Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Filosofia - UEG | Gabarito e resoluções

1-15 de 46chevron right center
Questão
2018Filosofia

(UEG 2018) Friedrich Nietzsche (1844-1900) é um importante e polêmico pensador contemporâneo, particularmente por sua famosa frase Deus está morto. Em que sentido podemos interpretar a proclamação dessa morte?

Questão
2018Filosofia

(UEG 2018) No nascimento da razo moderna com a metafsica cartesiana e a revoluo cientfica do sc XVII, a questo ontolgica grega que perguntava pelo ser das coisas substituda pela questo gnosiolgica que pergunta pelos limites e possibilidades da razo. Nesse contexto surgem duas tendncias fundamentais que pretendem explicar a fonte e a natureza do processo de conhecimento. A esse respeito tem-se o seguinte:

Questão
2016Filosofia

(UEG 2016/2)Para Nietzsche, uma educao superior da humanidade exigiria uma transvalorao de todos os valores que tm como frente de combate a transvalorao platnico-crist. Em relao transvalorao proposta por Nietzsche, nota-se que

Questão
2016Filosofia

(UEG 2016) Alguns historiadores e pensadores consideram que a filosofia tem data e local de nascimento. Ela teria surgido nas colnias gregas da sia Menor no sc. VII a.C. inaugurando assim o perodo chamado Pr-socrtico. Dentre as caractersticas desse primeiro perodo da filosofia grega destaca-se

Questão
2013Filosofia

(Ueg 2013) Ganhar mais de 40 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos é fácil. Determine que todas as escolas de seu país descubram os alunos de 3 a 13 anos que mais se destacam nas aulas de Educação Física. Separe-os da família e interne-os em escolas de esportes até a idade adulta. Distribua-os entre os esportes olímpicos em que têm mais chances de medalha olímpica. Esse é, pelo menos, o modelo que funcionou para a China nos jogos de Pequim.ESPECIAL OLIMPÍADAS. Época, Globo, ed. 536, 25 ago. 2008. p. 153. O trecho da reportagem da revista Época enfoca o esforço nacional chinês para obter sucesso nos Jogos Olímpicos de Pequim. Em termos comparativos, os atuais estudos de História Antiga atestam que na Grécia, berço dos jogos, existia grande competitividade entre as cidades-Estados. Filosoficamente, esse espírito competitivo dos helenos atesta que:

Questão
2013Filosofia

(Ueg 2013) O movimento cartista (1838-1848) foi uma das primeiras manifestações coletivas do movimento operário inglês. Entre suas reivindicações, estavam o voto universal e secreto, o pagamento aos deputados e as eleições anuais para o Parlamento. Em fevereiro de 1848, houve a revolução que derrubou a monarquia liberal francesa e foi realizada essencialmente pela burguesia e pelo proletariado. Ao relacionar estes acontecimentos históricos com a teoria da luta de classes de Karl Marx, pode-se afirmar:

Questão
2013Filosofia

(UEG 2013) As histórias, resultado da ação e do discurso, revelam um agente, mas este agente não é autor nem produtor. Alguém a iniciou e dela é o sujeito, na dupla acepção da palavra, mas ninguém é seu autor. ARENDT, Hannah. A condição humana. Apud SÁTIRO, A.; WUENSCH, A. M. Pensando melhor iniciação ao filosofar. São Paulo: Saraiva, 2001. p. 24. A filósofa alemã Hannah Arendt foi uma das mais refinadas pensadoras contemporâneas, refletindo sobre eventos como a ascensão do nazismo, o Holocausto, o papel histórico das massas etc. No trecho citado, ela reflete sobre a importância da ação e do discurso como fomentadores do que chama de negócios humanos. Nesse sentido, Arendt defende o seguinte ponto de vista:

Questão
2013Filosofia

(UEG/2013) A ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. Por isso, onde vemos coisas, fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e obstáculos, aparências que precisam ser explicadas. CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2003. p. 218. Com base na afirmação precedente pode-se afirmar que:

Questão
2013Filosofia

(Ueg 2013) A expressão Tudo o que é bom, belo e justo anda junto foi escrita por um dos grandes filósofos da humanidade. Ela resume muito de sua perspectiva filosófica, sendo uma das bases da escola de pensamento conhecida como

Questão
2013Filosofia

(UEG - 2013) Em sua 11. tese sobre Feuerbach, Karl Marx (1818-1883) afirma que Os Filsofos at hoje interpretaram o mundo, cabe agora transform-lo. Muitos marxistas interpretaram mal a frase de Marx e abandonaram livros, teoria e partiram para a prtica, negligenciando o significado da noo de prxis em Marx. Nesse sentido, tem-se que

Questão
2013Filosofia

(UEG -2013) O ser humano, desde sua origem, em sua existncia cotidiana, faz afirmaes, nega, deseja, recusa e aprova coisas e pessoas, elaborando juzos de fato e de valor por meio dos quais procura orientar seu comportamento terico e prtico. Entretanto, houve ummomento em sua evoluo histrico-social em que o ser humano comea a conferir um carter filosfico s suas indagaes e perplexidades, questionando racionalmente suas crenas, valores e escolhas. Nesse sentido, pode-se afirmar que a filosofia

Questão
2013Filosofia

(UEG-GO2013) A respeito do materialismo histórico de Karl Marx, verifica-se que é uma

Questão
2012Filosofia

(UEG 2012) O filósofo judeu Ludwig Wittgenstein (1889-1951) afirmava que tudo que podia ser pensado podia ser dito. Para ele, nada pode ser dito sobre algo, como Deus, que não podia ser pensado direito e sobre o que não se pode falar, deve-se ficar calado. Com base nessas teses fundamentais do pensamento de Wittgenstein, pode-se interpretar sua filosofia como:

Questão
2012Filosofia

(UEG - 2012) Durante seu reinado, Carlos Magno buscou reverter o quadro de estagnao cultural gerado pelas invases brbaras, quando muito do conhecimento da Antiguidade clssica havia se perdido. Reuniu ento, com o apoio da Igreja, grandes sbios que deveriam transmitir sua sabedoria nas escolas da poca. Esses grandes mestres foram chamados scholasticos. As matrias ensinadas por eles nas escolas medievais eram chamadas de artes liberais e foram divididas em

Questão
2012Filosofia

(UEG - 2012) David Hume nasceu na cidade de Edimburgo, em pleno Sculo das Luzes, denominao pela qual ficou conhecido o sculo XVIII. Para investigar a origem das ideias e como elas se formam, Hume parte, como a maioria dos filsofos empiristas, do cotidiano das pessoas. Do ponto de vista de um empirista,

1-15 de 46chevron right center