Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UEL 2017 | Gabarito e resoluções

1-7 de 7
Questão 1
2017História

(UEL 2017 - 2a fase)Leia os textos a seguir. Vão completamente nus, homens e mulheres, como suas mães os pariram... Este rei e todos os seus andavam nus como tinham nascido, assim como suas mulheres, sem nenhum embaraço... as mulheres, pelo menos, podiam ser mais cuidadosas. (TODOROV, T. Diários de Colombo. In. A Conquista da América. A Questão do Outro. São Paulo: Martins Fontes, 1983. p.41.) A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador. (CAMINHA, P. V. Carta de Pero Vaz de Caminha. Biblioteca Nacional, 1500. Acervo digital. Disponível em: https://www.bn.gov.br/tags/ pero-vaz-caminha. Acesso em: 21 set. 2016.) Desejo tudo de bom para nossos compatriotas indígenas. Não acho que devemos nada a eles. A humanidade sempre operou por contágio, contaminação e assimilação entre as culturas. Apenas hoje em dia equivocados de todos os tipos afirmam o contrário como modo de afetação ética. Desejo que eles arrumem trabalho, paguem impostos como nós e deixem de ser dependentes do Estado. Sou contra parques temáticos culturais (reservas) que incentivam dependência estatal e vícios típicos de quem só tem direitos e nenhum dever. Adultos condenados à infância moral seguramente viram pessoas de mau-caráter com o tempo. (PONDÉ, L. F. Guarani Kaiowá de boutique. Folha de S. Paulo. 19 nov. 2012. Disponível em: http://www1.folha.uol.br/colunas/ luizfelipeponde/1187356-guarani-kaiowa-de-boutique.shtml. Acesso em: 21 set. 2016.) Os fragmentos dos textos falam sobre os povos e as culturas indígenas. Dois deles são de europeus (Cristóvão Colombo e Pero Vaz de Caminha) e datam, respectivamente, dos séculos XV e XVI. O último deles é de um brasileiro, Luiz Felipe Pondé, um filósofo do século XX. Com base nesses textos, nessas informações e nos conhecimentos a respeito dos povos indígenas da América, responda aos itens a seguir. a) Discorra sobre as diferenças presentes nesses três textos. b) Discorra sobre as semelhanças presentes nesses três textos.

Questão 2
2017História

(UEL 2017 - 2a fase) A respeito do período conhecido como Idade Média, durante muito tempo, historiadores e literatos referiam-se a esses séculos como Idade das Trevas. Segundo a historiadora Nuncia S. de Oliveira, por mais que se tenha repensado essas ideias, elas ainda persistem na atualidade. Para a autora, afinal, quantas vezes não ouvimos críticas àqueles que porventura têm um comportamento fora daqueles tidos como civilizados serem chamados de bárbaros? Quantas vezes não encontramos o adjetivo medieval ser usado para definir comportamentos violentos? Ou ainda, quem nunca ouviu alguém dizer não vivemos mais na Idade Média desejando exaltar a mudança de comportamentos para atitudes inovadoras ou modernas? (OLIVEIRA, N. S. O estudo da Idade Média em livros didáticos e suas implicações no Ensino de História. Cadernos de Aplicação. n.1. v.23. jan./jun. 2010. p.101-125.) A respeito dessas afirmações que a autora cita, responda aos itens a seguir. a) Por que se construiu a ideia de Idade Média como a autora coloca? b) Pode-se ou não contestar essa noção sobre a Idade Média? Justifique sua resposta.

Questão 4
2017História

(UEL 2017 - 2a fase) Leia o trecho do discurso de George Bush, a seguir, após os ataques às Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001. Não esquecerei a ferida causada a este país ou aqueles que a infligiram. Não recuarei, não repousarei, não vacilarei na manutenção dessa batalha pela liberdade e segurança do povo dos Estados Unidos. O curso do conflito ainda não é conhecido, mas seu desfecho é certo. Liberdade e medo, justiça e crueldade sempre estiveram em guerra, e sabemos que Deus não é neutro entre eles. (Disponível em: https://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/confira-na-integra-o-discurso-de-bush-apos-os-ataques-de-119, 50fb27721cfea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html. Acesso em: 20 jul. 2016.) Com base nesse trecho e nos conhecimentos a respeito da história contemporânea, cite e analise uma das decisões tomadas pelo governo norte-americano em decorrência dos atentados às torres doWorld Trade Center, em 11 de setembro de 2001.

Questão
2017História

(UEL 2017 - 2a fase)Leia o texto e analise a imagem a seguir. Vou falar hoje, neste bicentenário, da conjuração mineira, menos sobre as consequências desta prisão do que sobre as causas da chamada Inconfidência Mineira, designação de que francamente não gosto, e que não uso; a palavra inconfidência vem dos donos do poder e não da oposição. Vem da contrarrevolução e não da revolução; e, enfim, o objeto das nossas comemorações é uma revolução frustrada, não uma repressão bem-sucedida. É bom que estejamos bem claros sobre isto. (MAXWELL, K. Conjuração mineira: novos aspectos. Estudos Avançados. v.3. n.6. maio/ago. 1989. p.4.) Com base no texto, na imagem e nos conhecimentos a respeito da Inconfidência ou Conjuração Mineira, responda aos itens a seguir. a) Discorra sobre esse movimento denominado de Inconfidência ou Conjuração Mineira, ocorrido em Minas Gerais, em 1789. b) Analise a representação de Tiradentes na pintura elaborada por Pedro Américo, após a proclamação da República no Brasil.

Questão
2017História

(UEL -2017) Sob o ponto de vista das ideias, foram diversas as correntes polticas que atuaram no perodo regencial no Brasil (1831-1840). Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os integrantes e suas posies poltico-ideolgicas.

Questão
2017História

(UEL 2017) Leia o texto e o mapa a seguir. Os primeiros a fazerem uso da erva-mate foram os índios Guaranis, que habitavam a região definida pelas bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, na época da chegada dos colonizadores espanhóis. Da metade do século XVI até 1632, a extração de erva-mate era a atividade econômica mais importante da Província Del Guairá, território que abrangia praticamente o Paraná e no qual foram fundadas 3 cidades espanholas e 15 reduções jesuíticas. Com base nos conhecimentos sobre a presença da erva-mate Ilex paraguariensis no Estado do Paraná, considere as afirmativas a seguir. I. A presença do mate na porção oeste do Estado propiciou o desenvolvimento da ferrovia naquela região. II. O interior do Paraná transformou-se com a crescente importância da indústria do mate, pois a intensificação do extrativismo favoreceu a ocupação de áreas basicamente inexploradas. III. A área compreendida entre os vales dos rios Ivaí e Tibagi foi adquirida pelo capital inglês, interessado na exploração dos ervais da região. IV. A intensificação do extrativismo do mate e a crescente importância da sua indústria favoreceram a ocupação e a substituição de áreas anteriormente voltadas ao plantio de café. Assinale a alternativa correta.

Questão
2017História

(Uel 2017) Otvio tornou-se o primeiro imperador no perodo do alto imprio romano e a Pax romana imps militarmente seu domnio hegemnico no cotidiano de diferentes povos da regio norte da frica e de grande parte da Europa. Com base nos conhecimentos sobre o Imprio Romano sob o governo de Otvio, considere as afirmativas a seguir. I. Quando Otvio se tornou o primeiro romano a congregar o ttulo de Augusto, implantou-se o culto ao governante, diferentemente dos dirigentes anteriores. II. Otvio buscou interferir no cotidiano dos romanos ao incentivar a constituio de famlias numerosas e impor punio s mulheres adlteras. III. Sob seu governo, estabeleceu-se uma diferena dos governos anteriores pelo sistema de coleta de impostos, pois o Estado assumiu o papel que era dos publicanos. IV. A organizao social dos romanos distribudo em ordens sociais foi revisada e implantou-se a hereditariedade como critrio privilegiado da diferenciao. Assinale a alternativa correta.

1-7 de 7