(UEM/2008) Os filósofos pré-socráticos tentaram explicar a diversidade e a transitoriedade das coisas do universo, reduzindo tudo a um ou mais princípios elementares, os quais seriam a verdadeira natureza ou ser de todas as coisas. Assinale o que for correto. I- Heráclito de Éfeso interessou-se pelo dinamismo do universo. Afirmou que nada permanece o mesmo, tudo muda; que a mudança é a passagem de um contrário ao outro e que a luta e a harmonia dos contrários são o que gera e mantém todas as coisas. II- As teorias dos filósofos pré-socráticos foram pouco significativas para o desenvolvimento da filosofia e da ciência, uma vez que os pré-socráticos sofreram influência do pensamento mítico, e de suas obras apenas restaram fragmentos e comentários de autores posteriores. III- Tales de Mileto, o primeiro filósofo segundo Aristóteles, teria afirmado tudo é água, indicando, assim, um princípio material elementar, fundamento de toda a realidade. IV- Para Demócrito de Abdera, todo o cosmo se constitui de átomos, isto é, partículas indivisíveis e invisíveis que, movendo-se e agregando-se no vácuo, formam todas as coisas; geração e corrupção consistiriam, respectivamente, na agregação e na desagregação dos átomos. V- Parmênides de Eléia afirmou que o ser não muda. Deduziu a imobilidade e a unidade do ser do princípio de que o ser é e o não-ser não é, elaborando uma primeira formulação dos princípios lógicos da identidade e da não-contradição.
(UEM -2008) Tendo como referncia as reflexes sociolgicas sobre o Colonialismo e suas relaes com o conceito de Cultura, correto afirmar que aquele sistema poltico visou ao domnio e explorao das Amricas e ensejou um tipo de conhecimento sobre as populaes americanas que 01. pode ser denominado de etnocntrico. 02. pode ser denominado de democrtico. 03. teve as culturas indgenas como referncia. 04. teve as culturas africanas como referncia. 05. legitimou a dominao europeia sobre as populaes indgenas e africanas. A soma das alternativas corretas corresponde a:
(UEM Inverno 2008)Em termos sociolgicos, assinale o que no for correto sobre o conceito de classes sociais.
(UEM - 2008) A epistemologia de Thomas Kuhn tem como tese fundamental a mudana de paradigmas que provoca as revolues cientficas; enquanto a epistemologia de Karl Popper se caracteriza pelo princpio da falseabilidade. Assinale o que for correto. I. Para Thomas Kuhn, as mudanas de paradigmas nas teorias cientficas desorganizam a cincia a ponto de impedir um avano do conhecimento. II. Para Thomas Kuhn, a revoluo copernicana que substitui a explicao ptolomaica geocntrica pela explicao heliocntrica caracteriza uma mudana de paradigma e uma revoluo na cincia astronmica. III. Para Karl Popper, o valor de uma teoria no se mede pela sua verdade, mas pela possibilidade de ser falsificada. IV. Para Thomas Kuhn, o paradigma uma viso de mundo expressa em uma teoria; o paradigma serve para auxiliar o cientista na resoluo de seus problemas. V. Considerando o princpio da falseabilidade, a cincia, para Karl Popper, no se desenvolve de modo linear. Esto corretas as afirmativas:
(UEM- 2008 - Adaptada) Leia o texto a seguir: Desde o incio a criana desenvolve uma interao no apenas com o prprio corpo e ambiente fsico, mas tambm com outros seres humanos. A biografia do indivduo, desde o nascimento, a histria de suas relaes com outras pessoas. Alm disso, os componentes no sociais das experincias da criana esto entremeados e so modificados por outros componentes, ou seja, pela experincia social. BERGER, Peter L.; BERGER, Brigitte. Socializao: como ser um membro da sociedade. In: FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, Jos de Souza. Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1977. P. 200. Podemos concluir do texto que, exceto