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Questões de Filosofia - UECE 2019 | Gabarito e resoluções

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Questão
2019Filosofia

(UECE - 2019) Leia atentamente o seguinte excerto: A liberdade do homem em sociedade consiste em no estar submetido a nenhum outro poder legislativo seno quele estabelecido no corpo poltico mediante consentimento, nem sob o domnio de qualquer vontade ou sob a restrio de qualquer lei afora as que promulgar o poder legislativo, segundo o encargo a este confiado. LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. Martins Fontes, 1998, p. 401-402. Adaptado. Considerando a definio de liberdade do homem em sociedade, de John Locke, atente para as seguintes afirmaes: I. A concepo de liberdade do homem em sociedade de Locke elimina totalmente o direito de cada um de agir conforme a sua vontade. II. A concepo de liberdade do homem em sociedade de Locke consiste em viver sob a restrio das leis promulgadas pelo poder legislativo. III. A concepo de liberdade do homem em sociedade de Locke consiste em viver segundo uma regra permanente e comum que todos devem obedecer. correto o que se afirma em

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(Uece 2019) Talvez [...] a verdade nada mais seja do que uma certa purificação das paixões e seja, portanto, a temperança, a justiça, a coragem; e a própria sabedoria não seja outra coisa do que esse meio de purificação. PLATÃO. Fédon, 69b-c, adaptado. Nessa fala de Sócrates, a purificação das paixões ocorre na medida em que a alma se afasta do corpo pela força da sabedoria. Com base nisso, assinale a afirmação FALSA.

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(Uece 2019) Atente para as seguintes citaes: Temos assim trs virtudes que foram descobertas na nossa cidade: sabedoria, coragem e moderao para os chefes; coragem e moderao para os guardas; moderao para o povo. No que diz respeito quarta, pela qual esta cidade tambm participa na virtude, que poder ser? evidente que a justia (Plato, Rep., 432b). O princpio que de entrada estabelecemos que se devia observar em todas as circunstncias quando fundamos a cidade, esse princpio , segundo me parece, ou ele ou uma de suas formas, a justia. Ora, ns estabelecemos, segundo suponho, e repetimo-lo muitas vezes, se bem te lembras, que cada um deve ocupar-se de uma funo na cidade, aquela para a qual a sua natureza mais adequada (Plato, Rep., 433a). Considerando a teoria platnica das virtudes, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir: ( ) Nessa teoria das virtudes, cada grupo desenvolve a(s) virtude(s) que lhe (ou so) prpria(s). ( ) S pode ser justa a cidade em que os grupos que dela participam e nela agem o fazem de acordo com sua natureza. ( ) Quando sabedoria, coragem e moderao se realizam de modo adequado, temos a justia. ( ) Existe uma relao entre a natureza dos indivduos, o grupo de que devem fazer parte na cidade, as virtudes que lhes so adequadas e, em consequncia, a funo que nela devem desempenhar. A sequncia correta, de cima para baixo, :

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(Uece 2019) Se na Ética a Nicômaco Aristóteles visa encaminhar o indivíduo à felicidade, na Política ele tem por finalidade alcançar o bem comum, o bem viver. Por isso, ele compreende que a origem da polis está na necessidade natural do homem em buscar a felicidade. A comunidade natural mais incipiente é a família, na qual seus membros se unem para facilitar as atividades básicas de sobrevivência. E várias famílias se ligam para formar a aldeia. E as aldeias se juntam para instituir a polis. Sobre isso, é correto afirmar que

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(Uece 2019) Leia atentamente a seguinte passagem: A experiência parece um pouco semelhante à ciência (epistéme) e à arte (tékhne). Com efeito, os homens adquirem ciência e arte por meio da experiência. A experiência, como diz Polo, produz a arte, enquanto a inexperiência produz o puro acaso. A arte se produz quando, de muitas observações da experiência, forma-se um juízo geral e único passível de ser referido a todos os casos semelhantes (Aristóteles, Metafísica, 981a5). Com base no texto acima, considere as seguintes afirmações: I. Somente a ciência é conhecimento universal, cujos juízos gerais se aplicam a todos os casos semelhantes. II. A tékhne é uma forma de conhecimento universal, pois, com base nas experiências, se forma um juízo geral. III. Por ser semelhante à experiência, a tékhne não constitui um conhecimento universal. IV. A experiência é pressuposto dos conhecimentos universais (tékhné e epistéme), mas não é ainda um conhecimento universal. É correto somente o que se afirma em

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(Uece 2019) O maniqueísmo é uma filosofia religiosa sincrética e dualística fundada e propagada por Manes ou Maniqueu, filósofo cristão do século III, que divide o mundo simplesmente entre Bom, ou Deus, e Mau, ou o Diabo. A matéria é intrinsecamente má e o espírito, intrinsecamente bom. Com a popularização do termo, maniqueísta passou a ser um adjetivo para toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do Bem e do Mal. Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Manique%C3%ADsmo. Contra o maniqueísmo, Agostinho de Hipona (Santo Agostinho) afirmava que

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(Uece 2019) [É] uma coisa bem notável que não haja homens [...] que não sejam capazes de arranjar em conjunto diversas palavras e de compô-las num discurso pelo qual façam entender seus pensamentos; [...] os homens que, tendo nascido surdos e mudos, são desprovidos dos órgãos que servem aos outros para falar, [...] costumam inventar eles próprios alguns sinais, pelos quais se fazem entender por quem, estando comumente com eles, disponha de lazer para aprender a sua língua. DESCARTES, R. Discurso do método, V. A passagem acima informa sobre a relação entre pensamento e linguagem no racionalismo moderno. Sobre essa relação, pode-se afirmar corretamente que

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(Uece 2019) [N]ão existe contraposição maior à exegese e justificação puramente estética do mundo [...] do que a doutrina cristã, a qual é e quer ser somente moral, e com seus padrões absolutos, já com sua veracidade de Deus, por exemplo, desterra a arte, toda arte, ao reino da mentira isto é, nega-a, reprova-a, condena-a. NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia, ou helenismo e pessimismo. Tentativa de autocrítica. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 19. Nessa passagem, Nietzsche

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(Uece 2019) Rodrigo Duarte, um destacado intérprete da Escola de Frankfurt no Brasil, afirma que, na indústria cultural, encontram-se embutidos atos de violência, oriundos do comprometimento tanto econômico quanto ideológico da indústria cultural com o status quo: ela precisa, por um lado, lucrar, justificando sua posição de próspero ramo de negócios; por outro, ela tem de ajudar a garantir a adesão das massas diante da situação precária em que elas se encontram no capitalismo tardio. DUARTE, Rodrigo. Indústria Cultural: uma introdução. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, p. 49. Com base no texto acima, é correto afirmar que

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Dos pargrafos XLI ao XLIV de seuNovum Organon:instauratio Magna, o ingls Francis Bacon (1561-1621), considerado o fundador da cincia moderna, enumera os quatro dolos da sua famosa doutrina dos dolos. So eles: tribo, caverna, mercado e tetro. Com essa doutrina, Bacon pretende dar meios de depurao da razo para que possamos confiar nos sentidos como meios de conhecimento do mundo. Com isso, podemos nos livrar de falsas compreenses, ideias ilusrias, expectativas individuais e tradies enganosas, para extrair da natureza, atravs da cincia experimental e da verdadeira induo, as suas leis. A corrente de pensamento inaugurada por Bacon, com essa doutrina, denominada

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2019FilosofiaSociologia

(UECE) No Brasil, na Argentina e em outros pases da Amrica Latina, os governos esto promovendo mudanas econmicas e de polticas pblicas, mudanas essas conhecidas como liberais ou neoliberais. Nessas mais recentes polticas governamentais, o poder pblico transfere economia de mercado a satisfao de determinadas carncias dos cidados, que devem prov-las a partir do prprio esforo individual em uma economia mais fortemente caracterizada pela concorrncia entre os indivduos e por menos direitos sociais. Em seu tempo, o filsofo contratualista Jean-Jacques Rousseau, em seu Do Contrato Social, afirma que quanto menos felicidade a Repblica capaz de proporcionar aos cidados, mais eles tero que buscar, individualmente, a felicidade. A consequncia uma sociedade cada vez mais egosta, desinteressada pela poltica e, por fim, agrilhoada por um dspota qualquer ou pela cobia. O texto acima apresenta duas opinies conflitantes sobre a conduo das polticas pblicas. Considerando essas opinies, assinale a afirmao verdadeira.

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2019Filosofia

Todapolis uma forma de comunidade. [...] O homem , por natureza, um ser vivo poltico (zoon politikon). [...] Alm disso, apolis anterior famlia e a cada um de ns, individualmente considerado; que o todo , necessariamente, anterior parte. [...] evidente que apolis, por natureza, anterior ao indivduo; como um indivduo separado no autossuficiente, ele permanece em relao cidade como uma parte em relao ao todo. Quem for incapaz de ser em comunidade ou que no sente essa necessidade por causa de sua autossuficincia ser um bicho ou um deus; e no faz parte de qualquerpolis. ARISTTELES. Poltica, 1252a1; 1253a5-30 Texto adaptado. Com base na citao acima, correto afirmar que, para Aristteles,

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(UECE - 2019/2) Com a morte de Alexandre, o Grande, iniciouse a fase conhecida como Helenismo. Considerando os valores e ideais desse perodo, atente para os seguintes itens: I. favorecimento da unificao entre a cultura superior e a cultura popular; II. reforo dos elos entre o indivduo e a comunidade, repudiando o individualismo; III. destaque para os ideais filosficos do epicurismo e do estoicismo. correto somente o que consta em

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(UECE - 2019) Em dilogo com Evdio, Santo Agostinho afirma: parecia a ti, como dizias, que o livre arbtrio da vontade no devia nos ter sido dado, visto que as pessoas servem-se dele para pecar. Eu opunha tua opinio que no podemos agir com retido a no ser pelo livre-arbtrio da vontade. E afirmava que Deus no-lo deu, sobretudo em vista desse bem. Tu me respondeste que a vontade livre devia nos ter sido dada do mesmo modo como nos foi dada a justia, da qual ningum pode se servir a no ser com retido. AGOSTINHO. O livre-arbtrio, Introduo, III, 18, 47. Com base nessa passagem acerca do livre-arbtrio da vontade, em Agostinho, correto afirmar que

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(UECE 2019) Trs pensadores modernos marcaram a reflexo sobre a questo poltica: Hobbes, Locke e Rousseau. Um ponto comum perpassa o pensamento desses trs filsofos a respeito da poltica: a origem do Estado est no contrato social. Partem do princpio de que o Estado foi constitudo a partir de um contrato firmado, entendendo o contrato como um acordo. Portanto, o Estado deve ser gerado a partir do consenso entre as pessoas em torno de alguns elementos essenciais para garantir a existncia social. Todavia, h nuances entre eles. Considerando o enunciado acima, atente para o que se diz a seguir e assinale comVo que for verdadeiro e comFo que for falso. ( ) Em comum, esses pensadores buscavam justificar reformas do Estado para limitar o poder desptico dos monarcas absolutos. ( ) Para Hobbes, o contrato social a renncia dos direitos individuais ao soberano em nome da paz civil. ( ) Para Locke, o contrato social a renncia parcial dos direitos naturais em favor da liberdade e da propriedade. ( ) Para Rousseau, contrato social a transferncia dos direitos individuais para a vontade geral em favor da liberdade e da igualdade civis. A sequncia correta, de cima para baixo, :

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