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Questões de História - UEL | Gabarito e resoluções

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Questão
2020História

(UEL - 2020) Analise a imagem a seguir. Exposta no Museu do Louvre, a obra Liberdade Guiando o Povo, remete existncia de questo social ainda hoje debatida. Com base na imagem e nos conhecimentos sobre modernidade e vida social, correto afirmar que a obra representa

Questão
2019História

(Uel 2019) Durante as guerras entre os Persas e os Gregos, no mundo antigo, um conjunto de ações foi realizado, o que levou à produção de narrativas sobre esses episódios, com consequências também para os seus vizinhos macedônicos. Com base nos conhecimentos sobre esse processo histórico, considere as afirmativas a seguir. I. A Liga do Peloponeso, criada por Esparta, uniu-se à Confederação de Delos, liderada por Atenas, e com essa unificação as esquadras dos gregos tornaram-se fortificadas com os grandes navios de combate. II. A Confederação de Delos reuniu as cidades-estado gregas contra a invasão persa e, no decorrer dos conflitos, sua sede foi transferida para Atenas, com a função de unificar os tributos e a frota. III. Na obra História da Guerra do Peloponeso, escrita pelo general ateniense Tucídides, foi descrito o flagelo da peste natural, que se abateu sobre eles, expondo as ilusões de seu mundo. IV. Plutarco descreveu as habilidades de Alexandre Magno na conquista e unificação dos povos envolvidos no conflito, por meio da miscigenação e integração cultural e do incentivo às artes e às ciências. Assinale a alternativa correta.

Questão
2019História

(UEL 2019) O Norte do Paraná só foi integrado à economia nacional nos anos 1930 por meio das ações da Companhia de Terras Norte do Paraná. As populações indígenas que habitavam a região, especificamente a caingangue, pouco tiveram de suas histórias preservadas ou registradas. Sobre a ocupação que antecedeu os caingangue e que pode ser chamada de experiência guaranítica (Séc. XVIXVII), atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) A Gobernación del Assunción ligava-se à região do Reino do Paraguai sob controle espanhol, mas de interesse geopolítico para Portugal. ( ) Às margens dos rios Paranapanema, Tibagi, Ivaí e Piquiri foram fundadas reduções jesuíticas para o aldeamento dos índios. ( ) A destruição das reduções jesuíticas nessa região deveu-se ao expansionismo paulista que, por meio de bandeiras, fazia a pregação dos indígenas. ( ) A região passou ao domínio português a partir do Tratado de Madri, assinado em 1750, que aboliu o Tratado de Tordesilhas. ( ) A estrada do Peabiru tornou-se um meio estratégico de defesa da população guarani no conflito contra os bandeirantes. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Questão 1
2018História

(UEL 2018 - 2a fase)Leia o texto a seguir. Os hunos excedem em ferocidade e barbárie tudo quanto é possível imaginar de bárbaro e feroz. Sob uma forma humana, vivem em estado de animais. Alimentam-se de raízes de plantas silvestres e de carne meio crua, macerada entre suas coxas e o lombo de suas cavalgaduras. Suas vestimentas consistem em uma túnica de linho e jaqueta de peles de ratazana selvagem. A túnica é de cor escura e apodrece no corpo. Cobrem-se com um gorro e envolvem as pernas com pele de bode. Quando cavalgam, acredita-se estarem pregados em suas montarias, pequenas e feias, mas infatigáveis e rápidas como relâmpagos. Passam sua vida a cavalo; a cavalo se reúnem em assembleias, compram, vendem, bebem, comem e até dormem às vezes. Nada se iguala à destreza com que lançam, a distância prodigiosa, suas flechas armadas de ossos afiados, tão duros e mortíferos como o ferro. (Res gestae, XXXI, 2). (Ammiano Marcelino. Res Gestae XXXI, 2, 1-11. Apud GUERRAS, M. S. Os povos bárbaros. São Paulo, Ática, 1991. p. 41-42.) A presença de populações germânicas do norte da Europa, consideradas bárbaras, era percebida pelos romanos desde muito cedo. No entanto, é apenas no século V d.C. que ocorre uma entrada maciça de tais povos em terras romanas, como os hunos, descritos no texto. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, relacione a invasão dos bárbaros com o processo de desagregação do Império Romano, apontando seus aspectos políticos, econômicos e sociais.

Questão 2
2018História

(UEL 2018 - 2a fase) Leia o texto a seguir. A casa de Deus, que cremos ser uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem e os outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não sofrem com a sua disjunção; os serviços prestados por uma são a condição da obra das outras duas; e cada uma, por sua vez, se encarrega de aliviar o todo. De modo que essa tripla associação nem por isso é menos unida, e é assim que a lei tem podido triunfar e que o mundo tem podido gozar de paz. (Adalbéron de Laon (c. 1020). Apud LE GOFF, Jacques. A Civilização do Ocidente Medieval. Lisboa: Estampa, 1984. p.45-46.) Esse texto se refere à Europa cristã medieval como a casa de Deus. A partir de tais informações, aponte o papel da Igreja Católica na criação e na manutenção do chamado Regime Feudal.

Questão 3
2018História

(UEL 2018 - 2a fase) No ano de 1899, eclodiu em Nova York uma greve de meninos jornaleiros (conhecidos como newsies ou newsboys). A razão do protesto, que durou vários dias, foi o aumento de preço do The New York World e do The New York Journal, de propriedade de Joseph Pulitzer e William Hearst, respectivamente. Concorrentes, ambos viram seus lucros caírem quando acabou a guerra hispano-americana (1898), que rendia grandes manchetes e garantia alta vendagem de seus jornais. Para manter os lucros, os empresários resolveram elevar o preço do exemplar, afetando diretamente os jornaleiros, que compravam os jornais e os revendiam ao público leitor. Era com o pequeno ganho da revenda que esses meninos sobreviviam, pois a grande maioria era pobre, muitos sem lar, órfãos ou fugitivos. Aos milhares, dormiam pelas ruas e vagavam pela cidade, desprovidos de qualquer assistência, fosse em educação, saúde ou moradia. Daquela vez, os meninos saíram vitoriosos da greve, mas a situação deles não melhorou. Com base nos conhecimentos sobre o Mundo Contemporâneo, responda aos itens a seguir. a) O que a greve representava para os empresários capitalistas do século XIX? b) Explique a formação do chamado trabalho infantil desde a Revolução Industrial até os dias atuais.

Questão 4
2018História

(UEL 2018 - 2a fase) Leia a letra da música e o texto a seguir. Disseram que eu voltei americanizada (Vicente Paiva/Luiz Peixoto/Carmen Miranda) E disseram que eu voltei americanizada Com o burro do dinheiro, que estou muito rica Que não suporto mais o breque de um pandeiro E fico arrepiada ouvindo uma cuíca Disseram que com as mãos estou preocupada E corre por aí que houve um certo zum-zum Que já não tenho molho, ritmo, nem nada E dos balangandãs já nem existe mais nenhum Mas pra cima de mim, pra que tanto veneno? Eu posso lá ficar americanizada? Eu que nasci com samba e vivo no sereno Topando a noite inteira a velha batucada Nas rodas de malandro, minhas preferidas Eu digo é mesmo eu te amo e nunca I love you Enquanto houver Brasil... na hora das comidas Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu! (PEIXOTO, L.; PAIVA, V. Disseram que eu voltei americanizada. Intérprete: Carmen Miranda. Rio de Janeiro: Odeon records, 1940.) Em setembro de 1940, Carmen Miranda gravou esse samba, Disseram que eu voltei americanizada, como crítica à fria recepção que teve no Brasil ao retornar de férias. Ela vivia então nos Estados Unidos, onde lotava clubes e teatros e iniciava a carreira de atriz. Logo após sua chegada, Carmen apresentou-se no Cassino da Urca, no Rio de Janeiro, mas a plateia mostrou-se desconfiada e incomodada com a artista americanizada. Nas primeiras fileiras para ver o espetáculo, estavam presentes todo o Estado-maior (ministros da guerra / exército / justiça / trabalho / educação / marinha / interventores / chefia de polícia e outros) do Estado Novo, além de empresários e industriais brasileiros, muitos com sobrenomes bem conhecidos, e que, a exemplo da elite de outros países, estavam fazendo negócios com a Alemanha do Führer [Hitler] e se identificando com sua postura anticomunista e antijudaica. (CASTRO, R. Carmen, uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p.250.) Com base na letra da música, no texto e nos conhecimentos sobre o Estado Novo, responda aos itens a seguir. a) Explique o posicionamento político e militar do Governo Vargas em relação aos governos alemão e americano durante a Segunda Guerra Mundial. b) Explique a ideia de identidade nacional promovida pelo governo de Getúlio Vargas.

Questão
2018História

(Uel 2018) Leia o texto a seguir. Eu vi coisas que vocês não imaginariam. Naves de ataque em chamas ao largo de Órion. Eu vi raios-c brilharem na escuridão próximos ao Portão de Tannhäuser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer. (Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2017.) Esta é uma fala do androide Roy que queria eliminar Decard, no filme Blade Runner, o Caçador de Androides (1982), dirigido por Ridley Scott. No entanto, no combate, Roy o salvou da morte. Essa reflexão apresenta a noção de uma existência construída por múltiplas experiências as quais, que por serem as memórias de Roy, se perderiam para sempre. Com base nos conhecimentos hoje predominantes sobre os fundamentos da história, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) A História privilegia, nos seus estudos, as experiências coletivas dos grandes grupos humanos, excluindo a vida do indivíduo comum. ( ) A historiografia desconsidera a memória oral para registrar as formas culturais de compreensão do mundo. ( ) Nos museus e cemitérios, descansam os personagens históricos cujas ideias não mais afetarão os vivos. ( ) Memória e história são noções diferentes, mas se complementam e interagem quando depoimentos orais são registrados em documentos. ( ) Um fato histórico gera uma diversidade de documentos, e as interpretações sobre ele ressignificam o seu teor. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Questão
2018História

(UEL -2018) Leia o texto a seguir. UEL a melhor estadual do Sul do Brasil. A Universidade Estadual de Londrina a primeira Instituio Estadual de Ensino Superior do Sul do Brasil no QS University Rankings: Latin America 2016, e que destacou as 300 melhores universidades na regio da Amrica Latina. A UEL conquistou ainda trs pontos no cmputo geral, aparecendo na 84 colocao, 19 do Brasil, 2 do Paran e 5 do Sul do pas. (Adaptado de: http://www.bonde.com.br/educacao/ensino/uel-e-a-melhorestadual-do-sul-do-brasil-confira-ranking-das-universidades-410937.html. Acesso em: 11 jul. 2017.) A UEL foi criada em 1970 e atualmente conta com mais de alunos na graduao em seus cursos. Na ps-graduao, tem mais de alunos em cursos de especializao e cursos de mestrado e doutorado. Com base no contexto histrico, no que diz respeito importncia das universidades, da cincia e da tecnologia para a criao de elevadas escalas de desenvolvimento das sociedades em seus mltiplos aspectos, assinale a alternativa correta.

Questão
2018História

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Analise as figuras a seguir e responda à(s) questão(ões). (Uel 2018) Com base nos conhecimentos relacionados aos recursos naturais e à questão industrial, considere as afirmativas a seguir. I. A Primeira Revolução Industrial difundiu-se pela Europa e Estados Unidos com a implantação de teares a vapor para a produção têxtil, iniciando a utilização do petróleo como fonte de energia. II. A Segunda Revolução Industrial utilizou o mineral renovável grafeno, explorado em larga escala na Itália, na produção de energia mecânica para o funcionamento da indústria de base. III. A Terceira Revolução Industrial desenvolveu-se com profundas transformações no campo tecnológico com a utilização da sílica, um recurso mineral não renovável, na produção de cabos de fibra ótica. IV. A Quarta Revolução Industrial tem como uma de suas marcas a obsolescência programada, que vem sendo combatida por órgãos e defensores do meio ambiente visando atenuar os impactos relacionados aos recursos naturais. Assinale a alternativa correta.

Questão
2018História

(UEL -2018) Com relao ao tema da Revoluo Industrial Inglesa, atribua V (Verdadeiro) ou F (Falso) s afirmativas a seguir. ( ) A substituio do tear manual pelo mecnico no processo fabril propiciou aos trabalhadores, em suas relaes sociais de produo, maior tempo livre para o lazer. ( ) O aumento da produtividade pela mecanizao industrial ampliou a prosperidade econmica da populao, diminuindo as diferenas sociais entre ricos e pobres. ( ) A organizao da produo realizada pelo arteso em suas atividades domsticas estabeleceu-se em sistema de corporaes de mestres de ofcios. ( ) A produo industrial, durante o sculo XIX, libertou as crianas trabalhadoras dos riscos de morte oriundos das atividades de trabalho artesanal. ( ) Os cercamentos das terras comunais privaram os camponeses do livre acesso s suas condies de autossobrevivncia. Assinale a alternativa que contm, de cima para baixo, a sequncia correta.

Questão
2018História

(UEL - 2018) Durante o sculo II, o Imprio Romano atingiu sua mxima extenso territorial, dominando quase toda a atual Europa, o norte da frica e partes do Oriente Mdio. No final do sculo IV, porm, essa unidade comearia a ser desfeita com a diviso do imprio em duas pores: a ocidental, com a capital em Roma, e a oriental, com a capital em Bizncio. Nos sculos IV e V, a fragmentao territorial se aprofundou ainda mais e o Imprio Romano do Ocidente acabou desaparecendo para dar lugar a diversos reinos germnicos. Quanto desagregao e queda do Imprio Romano do Ocidente, assinale a alternativa correta.

Questão 1
2017História

(UEL 2017 - 2a fase)Leia os textos a seguir. Vão completamente nus, homens e mulheres, como suas mães os pariram... Este rei e todos os seus andavam nus como tinham nascido, assim como suas mulheres, sem nenhum embaraço... as mulheres, pelo menos, podiam ser mais cuidadosas. (TODOROV, T. Diários de Colombo. In. A Conquista da América. A Questão do Outro. São Paulo: Martins Fontes, 1983. p.41.) A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador. (CAMINHA, P. V. Carta de Pero Vaz de Caminha. Biblioteca Nacional, 1500. Acervo digital. Disponível em: https://www.bn.gov.br/tags/ pero-vaz-caminha. Acesso em: 21 set. 2016.) Desejo tudo de bom para nossos compatriotas indígenas. Não acho que devemos nada a eles. A humanidade sempre operou por contágio, contaminação e assimilação entre as culturas. Apenas hoje em dia equivocados de todos os tipos afirmam o contrário como modo de afetação ética. Desejo que eles arrumem trabalho, paguem impostos como nós e deixem de ser dependentes do Estado. Sou contra parques temáticos culturais (reservas) que incentivam dependência estatal e vícios típicos de quem só tem direitos e nenhum dever. Adultos condenados à infância moral seguramente viram pessoas de mau-caráter com o tempo. (PONDÉ, L. F. Guarani Kaiowá de boutique. Folha de S. Paulo. 19 nov. 2012. Disponível em: http://www1.folha.uol.br/colunas/ luizfelipeponde/1187356-guarani-kaiowa-de-boutique.shtml. Acesso em: 21 set. 2016.) Os fragmentos dos textos falam sobre os povos e as culturas indígenas. Dois deles são de europeus (Cristóvão Colombo e Pero Vaz de Caminha) e datam, respectivamente, dos séculos XV e XVI. O último deles é de um brasileiro, Luiz Felipe Pondé, um filósofo do século XX. Com base nesses textos, nessas informações e nos conhecimentos a respeito dos povos indígenas da América, responda aos itens a seguir. a) Discorra sobre as diferenças presentes nesses três textos. b) Discorra sobre as semelhanças presentes nesses três textos.

Questão 2
2017História

(UEL 2017 - 2a fase) A respeito do período conhecido como Idade Média, durante muito tempo, historiadores e literatos referiam-se a esses séculos como Idade das Trevas. Segundo a historiadora Nuncia S. de Oliveira, por mais que se tenha repensado essas ideias, elas ainda persistem na atualidade. Para a autora, afinal, quantas vezes não ouvimos críticas àqueles que porventura têm um comportamento fora daqueles tidos como civilizados serem chamados de bárbaros? Quantas vezes não encontramos o adjetivo medieval ser usado para definir comportamentos violentos? Ou ainda, quem nunca ouviu alguém dizer não vivemos mais na Idade Média desejando exaltar a mudança de comportamentos para atitudes inovadoras ou modernas? (OLIVEIRA, N. S. O estudo da Idade Média em livros didáticos e suas implicações no Ensino de História. Cadernos de Aplicação. n.1. v.23. jan./jun. 2010. p.101-125.) A respeito dessas afirmações que a autora cita, responda aos itens a seguir. a) Por que se construiu a ideia de Idade Média como a autora coloca? b) Pode-se ou não contestar essa noção sobre a Idade Média? Justifique sua resposta.

Questão 4
2017História

(UEL 2017 - 2a fase) Leia o trecho do discurso de George Bush, a seguir, após os ataques às Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001. Não esquecerei a ferida causada a este país ou aqueles que a infligiram. Não recuarei, não repousarei, não vacilarei na manutenção dessa batalha pela liberdade e segurança do povo dos Estados Unidos. O curso do conflito ainda não é conhecido, mas seu desfecho é certo. Liberdade e medo, justiça e crueldade sempre estiveram em guerra, e sabemos que Deus não é neutro entre eles. (Disponível em: https://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/confira-na-integra-o-discurso-de-bush-apos-os-ataques-de-119, 50fb27721cfea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html. Acesso em: 20 jul. 2016.) Com base nesse trecho e nos conhecimentos a respeito da história contemporânea, cite e analise uma das decisões tomadas pelo governo norte-americano em decorrência dos atentados às torres doWorld Trade Center, em 11 de setembro de 2001.

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