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Questões de História - UECE 2017 | Gabarito e resoluções

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Questão
2017História

(Uece 2017) Leia atentamente o excerto a seguir: Há duas Brancas Dias: uma real, outra imaginária. A primeira pode ser conhecida consultando-se os documentos históricos e os estudos já escritos a respeito; a outra está nos romances e peças de teatros inspirados pelo personagem real. [...] Enquanto seu marido, Diogo Fernandes, instalava-se em Pernambuco, [...] Branca, que havia permanecido em Portugal, era denunciada e presa pela Inquisição. Acusada de judaísmo pela própria mãe e por uma irmã, que já se encontravam presas, Branca admitiu a dita heresia, sendo assim libertada, [...]. Com a morte do marido, além de administrar a parcela que restava do engenho Camaragibe após um fracasso parcial de sua exploração, Branca manteve em sua casa da Rua Palhares, em Olinda, com a ajuda das filhas, uma escola para ensinar meninas a cozinhar, bordar e fazer rendados. Mal imaginava que, trinta anos depois, já morta, suas ex-alunas a denunciariam ao visitador inquisitorial por práticas judaizantes no Brasil. Bruno Fleiter. Duas faces de um mito. Nossa História. Ano 1, n 10, ago. 2004. p. 48. O aspecto da colonização do Brasil tratado no trecho acima diz respeito

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(Uece 2017) Enquanto na maioria das regiões do Brasil as primeiras vilas e cidades surgiram no litoral (Igaraçu e Olinda, em Pernambuco; Vila do Pereira, Ilhéus, Santa Cruz e Porto Seguro, na Bahia, e São Vicente, Cananeia e Santos, em São Paulo), no Ceará, os povoados e as primeiras vilas surgiram tanto no litoral (Aquiraz em 1700 e Fortaleza, ocupada desde 1603 e elevada à categoria de vila em 1726) quanto no interior (Icó, colonizada desde 1683 e elevada à categoria de vila em 1738). Com relação a esses fatos, é INCORRETO dizer que

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(Uece 2017) A colonização do Brasil, assim como a de outras regiões da América, proporcionou a produção de diversas crônicas nas quais os europeus deixaram seus relatos sobre as novas culturas que encontravam. O trecho a seguir é do cronista e religioso francês Claude dAbbeville e trata da visão que teve dos índios tupinambás, como padre capuchinho francês, na época da ocupação do Maranhão entre 1612 e 1615. Em verdade imaginava eu que iria encontrar verdadeiros animais ferozes, homens selvagens e rudes. Enganei-me, porém, totalmente. Nos sentidos naturais, tanto internos como externos, jamais achei ninguém indivíduo ou nação que os superasse. [...] São extremamente discretos, muito compreensivos a tudo que se lhes deseja explicar, capazes de conhecer com rapidez tudo o que lhes ensinam. [...] São tão serenos e calmos que escutam atentamente tudo o que lhes dizem, sem jamais interromper os discursos. [...] falam às vezes, durante duas ou três horas em seguida, sem se cansar, revelando-se hábeis em tirar as necessárias deduções dos argumentos que se lhes apresentam. São muito lógicos e só se deixam levar pela razão e jamais sem conhecimento de causa. Claude dAbbeville. História da Missão dos padres capuchinhos na ilha do Maranhão e terras circunvizinhas. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1975. p. 243. Com base no trecho e no que se sabe sobre o contato entre portugueses e nativos na colonização do Brasil, assinale com V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir. ( ) O fragmento de texto mostra que sempre houve distorção sobre a real condição dos nativos brasileiros, tidos, enfim, como estúpidos, incapazes e preguiçosos. ( ) O autor faz parte de um grupo de europeus que viram nos nativos brasileiros a imagem do homem puro e sem vícios, o bom selvagem, assim como os apresentou Rousseau. ( ) Todos os cronistas coloniais passaram à Europa e para a posteridade esta mesma imagem dos nativos americanos, o que proporcionou um modelo de convivência pacífico e baseado no respeito à cultura indígena. ( ) A percepção dos cronistas europeus sobre os nativos brasileiros baseou-se na sua origem, formação, valores e expectativas; desta forma, todos viram os nativos brasileiros com bons olhos, como o padre capuchinho Claude dAbbeville. A sequência correta, de cima para baixo, é:

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(Uece 2017) Atente ao seguinte enunciado: Nove anos após a Inconfidência Mineira, idealizada e liderada por membros da elite da capitania de Minas Gerais (advogados, magistrados, militares, padres e ricos contratantes), uma nova revolta ocorreu na Colônia, contra a dominação portuguesa. Essa, entretanto, não ficou restrita a um pequeno grupo da elite de brancos e intelectuais ou às ideias políticas liberais. Teve a participação e mesmo a liderança de pessoas oriundas dos grupos desprivilegiados (mulatos, brancos pobres, negros livres e escravos), dela participaram o médico Cipriano José Barata de Almeida, os soldados Lucas Dantas do Amorim Torres e Luís Gonzaga das Virgens e os alfaiates João de Deus do Nascimento e Manuel Faustino dos Santos Lira. Seus objetivos incluíam, além da autonomia em relação a Portugal, a implantação de um governo republicano, a busca por igualdade racial com a abolição da escravidão e o fim dos privilégios sociais e econômicos das elites, com a diminuição dos impostos e com aumentos salariais para o povo. O enunciado acima se refere ao movimento separatista colonial denominado

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(UECE - 2017) Atente ao seguinte enunciado: Em seu governo, Maurcio de Nassau incentivou a produo de acar, que havia decado durante a conquista, com a concesso de financiamentos; tambm estimulou a agricultura de subsistncia, sobretudo da mandioca, para que no faltassem alimentos aos mais pobres. Homem culto e amante das artes, seu governo foi um perodo de tolerncia religiosa entre catlicos e protestantes. Seu retorno Europa e sua substituio por um triunvirato que alterou suas prticas administrativas fez surgir reaes e insurreies por parte dos senhores de engenho. O enunciado se refere ao perodo histrico marcado

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(UECE -2017)O incio do Sc. XVIII marcou uma importante mudana no processo de colonizao do Brasil pela metrpole portuguesa. A descoberta de jazidas de pedras e metais preciosos, no interior do territrio, promoveu interiorizao do povoamento e diversas alteraes na administrao colonial. Sobre esse perodo, correto afirmar que

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(UECE -2017) Atente ao seguinte excerto: [...] Resulta da que a Independncia se fez por uma simples transferncia poltica de poderes da metrpole para o novo governo brasileiro. E na falta de movimentos populares, na falta de participao direta das massas neste processo, o poder todo absorvido pelas classes superiores da ex-colnia, naturalmente as nicas em contato direto com o regente e sua poltica. Fez-se a Independncia praticamente revelia do povo; e se isto lhe poupou sacrifcios, tambm afastou por completo sua participao na nova ordem poltica. A Independncia brasileira fruto mais de uma classe que da nao tomada em conjunto. Caio Prado Jr. Evoluo poltica do Brasil: Colnia e Imprio. So Paulo: Brasiliense. p. 53. Na perspectiva de Caio Prado Jr., caracterizam o processo de independncia do Brasil os seguintes aspectos:

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(Uece 2017) Atente ao seguinte excerto: Com a expansão do humanismo, com a Reforma que em parte o assume e democratiza, e com a Contra-Reforma que não pode rejeitá-lo, mas o expurga e castiga, a teoria e a prática educativa prosseguem entre conflitos e contradições. MANACORDA, Mario. História da Educação. Da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 2004, p. 203. Dois grandes expoentes do humanismo são

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(Uece 2017) Observe o seguinte enunciado: “Com a dissolução da Assembleia Constituinte, em 12 de novembro de 1823, aumentou a insatisfação com o governo de D. Pedro I, sobretudo no Nordeste. Em 2 de julho de 1824, em Pernambuco, Manuel Carvalho Paes de Andrade lança o manifesto que dá origem ao movimento. Contudo, antes da manifestação ocorrida no Recife, apoiada por Cipriano Barata e por Joaquim da Silva Rabelo (o Frei Caneca), ambos experientes revoltosos, a província do Ceará já tinha sua manifestação contrária ao Imperador, ocorrida no município de Nova Vila do Campo Maior (hoje Quixeramobim), em 9 de janeiro de 1824 e liderada por Gonçalo Inácio de Loyola Albuquerque e Melo (o Padre Mororó)”. O movimento ocorrido no Brasil durante o Império a que o enunciado acima se refere é denominado

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(Uece 2017) Leia atentamente o trecho a seguir: “Antes de chegar à ilha, o rei Utopos tinha conhecimento de que seus habitantes lutavam continuamente entre si por questões religiosas. De fato, concluiu que seria fácil conquistar a ilha porque as diferentes seitas estavam demasiadamente ocupadas, lutando umas contra outras, para se oporem às suas forças. Portanto, tão logo conquistou a vitória, decretou que cada um era livre para professar a religião de sua própria escolha, podendo fazer proselitismo por sua fé, desde que fosse de forma racional, discreta e moderada, sem agredir outras crenças”. MORE, Thomas. Utopia. trad. Anah de Melo Franco. Brasília: Editora da Universidade de Brasília: Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, 2004, p. 115. Publicado em 1516, o clássico Utopia, do inglês Thomas More ou Thomas Morus, reflete a visão do autor sobre várias questões de sua época. Quanto às questões religiosas, tratadas no excerto acima, o livro é bastante significativo de sua época, porque

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(Uece 2017) Atente à letra da música Padre Cícero, de Tim Maia. No sertão do Crato, Nasce um homem pobre Porém muito jovem, porém muito jovem Todo mundo vai saber, Quem ele é Este homem estuda, Mesmo sem ajuda Se formou primeiro E no Juazeiro Todo mundo respeitou, O padre Cicero, padre Cicero, Daí então tudo mudou, De reverendo a lutador Desperta ódio e amor, passaram anos pra saber Se era bom ou mal, Mas ninguém Até hoje afirmou. Era um triste dia, Pois alguém jazia Cego, surdo e pobre, Cego, surdo e pobre Desse jeito faleceu, o padre Cicero Padre Cicero, padre Cicero. Em sua obra, Tim Maia nos mostra sua percepção sobre Padre Cícero, personagem que marcou a história brasileira das primeiras décadas do século XX, não apenas no Ceará, mas em todo o Nordeste. A respeito de Padre Cícero, é correto afirmar que

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(Uece 2017) No começo do século XX, desenvolveu-se uma doutrina política que defendia a ideia de que a sociedade só funcionaria se houvesse ordem e paz, respeito à hierarquia social e com harmonia. Era inspirada na Doutrina Social da Igreja Católica. No Brasil, seus membros usavam uniformes verdes, o que resultou em serem conhecidos como camisas verdes ou, ainda, galinhas verdes, e cumprimentavam-se com a saudação indígena Anauê. Foi um [...] movimento político de inspiração fascista com forte ligação com os movimentos conservadores e o pensamento autoritário brasileiro em decurso. Para compreender a importância desse movimento e o nível de mobilização que atingiu, congregando grande número de pessoas de todas as classes, é necessário evidenciar a sua estrutura, seu ideário e as estratégias mobilizadoras, pensadas em torno de grandes temas.. REGIS, João Rameres. Galinhas-Verdes: Memórias e Histórias (...) em Limoeiro Ceará (1934-1937). Dissertação. UFC, 2002. p. 61. O movimento político a que o excerto acima se refere é o

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(UECE - 2017) Plutarco atribuiu ao Tribuno da Plebe, Tibrio Graco, o seguinte discurso dirigido aos pobres de Roma: As feras que atravessam os bosques da Itlia tm cada uma seus abrigos e suas tocas; os que lutam e morrem pela defesa da Itlia s tm o ar e luz e nenhuma outra coisa mais. Sem teto para se abrigar, eles vagueiam com seus filhos e suas mulheres. Os enganam seus generais quando, nas batalhas, os estimulam a combater pelos templos de seus deuses, pelas sepulturas de seus pais. Isto porque, de um grande nmero de romanos, no h um s que tenha o seu altar domstico nem seu jazigo familiar. Eles combatem e morrem para alimentar a opulncia e o luxo de outros, e, quando dizem que so senhores de todo o mundo, eles no so donos sequer de um pedao de terra. Apud Plutarco. Vidas Paralelas. Tomo VI. P. 209-210. Disponvel em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=co_obra=6712 Com essas palavras, o Tribuno Tibrio Graco nos informa que Roma

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O início do Séc. XVIII marcou uma importante mudança no processo de colonização do Brasil pela metrópole portuguesa. A descoberta de jazidas de pedras e metais preciosos, no interior do território, promoveu interiorização do povoamento e diversas alterações na administração colonial. Sobre esse período, é correto afirmar que

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(Uece 2017) Atente ao seguinte excerto: [...] Várias figuras importantes tiveram seus direitos políticos cassados. Muitas prisões, apreensões e queima de livros considerados subversivos foram feitos pelos órgãos repressivos. Reformas na máquina administrativa e mudanças nas leis trabalhistas foram promovidas logo no início do governo Castelo Branco: as greves foram praticamente proibidas e os salários arrochados, isto é, mantidos em níveis bastante baixos. Antônio Pedro e Lizânias de Souza Lima. História sempre presente. v. 3. 1 ed. São Paulo, FTD, 2010. p. 280. O momento da História Republicana do Brasil a que o excerto acima se refere é

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