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Questões de História - UEL 2018 | Gabarito e resoluções

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Questão 1
2018História

(UEL 2018 - 2a fase)Leia o texto a seguir. Os hunos excedem em ferocidade e barbárie tudo quanto é possível imaginar de bárbaro e feroz. Sob uma forma humana, vivem em estado de animais. Alimentam-se de raízes de plantas silvestres e de carne meio crua, macerada entre suas coxas e o lombo de suas cavalgaduras. Suas vestimentas consistem em uma túnica de linho e jaqueta de peles de ratazana selvagem. A túnica é de cor escura e apodrece no corpo. Cobrem-se com um gorro e envolvem as pernas com pele de bode. Quando cavalgam, acredita-se estarem pregados em suas montarias, pequenas e feias, mas infatigáveis e rápidas como relâmpagos. Passam sua vida a cavalo; a cavalo se reúnem em assembleias, compram, vendem, bebem, comem e até dormem às vezes. Nada se iguala à destreza com que lançam, a distância prodigiosa, suas flechas armadas de ossos afiados, tão duros e mortíferos como o ferro. (Res gestae, XXXI, 2). (Ammiano Marcelino. Res Gestae XXXI, 2, 1-11. Apud GUERRAS, M. S. Os povos bárbaros. São Paulo, Ática, 1991. p. 41-42.) A presença de populações germânicas do norte da Europa, consideradas bárbaras, era percebida pelos romanos desde muito cedo. No entanto, é apenas no século V d.C. que ocorre uma entrada maciça de tais povos em terras romanas, como os hunos, descritos no texto. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, relacione a invasão dos bárbaros com o processo de desagregação do Império Romano, apontando seus aspectos políticos, econômicos e sociais.

Questão 2
2018História

(UEL 2018 - 2a fase) Leia o texto a seguir. A casa de Deus, que cremos ser uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem e os outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não sofrem com a sua disjunção; os serviços prestados por uma são a condição da obra das outras duas; e cada uma, por sua vez, se encarrega de aliviar o todo. De modo que essa tripla associação nem por isso é menos unida, e é assim que a lei tem podido triunfar e que o mundo tem podido gozar de paz. (Adalbéron de Laon (c. 1020). Apud LE GOFF, Jacques. A Civilização do Ocidente Medieval. Lisboa: Estampa, 1984. p.45-46.) Esse texto se refere à Europa cristã medieval como a casa de Deus. A partir de tais informações, aponte o papel da Igreja Católica na criação e na manutenção do chamado Regime Feudal.

Questão 3
2018História

(UEL 2018 - 2a fase) No ano de 1899, eclodiu em Nova York uma greve de meninos jornaleiros (conhecidos como newsies ou newsboys). A razão do protesto, que durou vários dias, foi o aumento de preço do The New York World e do The New York Journal, de propriedade de Joseph Pulitzer e William Hearst, respectivamente. Concorrentes, ambos viram seus lucros caírem quando acabou a guerra hispano-americana (1898), que rendia grandes manchetes e garantia alta vendagem de seus jornais. Para manter os lucros, os empresários resolveram elevar o preço do exemplar, afetando diretamente os jornaleiros, que compravam os jornais e os revendiam ao público leitor. Era com o pequeno ganho da revenda que esses meninos sobreviviam, pois a grande maioria era pobre, muitos sem lar, órfãos ou fugitivos. Aos milhares, dormiam pelas ruas e vagavam pela cidade, desprovidos de qualquer assistência, fosse em educação, saúde ou moradia. Daquela vez, os meninos saíram vitoriosos da greve, mas a situação deles não melhorou. Com base nos conhecimentos sobre o Mundo Contemporâneo, responda aos itens a seguir. a) O que a greve representava para os empresários capitalistas do século XIX? b) Explique a formação do chamado trabalho infantil desde a Revolução Industrial até os dias atuais.

Questão 4
2018História

(UEL 2018 - 2a fase) Leia a letra da música e o texto a seguir. Disseram que eu voltei americanizada (Vicente Paiva/Luiz Peixoto/Carmen Miranda) E disseram que eu voltei americanizada Com o burro do dinheiro, que estou muito rica Que não suporto mais o breque de um pandeiro E fico arrepiada ouvindo uma cuíca Disseram que com as mãos estou preocupada E corre por aí que houve um certo zum-zum Que já não tenho molho, ritmo, nem nada E dos balangandãs já nem existe mais nenhum Mas pra cima de mim, pra que tanto veneno? Eu posso lá ficar americanizada? Eu que nasci com samba e vivo no sereno Topando a noite inteira a velha batucada Nas rodas de malandro, minhas preferidas Eu digo é mesmo eu te amo e nunca I love you Enquanto houver Brasil... na hora das comidas Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu! (PEIXOTO, L.; PAIVA, V. Disseram que eu voltei americanizada. Intérprete: Carmen Miranda. Rio de Janeiro: Odeon records, 1940.) Em setembro de 1940, Carmen Miranda gravou esse samba, Disseram que eu voltei americanizada, como crítica à fria recepção que teve no Brasil ao retornar de férias. Ela vivia então nos Estados Unidos, onde lotava clubes e teatros e iniciava a carreira de atriz. Logo após sua chegada, Carmen apresentou-se no Cassino da Urca, no Rio de Janeiro, mas a plateia mostrou-se desconfiada e incomodada com a artista americanizada. Nas primeiras fileiras para ver o espetáculo, estavam presentes todo o Estado-maior (ministros da guerra / exército / justiça / trabalho / educação / marinha / interventores / chefia de polícia e outros) do Estado Novo, além de empresários e industriais brasileiros, muitos com sobrenomes bem conhecidos, e que, a exemplo da elite de outros países, estavam fazendo negócios com a Alemanha do Führer [Hitler] e se identificando com sua postura anticomunista e antijudaica. (CASTRO, R. Carmen, uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p.250.) Com base na letra da música, no texto e nos conhecimentos sobre o Estado Novo, responda aos itens a seguir. a) Explique o posicionamento político e militar do Governo Vargas em relação aos governos alemão e americano durante a Segunda Guerra Mundial. b) Explique a ideia de identidade nacional promovida pelo governo de Getúlio Vargas.

Questão
2018História

(UEL -2018) Com relao ao tema da Revoluo Industrial Inglesa, atribua V (Verdadeiro) ou F (Falso) s afirmativas a seguir. ( ) A substituio do tear manual pelo mecnico no processo fabril propiciou aos trabalhadores, em suas relaes sociais de produo, maior tempo livre para o lazer. ( ) O aumento da produtividade pela mecanizao industrial ampliou a prosperidade econmica da populao, diminuindo as diferenas sociais entre ricos e pobres. ( ) A organizao da produo realizada pelo arteso em suas atividades domsticas estabeleceu-se em sistema de corporaes de mestres de ofcios. ( ) A produo industrial, durante o sculo XIX, libertou as crianas trabalhadoras dos riscos de morte oriundos das atividades de trabalho artesanal. ( ) Os cercamentos das terras comunais privaram os camponeses do livre acesso s suas condies de autossobrevivncia. Assinale a alternativa que contm, de cima para baixo, a sequncia correta.

Questão
2018História

(Uel 2018) Leia o texto a seguir. Eu vi coisas que vocês não imaginariam. Naves de ataque em chamas ao largo de Órion. Eu vi raios-c brilharem na escuridão próximos ao Portão de Tannhäuser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer. (Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2017.) Esta é uma fala do androide Roy que queria eliminar Decard, no filme Blade Runner, o Caçador de Androides (1982), dirigido por Ridley Scott. No entanto, no combate, Roy o salvou da morte. Essa reflexão apresenta a noção de uma existência construída por múltiplas experiências as quais, que por serem as memórias de Roy, se perderiam para sempre. Com base nos conhecimentos hoje predominantes sobre os fundamentos da história, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) A História privilegia, nos seus estudos, as experiências coletivas dos grandes grupos humanos, excluindo a vida do indivíduo comum. ( ) A historiografia desconsidera a memória oral para registrar as formas culturais de compreensão do mundo. ( ) Nos museus e cemitérios, descansam os personagens históricos cujas ideias não mais afetarão os vivos. ( ) Memória e história são noções diferentes, mas se complementam e interagem quando depoimentos orais são registrados em documentos. ( ) Um fato histórico gera uma diversidade de documentos, e as interpretações sobre ele ressignificam o seu teor. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Questão
2018História

(UEL - 2018) Durante o sculo II, o Imprio Romano atingiu sua mxima extenso territorial, dominando quase toda a atual Europa, o norte da frica e partes do Oriente Mdio. No final do sculo IV, porm, essa unidade comearia a ser desfeita com a diviso do imprio em duas pores: a ocidental, com a capital em Roma, e a oriental, com a capital em Bizncio. Nos sculos IV e V, a fragmentao territorial se aprofundou ainda mais e o Imprio Romano do Ocidente acabou desaparecendo para dar lugar a diversos reinos germnicos. Quanto desagregao e queda do Imprio Romano do Ocidente, assinale a alternativa correta.

Questão
2018História

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Analise as figuras a seguir e responda à(s) questão(ões). (Uel 2018) Com base nos conhecimentos relacionados aos recursos naturais e à questão industrial, considere as afirmativas a seguir. I. A Primeira Revolução Industrial difundiu-se pela Europa e Estados Unidos com a implantação de teares a vapor para a produção têxtil, iniciando a utilização do petróleo como fonte de energia. II. A Segunda Revolução Industrial utilizou o mineral renovável grafeno, explorado em larga escala na Itália, na produção de energia mecânica para o funcionamento da indústria de base. III. A Terceira Revolução Industrial desenvolveu-se com profundas transformações no campo tecnológico com a utilização da sílica, um recurso mineral não renovável, na produção de cabos de fibra ótica. IV. A Quarta Revolução Industrial tem como uma de suas marcas a obsolescência programada, que vem sendo combatida por órgãos e defensores do meio ambiente visando atenuar os impactos relacionados aos recursos naturais. Assinale a alternativa correta.

Questão
2018História

(UEL -2018) Leia o texto a seguir. UEL a melhor estadual do Sul do Brasil. A Universidade Estadual de Londrina a primeira Instituio Estadual de Ensino Superior do Sul do Brasil no QS University Rankings: Latin America 2016, e que destacou as 300 melhores universidades na regio da Amrica Latina. A UEL conquistou ainda trs pontos no cmputo geral, aparecendo na 84 colocao, 19 do Brasil, 2 do Paran e 5 do Sul do pas. (Adaptado de: http://www.bonde.com.br/educacao/ensino/uel-e-a-melhorestadual-do-sul-do-brasil-confira-ranking-das-universidades-410937.html. Acesso em: 11 jul. 2017.) A UEL foi criada em 1970 e atualmente conta com mais de alunos na graduao em seus cursos. Na ps-graduao, tem mais de alunos em cursos de especializao e cursos de mestrado e doutorado. Com base no contexto histrico, no que diz respeito importncia das universidades, da cincia e da tecnologia para a criao de elevadas escalas de desenvolvimento das sociedades em seus mltiplos aspectos, assinale a alternativa correta.

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