITAL Fernanda Colavitti 2A era digital trouxe inovaes e facilidades para o homem que superou de longe o que 16a fico previa at pouco tempo atrs. 1Se antes precisvamos correr em busca de informaes de nosso interesse, hoje, teis ou no, elas que nos assediam: resultados de loterias, dicas de cursos, variaes da moeda, ofertas de compras, notcias de atentados, ganhadores de gincanas, etc. 11Por outro lado, 6enquanto cresce a capacidade dos discos rgidos e a velocidade das informaes, o desempenho da memria humana est ficando cada vez mais comprometido. Cientistas so unnimes ao associar 3a rapidez das informaes geradas pelo mundo digital com a restrio de nosso disco rgido natural. 10Eles ressaltam, porm, que 7o problema no est propriamente 4nas novas tecnologias, mas 5no uso exagerado delas, o que faz com que deixemos de lado atividades mais estimulantes, como a leitura, que envolvem diversas funes do crebro. Os mais prejudicados por esse processo tm sido crianas e adolescentes, cujo desenvolvimento neuronal acaba sendo moldado preguiosamente. Responda sem pensar: qual era a manchete do jornal de ontem? Voc lembra o nome da novela que 12antecedeu o Clone? E quem era o tcnico da Seleo Brasileira na Copa do Mundo de 1994? No ter uma resposta imediata para essas perguntas no deve ser causa de preocupao para ningum, mas exemplifica bem o problema constatado pela fonoaudiloga paulista Ana Maria Maaz Alvarez, que h mais de 20 anos estuda a relao entre audio e recordao. A pedido de duas empresas, 8ela realizou uma pesquisa para saber o que estava ocorrendo com os funcionrios que reclamavam com frequncia de lapsos de memria. Foram entrevistados 71 homens e mulheres, com idade de 18 e 42 anos. 9A maioria dos esquecimentos era de natureza auditiva, como nomes que acabavam de ser ouvidos ou assuntos discutidos. (Por falar nisso, responda sem olhar no pargrafo anterior: voc lembra o nome da pesquisadora citada?) Ana Maria 13descobriu que os lapsos de memria resultavam basicamente do excesso de informao em consequncia do tipo de trabalho que essas pessoas exerciam nas empresas, e do pouco tempo que 14dispunham para process-las, somados angstia de querer saber mais e ao excesso de atribuies. Elas no se detinham no que estava sendo dito (lido, ouvido ou visto) e, consequentemente, no 15conseguiam gravar os dados na memria, afirma. (Fonte Internet: Superinteressante, 2001).

Questão
2008Português

(UECE-2008) Se antes precisávamos correr em busca de informações de nosso interesse, hoje, úteis ou não, elas é que nos assediam ... (ref. 1). Na mensagem dessa frase, está implícito que

Questão
2008Português

(Uece 2008) Está implícito no texto que

Questão
2008Português

A MEMÓRIA E O CAOS DIGITAL Fernanda Colavitti 2A era digital trouxe inovações e facilidades para o homem que superou de longe o que 16a ficção previa até pouco tempo atrás. 1Se antes precisávamos correr em busca de informações de nosso interesse, hoje, úteis ou não, elas é que nos assediam: resultados de loterias, dicas de cursos, variações da moeda, ofertas de compras, notícias de atentados, ganhadores de gincanas, etc. 11Por outro lado, 6enquanto cresce a capacidade dos discos rígidos e a velocidade das informações, o desempenho da memória humana está ficando cada vez mais comprometido. Cientistas são unânimes ao associar 3a rapidez das informações geradas pelo mundo digital com a restrição de nosso disco rígido natural. 10Eles ressaltam, porém, que 7o problema não está propriamente 4nas novas tecnologias, mas 5no uso exagerado delas, o que faz com que deixemos de lado atividades mais estimulantes, como a leitura, que envolvem diversas funções do cérebro. Os mais prejudicados por esse processo têm sido crianças e adolescentes, cujo desenvolvimento neuronal acaba sendo moldado preguiçosamente. Responda sem pensar: qual era a manchete do jornal de ontem? Você lembra o nome da novela que 12antecedeu o Clone? E quem era o técnico da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1994? Não ter uma resposta imediata para essas perguntas não deve ser causa de preocupação para ninguém, mas exemplifica bem o problema constatado pela fonoaudióloga paulista Ana Maria Maaz Alvarez, que há mais de 20 anos estuda a relação entre audição e recordação. A pedido de duas empresas, 8ela realizou uma pesquisa para saber o que estava ocorrendo com os funcionários que reclamavam com frequência de lapsos de memória. Foram entrevistados 71 homens e mulheres, com idade de 18 e 42 anos. 9A maioria dos esquecimentos era de natureza auditiva, como nomes que acabavam de ser ouvidos ou assuntos discutidos. (Por falar nisso, responda sem olhar no parágrafo anterior: você lembra o nome da pesquisadora citada?) Ana Maria 13descobriu que os lapsos de memória resultavam basicamente do excesso de informação em consequência do tipo de trabalho que essas pessoas exerciam nas empresas, e do pouco tempo que 14dispunham para processá-las, somados à angústia de querer saber mais e ao excesso de atribuições. Elas não se detinham no que estava sendo dito (lido, ouvido ou visto) e, consequentemente, não 15conseguiam gravar os dados na memória, afirma. (Fonte Internet: Superinteressante, 2001). (Uece 2008) Analise os elementos mórficos das formas verbais e assinale com V as segmentações corretas e, com F, as falsas. ( ) antecedeu (ref. 12): ante + ced + e + u ( ) descobriu (ref. 13): des + cobri + u ( ) dispunham (ref. 14): dis + punh + a + m ( ) conseguiam (ref. 15): con + segu + i + a + m Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

Questão
2008Português

(Uece 2008) Sobre o Realismo, assinale o INCORRETO.

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