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Questões de Filosofia - UEL 2016 | Gabarito e resoluções

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Questão
2016Filosofia

(Uel 2016) A vida em grandes metrópoles apresenta atributos que consideramos sinônimos de progresso, como facilidades de acesso aos bens de consumo, oportunidades de trabalho, lazer, serviços, educação, saúde etc. Por outro lado, em algumas delas, devido à grandiosidade dessas cidades e aos milhões de cidadãos que ali moram, existem muito mais problemas do que benefícios. Seus habitantes sabem como são complicados o trânsito, a segurança pública, apoluição, os problemas ambientais, a habitação etc. Sem dúvida, são desafios que exigem muito esforço não só dos governantes, mas também de todas as pessoas que vivem nesses lugares. Essas cidades convivem ao mesmo tempo com a ordem e o caos, com a pobreza e a riqueza, com a beleza e a feiura. A tendência das coisas de se desordenarem espontaneamente é uma característica fundamental da natureza. Para que ocorra a organização, é necessária alguma ação que restabeleça a ordem. É o que acontece nas grandes cidades: despoluir um rio, melhorar a condição de vida dos seus habitantes e diminuir a violência, por exemplo, são tarefas que exigem muito trabalho e não acontecem espontaneamente. Se não houver qualquer ação nesse sentido, a tendência é que prevaleça a desorganização. Em nosso cotidiano, percebemos que é mais fácil deixarmos as coisas desorganizadas do que em ordem. A ordem tem seu preço. Portanto, percebemos que há um embate constante na manutenção da vida e do universo contra a desordem. A luta contra a desorganização é travada a cada momento por nós. Por exemplo, desde o momento da nossa concepção, a partir da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, nosso organismo vai se desenvolvendo e ficando mais complexo. Partimos de uma única célula e chegamos à fase adulta com trilhões delas, especializadas para determinadas funções. Entretanto, com o passar dos anos, envelhecemos e nosso corpo não consegue mais funcionar adequadamente, ocorre uma falha fatal e morremos. O que se observa na natureza é que a manutenção da ordem é fruto da ação das forças fundamentais, que, ao interagirem com a matéria, permitem que esta se organize. Desde a formação do nosso planeta, há cerca de 5 bilhões de anos, a vida somente conseguiu se desenvolver às custas de transformar a energia recebida pelo Sol em uma forma útil, ou seja, capaz de manter a organização. Para tal, pagamos um preço alto: grande parte dessa energia é perdida, principalmente na forma de calor. Dessa forma, para que existamos, pagamos o preço de aumentar a desorganização do nosso planeta. Quando o Sol não puder mais fornecer essa energia, dentro de mais 5 bilhões de anos, não existirá mais vida na Terra. Com certeza a espécie humana já terá sido extinta muito antes disso. (Adaptado de: OLIVEIRA, A. O Caos e a Ordem. Ciência Hoje. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/o-caos-ea- ordem . Acesso em: 10 abr. 2015.) O texto apresenta certas dimensões da cidade contemporânea que podem ser tratadas a partir do que a Sociologia denominou questões urbanas. Com base nos conhecimentos sobre as questões urbanas, especialmente nos estudos sociológicos da Escola de Chicago, assinale a alternativa correta.

Questão
2016Filosofia

(UEL - 2006) Se um objeto nos fosse apresentado e fssemos solicitados a nos pronunciar, sem consulta observao passada, sobre o efeito que dele resultar, de que maneira, eu pergunto, deveria a mente proceder nessa operao? Ela deve inventar ou imaginar algum resultado para atribuir ao objeto como seu efeito, e obvio que essa inveno ter de ser inteiramente arbitrria. O mais atento exame e escrutnio no permite mente encontrar o efeito na suposta causa, pois o efeito totalmente diferente da causa e no pode, conseqentemente, revelar-se nela. (HUME, David. Investigaes sobre o entendimento humano e sobre os princpios da moral. Trad. Jos Oscar de Almeida Marques. So Paulo: UNESP, 2004. p. 57-58.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o empirismo de David Hume, correto afirmar:

Questão
2016Filosofia

(UEL - 2016) Texto III A sociedade contempornea convive com os riscos produzidos por ela mesma e com a frustrao de, muitas vezes, no saber distinguir entre catstrofes que possuem causas essencialmente naturais e aquelas ocasionadas a partir da relao que o homem trava com a natureza. Os custos ambientais e humanos do desenvolvimento da tcnica, da cincia e da indstria passam a ser questionados a partir de desastres contemporneos como AIDS, Chernobyl, aquecimento global, contaminao da gua e de alimentos pelos agrotxicos, entre outros. (Adaptado de: LIMA, M. L. M. A cincia, a crise ambiental e a sociedade de risco. Senatus. v.4. n.1. nov. 2005. p.42-47.) Leia o texto a seguir. O mito converte-se em esclarecimento e a natureza em mera objetividade. O preo que os homens pagam pelo aumento de seu poder a alienao daquilo sobre o que exercem o poder. O esclarecimento comporta-se com as coisas como o ditador se comporta com os homens. Este os conhece na medida em que pode manipul-los. O homem de cincia conhece as coisas na medida em que pode faz-las. assim que seu em-si torna para- -ele. Nessa metamorfose, a essncia das coisas revela-se como sempre a mesma, como substrato de dominao. (ADORNO; HORKHEIMER. Dialtica do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p.21.) O uso da razo para fins irracionais criou, principalmente no sculo XX, uma desconfiana crnica a respeito da sua natureza e dos seus usos. Com base nos conhecimentos sobre a racionalidade instrumental presente no texto, assinale a alternativa correta.

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