(UEM/2008) Os filósofos pré-socráticos tentaram explicar a diversidade e a transitoriedade das coisas do universo, reduzindo tudo a um ou mais princípios elementares, os quais seriam a verdadeira natureza ou ser de todas as coisas. Assinale o que for correto. I- Heráclito de Éfeso interessou-se pelo dinamismo do universo. Afirmou que nada permanece o mesmo, tudo muda; que a mudança é a passagem de um contrário ao outro e que a luta e a harmonia dos contrários são o que gera e mantém todas as coisas. II- As teorias dos filósofos pré-socráticos foram pouco significativas para o desenvolvimento da filosofia e da ciência, uma vez que os pré-socráticos sofreram influência do pensamento mítico, e de suas obras apenas restaram fragmentos e comentários de autores posteriores. III- Tales de Mileto, o primeiro filósofo segundo Aristóteles, teria afirmado tudo é água, indicando, assim, um princípio material elementar, fundamento de toda a realidade. IV- Para Demócrito de Abdera, todo o cosmo se constitui de átomos, isto é, partículas indivisíveis e invisíveis que, movendo-se e agregando-se no vácuo, formam todas as coisas; geração e corrupção consistiriam, respectivamente, na agregação e na desagregação dos átomos. V- Parmênides de Eléia afirmou que o ser não muda. Deduziu a imobilidade e a unidade do ser do princípio de que o ser é e o não-ser não é, elaborando uma primeira formulação dos princípios lógicos da identidade e da não-contradição.
(UEM - 2008) A epistemologia de Thomas Kuhn tem como tese fundamental a mudana de paradigmas que provoca as revolues cientficas; enquanto a epistemologia de Karl Popper se caracteriza pelo princpio da falseabilidade. Assinale o que for correto. I. Para Thomas Kuhn, as mudanas de paradigmas nas teorias cientficas desorganizam a cincia a ponto de impedir um avano do conhecimento. II. Para Thomas Kuhn, a revoluo copernicana que substitui a explicao ptolomaica geocntrica pela explicao heliocntrica caracteriza uma mudana de paradigma e uma revoluo na cincia astronmica. III. Para Karl Popper, o valor de uma teoria no se mede pela sua verdade, mas pela possibilidade de ser falsificada. IV. Para Thomas Kuhn, o paradigma uma viso de mundo expressa em uma teoria; o paradigma serve para auxiliar o cientista na resoluo de seus problemas. V. Considerando o princpio da falseabilidade, a cincia, para Karl Popper, no se desenvolve de modo linear. Esto corretas as afirmativas: