Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Sociologia - UEL 2015 | Gabarito e resoluções

1-5 de 5
Questão
2015Sociologia

(Uel 2015) Leia o texto a seguir. At o sculo XVIII, a maioria dos campos de conhecimento, hoje enquadrados sob o rtulo de cincias, era ainda, como na Antiguidade Clssica, parte integral dos grandes sistemas filosficos. A constituio de saberes autnomos, organizados em disciplinas especficas, como a Biologia ou a prpria Sociologia, envolver, de uma forma ou de outra, a progressiva reflexo filosfica, como a liberdade e a razo. Adaptado de: QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M. Um Toque de Clssicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002. p.12. Com base nos conhecimentos sobre o surgimento da Sociologia, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a relao entre conhecimento sociolgico de Auguste Comte e as ideias iluministas.

Questão
2015Sociologia

(Uel 2015) Leia o texto a seguir. Lembra-te de que tempo dinheiro; aquele que pode ganhar dez xelins por dia por seu trabalho e vai passear, ou fica vadiando metade do dia, embora no despenda mais do que seis pence durante seu divertimento ou vadiao, no deve computar apenas essa despesa; gastou, na realidade, ou melhor, jogou fora, cinco xelins a mais. WEBER, M. A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo. So Paulo: Pioneira; Braslia: UNB, 1981, p.29. O conselho de Benjamin Franklin analisado por Max Weber (1864-1920) na obra A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo. Com base nessa obra, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a compreenso weberiana sobre o sentido da conduta do indivduo na formao do capitalismo moderno ocidental.

Questão
2015Sociologia

(UEL 2015) TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO: Leia o texto a seguir e responda (s) prxima(s) questo(es). O desenvolvimento da civilizao e de seus modos de produo fez aumentar o poder blico entre os homens, generalizando no planeta a atitude de permanente violncia. No mundo contemporneo, a formao dos Estados nacionais fez dos exrcitos instituies de defesa de fronteiras e fator estratgico de permanente disputa entre naes. Nos armamentos militares se concentra o grande potencial de destruio da humanidade. Cada Estado, em nome da autodefesa e dos interesses do cidado comum, desenvolve mecanismos de controle cada vez mais potentes e ostensivos. O uso da fora pelo Estado transforma-se em recurso cotidianamente utilizado no combate violncia e criminalidade. Adaptado de: COSTA, C. Sociologia: introduo cincia da sociedade. So Paulo: Moderna, 1997. p.283-285. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a concepo sociolgica weberiana sobre o uso da fora pelo Estado contemporneo.

Questão
2015Sociologia

(Uel 2015) O dinheiro alterou enormemente as relações sociais e, no desenvolvimento da história econômica da sociedade, atingiu o seu ápice com o modo de produção capitalista. Com base nos conhecimentos sobre os estudos de Karl Marx, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as explicações sobre a produção da riqueza na sociedade capitalista.

Questão
2015Sociologia

(UEL 2015) Leia o texto a seguir e responda à próxima questão. O desenvolvimento da civilização e de seus modos de produção fez aumentar o poder bélico entre os homens, generalizando no planeta a atitude de permanente violência. No mundo contemporâneo, a formação dos Estados nacionais fez dos exércitos instituições de defesa de fronteiras e fator estratégico de permanente disputa entre nações. Nos armamentos militares se concentra o grande potencial de destruição da humanidade. Cada Estado, em nome da autodefesa e dos interesses do cidadão comum, desenvolve mecanismos de controle cada vez mais potentes e ostensivos. O uso da força pelo Estado transforma-se em recurso cotidianamente utilizado no combate à violência e à criminalidade. Adaptado de: COSTA, C. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1997. p.283-285. Sobre violência e criminalidade no Brasil, assinale a alternativa correta.

1-5 de 5