(Uem 2010) A filosofia de método fenomenológico foi criada na Alemanha pelo matemático e filósofo Edmund Husserl. A fenomenologia como teoria do conhecimento contesta tanto o empirismo quanto o idealismo. Para a fenomenologia, o empirismo conduz ao ceticismo, e o idealismo reduz o conhecimento a uma atividade puramente psicológica. Sobre a fenomenologia, assinale o que for correto. 01) Para a fenomenologia, só podemos alcançar a verdade reproduzindo, pelas experiências realizadas nos laboratórios, os fenômenos que observamos na natureza. 02) Edmund Husserl buscou nos Cursos de filosofia positiva, de August Comte, os princípios que irão fundamentar um método seguro para alcançar a verdade científica. 04) Da mesma maneira que Platão, a fenomenologia considera que o mundo sensível apresenta-se sob o engano da aparência. A verdade deve ser procurada no mundo inteligível das ideias. 08) A fenomenologia considera que a consciência é intencionalidade, ou seja, a consciência é sempre consciência de alguma coisa. Por isso, a fenomenologia não busca explicar a consciência, mas descrevê-la no ato do conhecimento. É a partir da intencionalidade da consciência que devemos entender como se produz o conhecimento. 16) O filósofo francês Jean-Paul Sartre encontrou na fenomenologia os fundamentos para elaborar a filosofia existencialista e sua concepção de liberdade.
(UEM - 2010- Adaptada) Hegel criticou o inatismo, o empirismo e o kantismo. Endereou a todos a mesma crtica, a de no terem compreendido o que h de mais fundamental e essencial razo: o fato de ela ser histrica. Com base nessa afirmao, assinale o que for correto com V e o que for falso com F: I - Ao afirmar que a razo histrica, Hegel considera a razo como sendo relativa, isto , no possui um carter universal e no pode alcanar a verdade. II - No h para Hegel nenhuma relao entre a razo e a realidade. Submetida s circunstncias dos eventos histricos, a razo est condenada ao ceticismo, isto , ao duvidar sempre. III - A identificao entre razo e histria conduz Hegel a desenvolver uma concepo materialista da histria e da realidade, negando entre ambas a possibilidade de uma relao dialtica. IV - No sistema hegeliano, a racionalidade no mais um modelo a ser aplicado, mas o prprio tecido do real e do pensamento. O mundo a manifestao da ideia, o real racional, e o racional o real. V -Karl Marx, ao afirmar, na Ideologia alem, que no a histria que anda com as pernas das ideias, mas as ideias que andam com as pernas da histria, critica, ao mesmo tempo, o idealismo e a concepo da histria de Hegel e dos neo-hegelianos.
(UEM - 2010) Hegel criticou o inatismo, o empirismo e o kantismo. Endereou a todos a mesma crtica, a de no terem compreendido o que h de mais fundamental e essencial razo: o fato de ela ser histrica. Com base nessa afirmao, assinale o que for correto. 01) Ao afirmar que a razo histrica, Hegel considera a razo como sendo relativa, isto , no possui um carter universal e no pode alcanar a verdade. 02) No h para Hegel nenhuma relao entre a razo e a realidade. Submetida s circunstncias dos eventos histricos, a razo est condenada ao ceticismo, isto , ao duvidar sempre. 04) A identificao entre razo e histria conduz Hegel a desenvolver uma concepo materialista da histria e da realidade, negando entre ambas a possibilidade de uma relao dialtica. 08) No sistema hegeliano, a racionalidade no mais um modelo a ser aplicado, mas o prprio tecido do real e do pensamento. O mundo a manifestao da ideia, o real racional, e o racional o real. 16) Karl Marx, ao afirmar, na Ideologia alem, que no a histria que anda com as pernas das ideias, mas as ideias que andam com as pernas da histria, critica, ao mesmo tempo, o idealismo e a concepo da histria de Hegel e dos neo-hegelianos. Assinale:
(Uem 2010) A filosofia de método fenomenológico foi criada na Alemanha pelo matemático e filósofo Edmund Husserl. A fenomenologia como teoria do conhecimento contesta tanto o empirismo quanto o idealismo. Para a fenomenologia, o empirismo conduz ao ceticismo, e o idealismo reduz o conhecimento a uma atividade puramente psicológica. Sobre a fenomenologia, assinale o que for correto. I- Para a fenomenologia, só podemos alcançar a verdade reproduzindo, pelas experiências realizadas nos laboratórios, os fenômenos que observamos na natureza. II- Edmund Husserl buscou nos Cursos de filosofia positiva, de August Comte, os princípios que irão fundamentar um método seguro para alcançar a verdade científica. III- Da mesma maneira que Platão, a fenomenologia considera que o mundo sensível apresenta-se sob o engano da aparência. A verdade deve ser procurada no mundo inteligível das ideias. IV- A fenomenologia considera que a consciência é intencionalidade, ou seja, a consciência é sempre consciência de alguma coisa. Por isso, a fenomenologia não busca explicar a consciência, mas descrevê-la no ato do conhecimento. É a partir da intencionalidade da consciência que devemos entender como se produz o conhecimento. V- O filósofo francês Jean-Paul Sartre encontrou na fenomenologia os fundamentos para elaborar a filosofia existencialista e sua concepção de liberdade. Estão corretas:
(UEM 2010 - Adaptada) A filosofia de Epicuro (341 a 240 a.c.) pode ser caracterizada por uma filosofia da natureza e uma antropologia materialista; por uma tica fundamentada na amizade e a busca da felicidade nos princpios de autarquia (autonomia e independncia do sujeito) e de ataraxia (serenidade, ausncia de perturbao, de inquietao da mente). Considerando a filosofia de Epicuro, analise as seguintes afirmaes: I. A filosofia de Epicuro fundamenta-se no atomismo de Demcrito. Epicuro acredita que a alma humana formada de um agrupamento de tomos que se desagregam depois da morte, mas que no se extinguem, pois so eternos, podendo reagrupar-se infinitamente. II. Para Epicuro, a amizade se expressa, sobretudo, por meio do engajamento poltico como forma de amar todos os homens representados pela ptria. III. Epicuro, como seu mestre Demcrito, foi ateu, considera que a crena nos deuses o resultado da fantasia humana produzida pelo medo da morte. IV. Epicuro critica os filsofos que ficavam reclusos no jardim das suas academias e ensinavam apenas para um grupo restrito de discpulos. Acredita que a filosofia deve ser ensinada nas praas pblicas. V. Para Epicuro, no devemos temer a morte, pois, enquanto vivemos, a morte est ausente e quando ela for presente ns no seremos mais; portanto, a vida e a morte no podem encontrar-se. Devemos exorcizar todo temor da morte e sermos capazes de gozar a finitude da nossa vida. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas: