Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Sociologia - UEL 2018 | Gabarito e resoluções

1-7 de 7
Questão
2018Sociologia

(Uel 2018) Nos ltimos anos, os suicdios tm se tornado uma constante em diversas empresas do mundo. Na China, por exemplo, a fim de evitar que os funcionrios de uma empresa saltassem pela janela do prdio, a gerncia, conscienciosamente, instalou redes na parte externa. Com base nos conhecimentos sobre o mundo do trabalho contemporneo, considere as afirmativas a seguir. I. As prticas neo ou ps-fordistas adotadas pelas empresas tm limitado os suicdios de trabalhadores s fbricas de organizao mais tradicionais. II. Os mtodos de trabalhos inspirados no toyotismo acentuam o gerenciamento do estresse e, consequentemente, o desgaste da fora de trabalho. III. A racionalizao do trabalho proposta por Taylor baseou-se no controle dos tempos e movimentos e foi aprimorada por Ford com a esteira rolante. IV. O absentesmo e a rotatividade nos chamados empregos MacDonalds alinham-se como problemas para a utilizao da fora de trabalho no capitalismo globalizado. Assinale a alternativa correta.

Questão
2018Sociologia

(UEL 2018 - 2a fase) No Brasil, entre abril e maio de 2017, uma espécie de jogo conhecido como Baleia Azul causou alvoroço nas redes sociais digitais. Trata-se de uma série de desafios que culmina no suicídio do jogador, geralmente um indivíduo jovem. As reações, principalmente das famílias e das escolas, alertavam para a necessidade de reforçar os laços sociais e as regras de convívio coletivo. Também se disseminaram opiniões sobre a necessidade de os jovens concentrarem-se nos estudos e no trabalho como forma de manutenção do equilíbrio social. Mas o assunto não é novo em Sociologia. Os aspectos sociológicos do suicídio foram analisados por um autor clássico, Émile Durkheim, que, em 1897, publicou a obra O Suicídio: estudo de sociologia. Com base na teoria de Durkheim, caracterize o suicídio anômico como um tipo de suicídio específico das sociedades modernas.

Questão
2018Sociologia

Analise o quadro a seguir. Um princípio explicativo das desigualdades sociais é o fato de o suprimento total de recursos socialmente valorizados ser acessado e distribuído de forma desigual, levando a sociedade a se organizar hierarquicamente. Com base no quadro e nessa afirmação, explique a probabilidade diferencial de homicídio, encontrada na última coluna, como um exemplo dos efeitos da desigualdade social.

Questão
2018Sociologia

(UEL 2018 - 2a fase) Em 2016, ocorreu a deposição de Dilma Rousseff da presidência da república. Desde a eleição de 1989, que resultou na posse de um presidente eleito depois de mais de duas décadas de ditadura militar a última eleição direta presidencial tinha ocorrido em 1960 , esta é a segunda interrupção do mandato de um ocupante do principal cargo da república. A história republicana do Brasil é muito marcada pela instabilidade política, que se instaura sobretudo quando certas frações das classes médias ou das massas populares buscam algum protagonismo político e/ou visam impor alguma agenda de políticas públicas concernentes às suas demandas e interesses. Para Florestan Fernandes, essa instabilidade expressa características problemáticas do desenvolvimento socioeconômico, político e cultural do Brasil: permanência da dependência tecnológica e financeira ante os países centrais (desenvolvidos), concentração da propriedade da terra e da riqueza, elevada pobreza material e educacional das massas populares, caráter autocrático do Estado, entre outros. Em um país que se torna industrializado muito tardiamente, a instabilidade transfigura-se, assim, numa espécie de doença da velhice, afirmando-se nitidamente como uma técnica antissocial de uso pacífico ou violento do poder para impedir a reorganização da sociedade nos planos econômico, político e social. (FERNANDES, F. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. São Paulo: Global, 2008. p.133.) Com base nas ideias de Florestan Fernandes e na concepção marxista de luta de classes, explique como essas características estruturais da sociedade brasileira fomentam a instabilidade das relações e instituições políticas do Brasil.

Questão
2018Sociologia

(UEL 2018 - 2a fase) O capitalismo tornou-se hegemônico na última década do século XX. No curso do seu desenvolvimento, esse sistema socioeconômico sofreu muitas transformações. Entre elas, cabe destacar, na esfera das relações de produção, a transição do padrão de estruturação técnica e organizacional fordista pelo padrão toyotista que alguns, de modo abrangente, denominam acumulação flexível. Nessa transição, uma série de mudanças políticas, jurídicas e culturais ocorreram de modo entrelaçado, seja respondendo àquelas transformações ou, então, antecipando-se a elas. De acordo com o sociólogo brasileiro Ricardo Antunes, na década de 1980, o toyotismo penetra, mescla ou mesmo substitui o padrão fordista dominante em várias partes do mundo globalizado. Vivem-se formas transitórias de produção, cujos desdobramentos são também agudos, no que diz respeito aos direitos do trabalho. (ANTUNES, R. Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1995. p.16.) Com base nessa contextualização e os conhecimentos científicos sobre o tema, explique os motivos pelos quais a recente reestruturação técnica e organizacional do modo de produção capitalista repercutiu sobre a legislação trabalhista e intensificou os conflitos sindicais e políticos no Brasil atual.

Questão
2018Sociologia

(UEL 2018) Os dados apresentados pelo Mapa da Violncia de 2016, publicado pela Faculdade Latino-americana de Cincias Sociais (FLACSO), reiteram o padro segundo o qual a juventude brasileira encontra-se em maior vulnerabilidade frente s situaes de violncia, especialmente no que se refere s mortes provocadas por armas de fogo. De acordo com os especialistas responsveis por este estudo, tal situao exige polticas de juventude e polticas para a juventude. Sobre juventudes, vulnerabilidade juvenil e polticas pblicas para a reduo da violncia, considere as afirmativas a seguir. I. A condio juvenil socialmente construda e atravessada por condies sociais como classe, raa, escolaridade, local de moradia, religio e gnero. II. O trabalho uma dimenso constitutiva da condio juvenil e vivenciado positivamente por muitos jovens, pois permite o acesso ao entretenimento, ao consumo e aos namoros. III. O acesso dos jovens educao formal e ao mercado de trabalho so questes resolvidas pelas polticas pblicas, eliminando a chamada gerao nem-nem. IV. O combate s desigualdades de renda, em primeiro plano, e as desigualdades de gnero, em segundo, so as condies imediatas para a efetiva reduo da violncia entre jovens negros, via polticas pblicas. Assinale a alternativa correta.

Questão
2018Sociologia

(UEL 2018) Leia a charge a seguir. A charge remete a discusses que tm marcado o pensamento sociolgico e a sociologia contempornea. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o teor desses debates.

1-7 de 7