Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Sociologia - UEL 2016 | Gabarito e resoluções

1-5 de 5
Questão
2016Sociologia

(Uel 2016) A ordem e o progresso constituem partes fundamentais da Sociologia de Auguste Comte. Com base nas ideias comteanas, assinale a alternativa correta.

Questão
2016Sociologia

(Uel 2016) A pera-bal Os Sete Pecados Capitais da Pequena Burguesia, de Kurt Weill e Bertold Brecht, composta em 1933, retrata as condies dessa classe social na derrocada da ordem democrtica com a ascenso do nazismo na Alemanha, por meio da personagem Anna, que em sete anos v todos os seus sonhos de ascenso social rurem. A obra expressa a viso marxista na chamada doutrina das classes. Em relao doutrina social marxista, assinale a alternativa correta.

Questão
2016Sociologia

(Uel 2016) TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO: Observe as figuras a seguir e responda (s) questo(es). A imagem de um edifcio alude existncia de uma estrutura ordenada. De modo anlogo, a compreenso e a explicao sobre a organizao de uma sociedade tambm podem invocar o tema da ordem e sua anttese, o caos, como, por exemplo, as questes relativas harmonizao social e s revolues. No caso da teoria de Karl Marx, a metfora espacial de um edifcio utilizada para exemplificar seu entendimento sobre a dinmica dialtica da sociedade. Com base nos conhecimentos sobre Karl Marx a respeito das relaes entre infraestrutura e superestrutura, assinale a alternativa correta.

Questão
2016Sociologia

(Uel 2016) Leia o texto a seguir. Inevitavelmente, nós consideramos a sociedade um lugar de conspiração, que engole o irmão que muitas de nós temos razões de respeitar na vida privada, e impõe em seu lugar um macho monstruoso, de voz tonitruante, de pulso rude, que, de forma pueril, inscreve no chão signos em giz, místicas linhas de demarcação, entre as quais os seres humanos ficam fixados, rígidos, separados, artificiais. Lugares em que, ornado de ouro ou de púrpura, enfeitado de plumas como um selvagem, ele realiza seus ritos místicos e usufrui dos prazeres suspeitos do poder e da dominação, enquanto nós, suas mulheres, nos vemos fechadas na casa da família, sem que nos seja dado participar de nenhuma das numerosas sociedades de que se compõe a sociedade. WOOLF, V. Trois Guinées. Paris: Éditions des Femmes, 1997. p.200. apud Bourdieu, P. A Dominação Masculina. 2.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. p.4. Em sua obra, Virginia Woolf reflete sobre a condição social das mulheres. Tal condição foi historicamente abordada com base no pensamento binário, a exemplo da díade masculino-feminino, também presente na oposição entre ordem e caos, o que pode ser encontrado em diferentes culturas e no pensamento científico. O binarismo, no entanto, é uma forma de racionalização da vida social criticada por diferentes correntes teóricas. Com base no texto e nos conhecimentos sobre as críticas ao pensamento binário aplicado às explicações das relações sociais de gênero, considere as afirmativas a seguir. Nesse trecho, Virginia Woolf invoca o paradigma do construtivismo social e entende que os posicionamentos sociais das mulheres e dos homens são fruto de forças sociais que tendem a transcender as vontades individuais e a gerar opressões. Para Virginia Woolf, as separações entre o mundo dos homens e o mundo das mulheres são intransponíveis, havendo correspondência real entre as representações sociais e as práticas dos sujeitos empreendidas na experiência concreta. As evidências de que diferentes sociedades atribuem posição de domínio ao masculino fornecem a comprovação de que os valores culturais são determinados pelas diferenças biológicas entre os sexos, o que se expressa em uma cultura universal. Pelos exemplos históricos conhecidos, os esquemas binários de representação do masculino e do feminino produzem hierarquias entre esses dois termos, de modo a reservar um status superior aos atributos classificados como masculinos. Assinale a alternativa correta.

Questão
2016Sociologia

Observe as figuras a seguir e responda àquestão. (Uel 2016) A Torre de Babel é uma das várias narrativas de cunho mágico-religioso sobre o mundo, os homens e a existência de diferentes línguas e culturas. Por analogia, pode-se considerar o mundo como uma Babel de Culturas. Com base nos conhecimentos socioantropológicos sobre diversidade cultural, assinale a alternativa correta.

1-5 de 5