Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Filosofia - UEL 2013 | Gabarito e resoluções

1-6 de 6
Questão
2013Filosofia

(Uel 2013) Leia o texto a seguir. Tudo isso ela [Diotima] me ensinava, quando sobre as questões de amor [eros] discorria, e uma vez ela me perguntou: que pensas, ó Sócrates, ser o motivo desse amor e desse desejo? A natureza mortal procura, na medida do possível, ser sempre e ficar imortal. E ela só pode assim, através da geração, porque sempre deixa um outro ser novo em lugar do velho; pois é nisso que se diz que cada espécie animal vive e é a mesma. É em virtude da imortalidade que a todo ser esse zelo e esse amor acompanham. (Adaptado de: PLATÃO. O Banquete. 4.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p.38-39. Coleção Os Pensadores.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o amor em Platão, assinale a alternativa correta.

Questão
2013FilosofiaSociologia

(Uel 2013) Leia o texto a seguir. O modo de comportamento perceptivo, atravs do qual se prepara o esquecer e o rpido recordar da msica de massas, a desconcentrao. Se os produtos normalizados e irremediavelmente semelhantes entre si, exceto certas particularidades surpreendentes, no permitem uma audio concentrada, sem se tornarem insuportveis para os ouvintes, estes, por sua vez, j no so absolutamente capazes de uma audio concentrada. No conseguem manter a tenso de uma concentrao atenta, e por isso se entregam resignadamente quilo que acontece e flui acima deles, e com o qual fazem amizade somente porque j o ouvem sem ateno excessiva. (ADORNO, T. W. O fetichismo na msica e a regresso da audio. In: Adorno et all. Textos escolhidos. So Paulo: Abril Cultural, 1978, p.190. Coleo Os Pensadores.) As redes sociais tm divulgado msicas de fcil memorizao e com forte apelo cultura de massa. A respeito do tema da regresso da audio na Indstria Cultural e da relao entre arte e sociedade em Adorno, assinale a alternativa correta.

Questão
2013Filosofia

(UEL - 2013) No livroAtravs do espelho e o que Alice encontrou por l,a Rainha Vermelha diz uma frase enigmtica: Pois aqui, como v, voc tem de correr o mais que pode para continuar no mesmo lugar. CARROL, L.Atravs do espelho e o que Alice encontrou por l.Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p.186. J na Grcia antiga, Zeno de Eleia enunciara uma tese tambm enigmtica, segundo a qual o movimento ilusrio, pois numa corrida, o corredor mais rpido jamais consegue ultrapassar o mais lento, visto o perseguidor ter de primeiro atingir o ponto de onde partiu o perseguido, de tal forma que o mais lento deve manter sempre a dianteira. ARISTTELES. Fsica. Z 9, 239 b 14. In: KIRK, G. S.; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, M.Os Pr-socrticos. 4.ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1994, p.284. Com base no problema filosfico da iluso do movimento em Zeno de Eleia, correto afirmar que seu argumento

Questão
2013FilosofiaSociologia

(Uel 2013)Leia o texto a seguir. A utilizao da Internet ampliou e fragmentou, simultaneamente, os nexos de comunicao. Isto impacta no modo como o dilogo construdo entre os indivduos numa sociedade democrtica. (Adaptado de: HABERMAS, J. O caos da esfera pblica.Folha de So Paulo, 13 ago. 2006, Caderno Mais!, p.4-5.) A partir dos conhecimentos sobre a ao comunicativa em Habermas, considere as afirmativas a seguir. I. A manipulao das opinies impede o consenso ao usar os interlocutores como meios e desconsiderar o ser humano como fim em si mesmo. II. A validade do que decidido consensualmente assenta-se na negociao em que os interlocutores se instrumentalizam reciprocamente em prol de interesses particulares. III. Como regra do discurso que busca o entendimento, devem-se excluir os interlocutores que, de algum modo, so afetados pela norma em questo. IV. O projeto emancipatrio dos indivduos construdo a partir do dilogo e da argumentao que prima pelo entendimento mtuo. Assinale a alternativa correta.

Questão
2013Filosofia

(UEL - 2013) Leia o texto a seguir. A questo no est mais em se um homem honesto, mas se inteligente. No perguntamos se um livro proveitoso, mas se est bem escrito. As recompensas so prodigalizadas ao engenho e ficam sem glrias as virtudes. H mil prmios para os belos discursos, nenhum para as belas aes. (ROUSSEAU, J. J. Discurso sobre as cincias e as artes. 3.ed. So Paulo: Abril Cultural, 1983. p.348. Coleo Os Pensadores.) O texto apresenta um dos argumentos de Rousseau questo colocada em 1749, pela Academia de Dijon, sobre o seguinte problema: O restabelecimento das Cincias e das Artes ter contribudo para aprimorar os costumes? Com base nas crticas de Rousseau sociedade, assinale a alternativa correta.

Questão
2013Filosofia

(UEL 2013) Observe a figura e leia o texto a seguir. A crise da razão se manifesta na crise do indivíduo, por meio da qual se desenvolveu. A ilusão acalentada pela filosofia tradicional sobre o indivíduo e sobre a razão a ilusão da sua eternidade está se dissipando. O indivíduo outrora concebia a razão como um instrumento do eu, exclusivamente. Hoje, ele experimenta o reverso dessa autodeificação. (HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. São Paulo: Centauro, 2000, p.131.) Com base na figura e nos conhecimentos sobre a crise da razão e do indivíduo na contemporaneidade, em Horkheimer, considere as afirmativas a seguir. I. A crise do indivíduo implica na sua fragmentação: embora ele ainda se represente, a imagem que possui de si é incompleta, parcial. II. A crise do indivíduo resulta de uma incompreensão: ignorar que ele é uma particularidade ordenada (microcosmo) inserida numa totalidade ordenada (macrocosmo). III. O indivíduo, que é unitário, apreende a si mesmo e ao mundo plenamente, faltando-lhe, porém, os meios adequados para comunicar tal conhecimento. IV. O desenvolvimento das ciências humanas levou a uma recusa da ideia universal de homem: nega-se à razão o poder de fundamentar absolutamente o conhecimento sobre o indivíduo. Assinale a alternativa correta.

1-6 de 6