Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - UEL 2005 | Gabarito e resoluções

1-15 de 28chevron right center
Questão
2005Biologia

(UEL 2005) Nematdeos so animais vermiformes de vida livre ou parasitria, encontrados em plantas e animais, inclusive no homem. Sobre as caractersticas presentes em nematdeos, considere as afirmativas a seguir. I. Corpo no segmentado coberto por cutcula. II. Trato digestrio completo. III. rgos especializados para circulao. IV. Pseudoceloma. Esto corretas apenas as afirmativas:

Questão
2005Filosofia

(UEL - 2005) A escolha dos ministros por parte de um prncipe no coisa de pouca importncia: os ministros sero bons ou maus, de acordo com a prudncia que o prncipe demonstrar. A primeira impresso que se tem de um governante e da sua inteligncia, dada pelos homens que o cercam. Quando estes so eficientes e fiis, pode-se sempre considerar o prncipe sbio, pois foi capaz de reconhecer a capacidade e manter fidelidade. Mas quando a situao oposta, pode-se sempre dele fazer mau juzo, porque seu primeiro erro ter sido cometido ao escolher os assessores. (MAQUIAVEL, Nicolau. O Prncipe. Trad. de Pietro Nassetti. So Paulo: Martin Claret, 2004. p. 136.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre Maquiavel, correto afirmar:

Questão
2005FilosofiaSociologia

(UEL - 2005) Se todos os homens so, como se tem dito, livres, iguais eindependentes por natureza, ningum pode ser retirado deste estado e se sujeitar ao poder poltico de outro sem o seuprprio consentimento. A nica maneira pela qual algum se despoja de sua liberdade natural e se coloca dentro das limitaes da sociedade civil atravs do acordo com outros homens para se associarem e se unirem em uma comunidade para uma vida confortvel, segura e pacfica uns com os outros, desfrutando com segurana de suas propriedades e melhor protegidos contra aqueles que no so daquela comunidade. (LOCKE, John.Segundo tratado sobre o governo civil.Trad. de Magda Lopes e Marisa Lobo da Costa. Petrpolis: Vozes, 1994. p.139.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o contrato social em Locke, considere as afirmativas a seguir. I. O direito liberdade e propriedade sodependentes da instituio do poder poltico. II. O poder poltico tem limites, sendo legtima a resistncia aos atos do governo se estes violarem as condies do pacto poltico. III. Todos os homens nascem sob um governo e, por isso, devem a ele submeter-se ilimitadamente. IV. Se o homem naturalmente livre, a sua subordinao a qualquer poder depender sempre de seu consentimento. Esto corretas apenas as afirmativas:

Questão
2005Filosofia

(UEL - 2005) E quando considero que duvido, isto , que sou uma coisa incompleta e dependente, a ideia de um ser completo e independente, ou seja, de Deus, apresenta-se a meu esprito com igual distino e clareza; e do simples fato de que essa ideia se encontra em mim, ou que sou ou existo, eu que possuo esta ideia, concluo to evidentemente a existncia de Deus e que a minha depende inteiramente dele em todos os momentos da minha vida, que no penso que o esprito humano possa conhecer algo com maior evidncia e certeza. (DESCARTES, Ren. Meditaes. Trad. de Jac Guinsburg e Bento Prado Jnior. So Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 297-298.) Com base no texto, correto afirmar:

Questão
2005Filosofia

(UEL 2005) - Mas a cidade pareceu-nos justa, quando existiam dentro dela três espécies de naturezas, que executavam cada uma a tarefa que lhe era própria; e, por sua vez, temperante, corajosa e sábia, devido a outras disposições e qualidades dessas mesmas espécies. - É verdade. - Logo, meu amigo, entenderemos que o indivíduo, que tiver na sua alma estas mesmas espécies, merece bem, devido a essas mesmas qualidades, ser tratado pelos mesmos nomes que a cidade. (PLATÃO.A república.Trad. de Maria Helena da Rocha Pereira. 7 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993. p. 190.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a justiça em Platão, é correto afirmar:

Questão
2005Filosofia

(UEL - 2005) A busca da tica a busca de um fim, a saber, o do homem. E o empreendimento humano como um todo, envolve a busca de um fim: Toda arte e todo mtodo, assim como toda ao e escolha, parece tender para um certo bem; por isto se tem dito, com acerto, que o bem aquilo para que todas as coisas tendem. Nesse passo inicial de a tica a Nicmaco est delineado o pensamento fundamental da tica. Toda atividade possui seu fim, ou em si mesma, ou em outra coisa, e o valor de cada atividade deriva da sua proximidade ou distncia em relao ao seu prprio fim. (PAIXO, Mrcio Petrocelli. O problema da felicidade em Aristteles: a passagem da tica dianotica aristotlica no problema da felicidade. Rio de Janeiro: Ps-Moderno, 2002. p. 33-34.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a tica em Aristteles, considere as afirmativas a seguir. I. O fim ltimo da ao humana consiste na felicidade alcanada mediante a aquisio de honrarias oriundas da vida poltica. II. A tica o estudo relativo excelncia ou virtude prpria do homem, isto , do fim da vida humana. III. Todas as coisas tm uma tendncia para realizar algo, e nessa tendncia encontramos seu valor, sua virtude, que o fim de cada coisa. IV. Uma ao virtuosa aquela que est em acordo com o dever, independentemente dos seus fins. Esto corretas apenas as afirmativas:

Questão
2005Inglês

(UEL 2005 - adaptada) Observe a imagem: Com base no texto, ought to usado para indicar:

Questão
2005História

(UEL - 2005) bem verdade que outros colonizadores europeus estavam tambm ocupando espaos, mas impressiona no caso da Amrica inglesa, a velocidade assim como a variedade das formas de ocupao e de atividades econmicas. Impressiona tambm a convico de um direito divino, assim como de uma misso especial desse povo na Amrica. Essa crena na prpria excepcionalidade resultava de uma tradio religiosa (puritana) que realava a realizao da virtude individual, assim como de uma tradio republicana que fundava as instituies polticas na ao e na vontade de homens livres. (MOURA, Gerson. Estados Unidos e Amrica Latina. So Paulo: Contexto, 1991. p. 11.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a colonizao das Amricas anglo-saxnica, portuguesa e hispnica, correto afirmar:

Questão
2005Geografia

(UEL-2005) Atualmente, as chuvas cidas esto entre os graves problemas ambientais decorrentes dos processos de industrializao e urbanizao, que so prprios da modernizao das sociedades contemporneas. Sobre as chuvas cidas, considere as afirmativas a seguir. I. A partir da ECO 92, os EUA, ao ratificar o protocolo de Kyoto, reduziram, em prol da qualidade ambiental mundial, a emisso de gases poluentes na atmosfera, diminuindo a incidncia das chuvas cidas na regio da megalpole Boston-Washington. II. O dixido de enxofre, gs invisvel e incolor, est concentrado na atmosfera, em reas altamente industrializadas e urbanizadas, constituindo-se em um dos principais componentes da chuva cida. III. Apesar de sua origem essencialmente urbana, a chuva cida atinge tambm as guas, os solos e as reas agrcolas e de proteo ambiental, pois as nuvens poludas so transportadas pela circulao atmosfrica, por muitos quilmetros de distncia. IV. O Brasil est isento da ocorrncia de chuvas cidas, em razo da regularidade de suas precipitaes, que propiciam a limpeza da atmosfera. Alm disso, as constantes inverses trmicas evitam a concentrao dos gases causadores deste problema. Esto corretas apenas as afirmativas:

Questão
2005Sociologia

(UEL - 2005) Analise a figura a seguir. A figura ilustra, por meio da ironia, parte da crtica que a perspectiva sociolgica baseada nas reflexes tericas de Karl Marx (1818-1883) faz ao carter ideolgico de certas noes de Estado. Sobre a relao entre Estado e sociedade segundo Karl Marx, correto afirmar:

Questão
2005Geografia

(Uel) Dezenas de autoridades polticas e empresariais participaram ontem da inaugurao da empresa farmacutica alem Hexal, em Camb (13 quilmetros a oeste de Londrina), que inicia as atividades com previso de crescimento no faturamento em torno de 30% para o ano que vem. [...] A empresa recebeu investimentos em infraestrutura do municpio e iseno do IPTU por 10 anos. Dentro do Programa Bom Emprego, o governo financiou capital de giro de R$ 180 milhes. Segundo Requio, a Hexal tem carncia de quatro anos para pagamento, mais quatro anos para efetiv-lo, com recolhimento ms a ms. (BRANDO, Vera. Empresa instalada na Regio Metropolitana de Londrina e inaugurada ontem faturou 1,6 bilho no ano passado. Folha de Londrina, Londrina, 16 set. 2004. Economia, p. 4.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre industrializao, correto afirmar:

Questão
2005Filosofia

(Uel 2005) “Se todos os homens são, como se tem dito, livres, iguais e independentes por natureza, ninguém pode ser retirado deste estado e se sujeitar ao poder político de outro sem o seu próprio consentimento. A única maneira pela qual alguém se despoja de sua liberdade natural e se coloca dentro das limitações da sociedade civil é através do acordo com outros homens para se associarem e se unirem em uma comunidade para uma vida confortável, segura e pacífica uns com os outros, desfrutando com segurança de suas propriedades e melhor protegidos contra aqueles que não são daquela comunidade”.(LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil. Trad. de Magda Lopes e Marisa Lobo da Costa. Petrópolis: Vozes, 1994. p.139.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o contrato social em Locke, considere as afirmativas a seguir.I. O direito à liberdade e à propriedade são dependentes da instituição do poder político.II. O poder político tem limites, sendo legítima a resistência aos atos do governo se estes violarem as condições do pacto político.III. Todos os homens nascem sob um governo e, por isso, devem a ele submeter-se ilimitadamente.IV. Se o homem é naturalmente livre, a sua subordinação a qualquer poder dependerá sempre de seu consentimento. Estão corretas apenas as afirmativas:

Questão
2005Filosofia

(Uel 2005) “Era a manhã ensolarada do dia 1º de maio de 1980, e as pessoas que haviam chegado ao centro de São Bernardo do Campo para a comemoração da data se depararam com a cidade ocupada por 8 mil policiais armados, com ordens de impedir qualquer concentração. Já desde as primeiras horas daquele dia as vias de acesso estavam bloqueadas por comandos policiais que vistoriavam ônibus, caminhões e automóveis [...]. Pela manhã, enquanto um helicóptero sobrevoava os locais previstos para as manifestações, carros de assalto e brucutus exibiam a disposição repressiva das forças da ordem”(SADER, Eder. Quando novos personagens entram em cena. São Paulo: Paz e Terra, 1995. p. 27.) Com base nos conhecimentos sobre a história recente do Brasil, é correto afirmar que, nesse episódio, o autor se refere ao:

Questão
2005Português

(UEL - 2005) Uma feita janeiro chegado Macunama acordou tarde com o pio agourento do tincu. No entanto era dia feito e a cerrao j entrara pro buraco... O heri tremeu e apalpou o feitio que trazia no pescoo, um ossinho de pi morto pago. Procurou o arua, desaparecera. S o galo com a galinha brigando por causa duma aranha derradeira. Fazia um caloro parado to imenso que se escutava o sininho de vidro dos gafanhotos. Vei, a Sol, escorregava pelo corpo de Macunama, fazendo cosquinhas, virada em mo de moa. Era malvadeza da vingarenta s por causa do heri no ter se amulherado com uma das filhas da luz. A mo da moa vinha e escorregava to de manso no corpo... Que vontade nos msculos pela primeira vez espetados depois de tanto tempo! Macunama se lembrou que fazia muito no brincava. gua fria diz que bom pra espantar as vontades... O heri escorregou da rede, tirou a penugem de teia vestindo todo o corpo dele e descendo at o vale de Lgrimas foi tomar banho num sacado perto que os repiquetes do tempo-das-guas tinham virado num lagoo. Macunama deps com delicadeza os legornes na praia e se chegou pra gua. A lagoa estava toda coberta de ouro e prata e descobriu o rosto deixando ver o que tinha no fundo. E Macunama enxergou l no fundo uma cunh lindssima, alvinha e padeceu de mais vontade. E a cunh lindssima era a Uiara. (ANDRADE, Mrio de. Macunama: o heri sem nenhum carter. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos; So Paulo: Secretaria da Cultura, Cincia e Tecnologia, 1978. p. 142.) Analise o perodo: Fazia um caloro parado to imenso que se escutava o sininho de vidro dos gafanhotos. Assinale a alternativa que apresenta a correta relao entre as duas oraes do perodo.

Questão
2005Filosofia

(UEL - 2005) [...] Aristteles estabelecia antes as concluses, no consultava devidamente a experincia para estabelecimento de suas resolues e axiomas. E tendo, ao seu arbtrio, assim decidido, submetia a experincia como a uma escrava para conform-la s suas opinies. (BACON, Francis. Novum Organum. Trad. de Jos Aluysio Reis de Andrade. 4. ed. So Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 33.) Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta corretamente a interpretao que Bacon fazia da filosofia aristotlica.

1-15 de 28chevron right center