Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - UEL 2011 | Gabarito e resoluções

1-15 de 64chevron right center
Questão 8
2011Português

Texto Bom-Crioulo não pensou em dormir, cheio, como estava, de ódio e desespero. Ecoavam-lhe ainda no ouvido, como um dobre fúnebre, aquelas palavras de uma veracidade brutal, e de uma rudez pungente: Dizem até que está amigado! Amigado, o Aleixo! Amigado, ele que era todo seu, que lhe pertencia como o seu próprio coração: ele, que nunca lhe falara em mulheres, que dantes era tão ingênuo, tão dedicado, tão bom!... Amigar-se, viver com uma mulher, sentir o contacto de outro corpo que não o seu, deixar-se beijar, morder, nas ânsias do gozo, por outra pessoa que não ele, Bom-Crioulo!... Agora é que tinha um desejo enorme, uma sofreguidão louca de vê-lo, rendido, a seus pés, como um animalzinho; agora é que lhe renasciam ímpetos vorazes de novilho solto, incongruências de macho em cio, nostalgias de libertino fogoso... As palavras de Herculano (aquela história do grumete com uma rapariga) tinham-lhe despertado o sangue, fora como uma espécie de urtiga brava arranhando-lhe a pele, excitando-o, enfurecendo-o de desejo. Agora sim, fazia questão! E não era somente questão de possuir o grumete, de gozá-lo como outrora, lá cima, no quartinho da Rua da Misericórdia: - era questão de gozá-lo, maltratando-o, vendo-o sofrer, ouvindo-o gemer... Não, não era somente o gozo comum, a sensação ordinária, o que ele queria depois das palavras de Herculano: era o prazer brutal, doloroso, fora de todas as leis, de todas as normas... E havia de tê-lo, custasse o que custasse! Decididamente ia realizar o seu plano de fuga essa noite, ia desertar pelo mundo à procura de Aleixo. Inquieto, sobre-excitado, nervoso, pôs-se a meditar. O grumete aparecia-lhe com uma feição nova, transfigurado pelos excessos do amor, degenerado, sem aquele arzinho bisonho que todos lhe admiravam, o rosto áspero, crivado de espinhas, magro, sem cor, sem sangue nos lábios... Pudera! Um homem não resiste, quanto mais uma criança! Aleixo devia de estar muito acabado; via-o nos braços da amante, da tal rapariga - ele novo, ela mocinha, na flor dos vinte anos -, via-o rolar em espasmos luxuriosos, grudado à mulher, sobre uma cama fresca e alva - rolar e cair extenuado, crucificado, morto de fraqueza... Depois a rapariga debruçava-se sobre ele, juntava boca à boca num grande beijo de reconhecimento. E no dia seguinte, na noite seguinte, a mesma cousa. (CAMINHA, Adolfo. Bom-Crioulo. São Paulo: Ediouro, s/d. p. 73-74.) Observe as formas excitando-o e maltratando-o, presentes no 3 parágrafo. Assinale a alternativa correta.

Questão
2011Sociologia

(Uel 2011) O Bolsa Famlia tornou-se um dos principais programas sociais dos dois governos do presidente Lula. Com base nos conhecimentos sobre o Bolsa Famlia no Brasil, correto afirmar: I. O solidarismo social presente em pases de capitalismo avanado alinha-se como um dos princpios norteadores do Programa Bolsa Famlia. II. O Programa Bolsa Famlia atende, com seus benefcios, os estratos da populao que, de acordo com o Banco Mundial, esto abaixo da linha da pobreza. III. A consequncia direta do Programa Bolsa Famlia foi o maior empobrecimento da classe mdia para beneficiar os miserveis. IV. O Programa Bolsa Famlia tornou a economia brasileira menos competitiva no mercado mundial, ao desobrigar os pobres de lutarem por emprego e competirem entre si dentro dos espaos de trabalho. Assinale a alternativa correta.

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. Para esclarecer o que seja a imitao, na relao entre poesia e o Ser, no Livro X de A Repblica, Plato parte da hiptese das ideias, as quais designam a unidade na pluralidade, operada pelo pensamento. Ele toma como exemplo o carpinteiro que, por sua arte, cria uma mesa, tendo presente a ideia de mesa, como modelo. Entretanto, o que ele produz a mesa e no a sua ideia. O poeta pertence mesma categoria: cria um mundo de mera aparncia. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria das ideias de Plato, correto afirmar:

Questão
2011Filosofia

(Uel 2011)Leia o texto a seguir. Em Técnica e Ciência como ideologia, Habermas apresenta uma reformulação do conceito weberiano de racionalização pela qual lança as bases conceptuais de sua teoria da sociedade. Neste sentido, postula a distinção irredutível entre trabalho ou agir instrumental e interação ou agir comunicativo, bem como a pertinência da conexão dialética entre essas categorias, das quais deriva a diferenciação entre o quadro institucional de uma sociedade e os subsistemas do agir racional com respeito a fins. Segundo Habermas, uma análise mais pormenorizada da primeira parte da Ideologia Alemã revela que Marx não explicita efetivamente a conexão entre interação e trabalho, mas sob o título nada específico da práxis social reduz um ao outro, a saber, a ação comunicativa à instrumental. (Adaptado: HABERMAS, J.Técnica e ciência como ideologia.Lisboa: Edições 70, 1994. p.41-42.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Habermas, é correto afirmar:

Questão
2011História

(UEL - 2011) Tem-se como absolutamente certo que, a partir do fim do sculo VIII, a Europa Ocidental regrediu ao estado de regio exclusivamente agrcola. a terra a nica fonte de subsistncia e a nica condio de riqueza. Todas as classes da populao, desde o imperador, que no possua outras rendas alm das de suas terras, at o mais humilde dos servos, todos viviam direta ou indiretamente, dos produtos do solo, fossem eles fruto de seu trabalho, ou consistissem, apenas, no ato de colh-los e consumi-los. [...] Toda a existncia social funda-se na propriedade ou na posse da terra. (PIRENNE, H. Histria econmica e social da Idade Mdia. So Paulo: Mestre Jou, 1968. p.13.) De acordo com os conhecimentos sobre o tema e a sociedade feudal europia, considera-se:

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. Plato, em A Repblica, tem como objetivo principal investigar a natureza da justia, inerente alma, que, por sua vez, manifesta-se como prottipo do Estado ideal. Os fundamentos do pensamento tico-poltico de Plato decorrem de uma correlao estrutural com constituio tripartite da alma humana. Assim, concebe uma organizao social ideal que permite assegurar a justia. Com base neste contexto, o foco da crtica s narrativas poticas, nos livros II e III, recai sobre a cidade e o tema fundamental da educao dos governantes. No Livro X, na perspectiva da defesa de seu projeto tico-poltico para a cidade fundamentada em um logos crtico e reflexivo que redimensiona o papel da poesia, o foco desta crtica se desloca para o indivduo ressaltando a relao com a alma, compreendida em trs partes separadas, segundo Plato: a racional, a apetitiva e a irascvel. Com base no texto e na crtica de Plato ao carter mimtico das narrativas poticas e sua relao com a alma humana, correto afirmar:

Questão
2011Biologia

(UEL 2011) comum, quando pessoas entram em lagoas do Pantanal, aneldeos sanguessugas se fixarem na pele para se alimentarem. Para isso, utilizam uma ventosa oral que possui pequenos dentes afiados que raspam a pele, provocando hemorragia. Com relao s sanguessugas, considere as afirmativas a seguir. I. Contm um par de nefrdio individualizado para cada segmento corporal. II. So celomados com inmeros segmentos iguais separados internamente por septos transversais membranosos. III. Da mesma forma que as minhocas, as sanguessugas apresentam cerdas para a locomoo. IV. Assim como nas minhocas, os rgos so irrigados por uma rede contnua de capilares que se estende sob a epiderme. Assinale a alternativa correta.

Questão
2011Geografia

(UEL PR/2011) A primeira Revoluo Industrial caracterizou-se por realizar profundas mudanas socioeconmicas, entre as quais se destacam: I.A expulso do homem do campo e de sua vida comunitria, lanando-o no anonimato das cidades industriais. II.O fomento da educao escolar dos trabalhadores, pois a tecnologia requeria conhecimento para lidar com as mquinas. III.O estabelecimento de jornadas de trabalho de at 16 horas e do trabalho infantil, desencadeando desemprego entre os homens. IV.A diminuio ao mnimo do uso da mo de obra devido produo eletrnica, que permitiu ao trabalhador mais tempo de lazer. Assinale a alternativa correta.

Questão
2011Sociologia

(Uel 2011) Leia o texto a seguir. De acordo com Susie Orbach, Muitas coisas feitas em nome da sade geram dificuldades pessoais e psicolgicas. Olhar fotos de corpos que passaram por tratamento de imagem e achar que correspondem realidade cria problema de autoimagem, o que leva muitas mulheres s mesas de cirurgia. Na gerao das minhas filhas, h garotas que gostam e outras que no gostam de seus corpos. Elas tm medo de comida e do que a comida pode fazer aos seus corpos. Essa a nova norma, mas isso no normal. Elas tm pnico de ter apetite e de atender aos seus desejos. (Adaptado: As mulheres esto famintas, mas tm medo da comida, Folha de S. Paulo, So Paulo, 15 ago. 2010, Sade. Disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd1508201001.htm . Acesso em: 15 out. 2010). Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de mile Durkheim, correto afirmar:

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. O pensamento moderno caracteriza-se pelo crescente abandono da cincia aristotlica. Um dos pensadores modernos desconfortveis com a lgica dedutiva de Aristteles considerando que esta no permitia explicar o progresso do conhecimento cientfico foi Francis Bacon. No livro Novum Organum, Bacon formulou o mtodo indutivo como alternativa ao mtodo lgico-dedutivo aristotlico. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Bacon, correto afirmar que o mtodo indutivo consiste

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. Justia e Estado apresentam-se como elementos indissociveis na filosofia poltica hobbesiana. Ao romper com a concepo de justia defendida pela tradio aristotlico-escolstica. Hobbes prope uma nova moralidade relacionada ao poder poltico e sua constituio jurdica. O Estado surge pelo pacto para possibilitar a justia e, na conformidade com a lei, se sustenta por meio dela. No Leviat (caps. XIV-XV), a justia hobbesiana fundamenta-se, em ltima instncia, na lei natural concernente autoconservao, da qual deriva a segunda lei que impe a cada um a renncia de seu direito a todas as coisas, para garantir a paz e a defesa de si mesmo. Desta, por sua vez, implica a terceira lei natural: que os homens cumpram os pactos que celebrarem. Segundo Hobbes, onde no h poder comum no h lei, e onde no h lei no h injustia. Na guerra, a fora e a fraude so as duas virtudes cardeais. (HOBBES, T.Leviat.Trad. J. Monteiro e M. B. N. da Silva. So Paulo: Nova Cultural, 1997. Coleo Os Pensadores, cap. XIII.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Hobbes, correto afirmar:

Questão
2011Sociologia

(Uel 2011) Sobre os movimentos sociais e políticos na América Latina, no século XX, é correto afirmar:

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. Francis Bacon, em sua obra Nova Atlntida, imagina uma utopia tecnocrtica na qual o sofrimento humano poderia ser removido pelo desenvolvimento e pelo aperfeioamento do conhecimento cientfico, o qual permitiria uma crescente dominao da natureza e um suposto afastamento do mito. Na obra Dialtica do Esclarecimento, Adorno e Horkheimer defendem que o projeto iluminista de afastamento do mito foi convertido, ele prprio, em mito, caindo no dogmatismo e em numa forma de mitologia. O progresso tcnico-cientfico consiste, para Adorno e Horkeheimer, no avano crescente da racionalidade instrumental, a qual incapaz de frear iniciativas que afrontam a moral, como foram, por exemplo, os campos de concentrao nazistas. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o desenvolvimento tcnico-cientfico, correto afirmar:

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) O principal problema de Descartes pode ser formulado do seguinte modo: Como poderemos garantir que o nosso conhecimento absolutamente seguro? Como o ctico, ele parte da dvida; mas, ao contrrio do ctico, no permanece nela. Na Meditao Terceira, Descartes afirma: [...] engane-me quem puder, ainda assim jamais poder fazer que eu nada seja enquanto eu pensar que sou algo; ou que algum dia seja verdade eu no tenha jamais existido, sendo verdade agora que eu existo [...] (DESCARTES. Ren. Meditaes Metafsicas. Meditao Terceira, So Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 182. Coleo Os Pensadores.) Com base no enunciado e considerando o itinerrio seguido por Descartes para fundamentar o conhecimento, correto afirmar:

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. Certamente, a brusca mudana de direo que encontramos nas reflexes de Maquiavel, em comparao com os humanistas anteriores, explica-se em larga medida pela nova realidade poltica que se criara em Florena e na Itlia, mas tambm pressupe uma grande crise de valores morais que comeava a grassar. Ela no apenas constatava a diviso entre ser e dever ser, mas tambm elevava essa diviso a princpio e a colocava como base da nova viso dos fatos polticos. (REALE, G.; ANTISERI, D. Histria da Filosofia. So Paulo: Paulinas, 1990. V. II, p. 127.) Dentre as contribuies de Maquiavel Filosofia Poltica, correto afirmar:

1-15 de 64chevron right center