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Questões de Filosofia - UECE 2020 | Gabarito e resoluções

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Questão
2020Filosofia

(Uece 2020) Leia a seguinte passagem, que relaciona o regramento democrtico ao desenvolvimento de uma prtica social baseada na razo: A democracia representa exatamente a possibilidade de se resolverem, atravs do entendimento mtuo, e de leis iguais para todos, as diferenas e divergncias existentes em nome de um interesse comum. As decises sero tomadas por consenso, o que acarreta persuadir, convencer, justificar, explicar. Anteriormente, havia a imposio, a violncia, a obedincia. A linguagem, o dilogo e a discusso rompem com a violncia na medida em que todos os falantes tm, no dilogo, os mesmos direitos (isegoria): interrogar, questionar, contra-argumentar. A razo se sobrepe fora. MARCONDES, Danilo. Iniciao histria da Filosofia: dos pr-socrticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar Ed.1998. Adaptado. Considerando a passagem acima, analise as seguintes afirmaes: I. O surgimento de todas as formas de manifestao cultural, entre elas a filosofia, a arte e a narrativa histrica deve ser entendido a partir do contexto social e histrico no qual determinada sociedade est imersa. II. O alvorecer da filosofia, no mundo antigo, teve como motivao o desenvolvimento de uma vida social democrtica, mais voltada harmonia e conciliao de interesses diversos, o que requeria o uso do argumento racional. III. O processo democrtico na Grcia antiga inaugurou a obedincia ao poder de todos e para todos e isso se refletiu no surgimento de um pensamento racional que, embora fosse inovador, continuava prisioneiro de uma viso autoritria de sociedade.

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(UECE -2020) O trecho que se apresenta a seguir trata da compreenso de Agostinho de Hipona sobre a origem do mal e do pecado: Logo s me resta concluir: tudo o que igual ou superior mente que exerce seu natural senhorio e acha-se dotada de virtude no pode fazer dela escrava da paixo. No h nenhuma outra realidade que torne a mente cmplice da paixo a no ser a prpria vontade e o livre-arbtrio. Santo Agostinho. O livre-arbtrio. So Paulo: Paulus, 1995. P.52. No que diz respeito ao conceito de livre-arbtrio e origem do mal na obra filosfica de Agostinho de Hipona, considere as seguintes afirmaes: I. Para Agostinho, o livre-arbtrio sempre um bem concedido ao homem por Deus, mesmo que o homem utilize-o de forma errnea, o que provoca o mal. II. Em concordncia com a tradio dos pensamentos maniquesta e neoplatnico, Santo Agostinho defendia a viso dualista de um mundo em perptua luta entre o Bem e o Mal. III. Segundo o bispo de Hipona, o mal no possui ser, no pertence ordem, ele a corrupo do ser e de inteira responsabilidade do homem, enquanto ser livre. correto o que se afirma em

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(UECE - 2020) Atente para o seguinte trecho da obra de Francis Bacon: Nosso mtodo, contudo, to fcil de ser apresentado quanto difcil de se aplicar. Consiste no estabelecer os graus de certeza, determinar o alcance exato dos sentidos e rejeitar, na maior parte dos casos, o labor da mente, calcado muito de perto sobre aqueles, abrindo e promovendo, assim, a nova e certa via da mente, que, de resto, provm das prprias percepes sensveis. Bacon, Francis. Novum Organum ou Verdadeiras Indicaes Acerca da Interpretao da Natureza. http://br.egroups.com/group/acropolis. A passagem acima define a concepo do pensador londrino sobre

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(UECE - 2020) Leia atentamente o trecho a seguir, que um fragmento do pensamento de Francis Bacon a respeito do processo de conhecimento e da relao entre conhecimento contemplativo e conhecimento prtico: Efetivamente construmos no intelecto humano um modelo verdadeiro do mundo, tal qual foi descoberto e no segundo o capricho da razo de fulano ou beltrano. Porm, isso no possvel levar a efeito, sem uma prvia e diligentssima disseco e anatomia do mundo. Por isso, decidimos correr com todas essas imagens ineptas e simiescas que a fantasia humana infundiu nos vrios sistemas filosficos. Saibam os homens como j antes dissemos a imensa distncia que separa os dolos da mente humana das ideias da mente divina. Aqueles, de fato, nada mais so que abstraes arbitrrias; estas, ao contrrio, so as verdadeiras marcas do Criador sobre as criaturas, gravadas e determinadas sobre a matria, atravs de linhas exatas e delicadas. Por conseguinte, as coisas em si mesmas, neste gnero, so verdade e utilidade, e as obras devem ser estimadas mais como garantia da verdade que pelas comodidades que propiciam vida humana. BACON, Francis. Novum Organum ou Verdadeiras Indicaes Acerca da Interpretao da Natureza. Domnio pblico (http://br.egroups.com/group/acropolis/) Levando em considerao o trecho acima e o pensamento de Francis Bacon, correto afirmar que

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(UECE - 2020) Toda a obra de Francis bacon se destina a substituir uma cultura do tipo retrico-literrio por uma do tipo tcnico-cientfico. Bacon est perfeitamente consciente de que a realizao deste programa de reforma comporta numa ruptura com a tradio. De que tal ruptura diz respeito no s ao modo de pensar, mas tambm ao modo de viver dos homens. O tipo de discurso filosfico elaborado no mundo clssico pressupe, segundo Bacon, a superioridade da contemplao sobre as obras, da resignao diante da natureza sobre a conquista da natureza, da reflexo acerca da interioridade sobre a pesquisa voltada para os fatos e as coisas. ROSSI, Paolo. Os filsofos e as mquinas:1400-700. So Paulo: Companhia das Letras, 1989, p.75/adaptado. A passagem acima expe a relao entre o pensamento filosfico moderno, representado por Francis Bacon, e o pensamento filosfico clssico. Sobre essa relao, correto afirmar que

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