UEM (2011) - Sobre a relao entre a revoluo industrial e o surgimento da sociologia como cincia, assinale o que for correto.
(UEM2011)Sobre a relao entre a revoluo industrial e o surgimento da sociologia como cincia, assinale o que for correto.
(Uem 2011) A fenomenologia é um método e uma filosofia que surge no final do século XIX, com Franz Brentano, tendo como um dos principais representantes o filósofo Edmund Husserl. Sobre a fenomenologia, assinale o que for correto. 01) A fenomenologia de Edmund Husserl procura superar as teorias do conhecimento empirista e idealista, como também o dualismo entre o sujeito e o objeto. 02) Para a fenomenologia, a consciência é sempre consciência de alguma coisa; portanto, não há uma realidade pura, isolada do homem, mas a realidade enquanto ser percebido. 04) O filósofo alemão Martin Heidegger, pertencente à escola fenomenológica, resgata um conceito de verdade desenvolvido pelos gregos arcaicos: o conceito de alétheia, que significa o não oculto, aquilo que se mostra ou se desvela. 08) O filósofo francês Maurice Merleau-Ponty defende uma concepção dualista para a matéria e o espírito. De um lado, estão os objetos e o corpo, de outro, o sujeito e a consciência. 16) A gestalt, corrente da Psicologia que se desenvolveu no começo do século XX, ao reconhecer a influência da fenomenologia, opõe-se à psicologia de tendência positivista.
(UEM 2011) Jrgen Habermas (1929) pertenceu inicialmente escola de Frankfurt, tambm conhecida como Teoria Crtica, antes de fazer seu prprio caminho de investigao filosfica. Sobre o pensamento de Jrgen Habermas, assinale o que for correto.
(UEM/CVU - Vero/2011 - Adaptada) So de ndole democrtica os seguintes procedimentos: eleger todas as magistraturas entre todos os cidados; governar todos a cada um, e cada um a todos, em alternncia; sortear as magistraturas ou na totalidade, ou ento s as que no exijam experincia ou habilitao; impedir que o mesmo cidado exera duas vezes a mesma magistratura, a no ser em raras circunstncias e apenas naquelas escassas magistraturas que no se relacionam com a guerra; reduzir ao mnimo o perodo de vigncia de todas as magistraturas, ou ento, do maior nmero possvel delas; atribuir administrao da justia a todos os cidados escolhidos entre todos; depor a supremacia das decises nas mos da assembleia no tocante a todos os assuntos. Outro aspecto decisivo o fato de nenhuma magistratura ser vitalcia e, no caso de um determinado cargo ter resistido a uma antiga reforma, ser democrtico o fato de restringir o seu poder fazendo que a magistratura seja ocupada por sorteio em vez de eleio. (ARISTTELES. Poltica. In: Filosofia. Livro Didtico Pblico. Curitiba: SEED-PR, 2006. p.170). A partir dessas informaes, assinale o que for correto. 01) Pode-se afirmar, segundo o texto, que o sorteio de cargos polticos prefervel ao pleito eleitoral, uma vez que a eleio pode favorecer a aristocracia e a oligarquia, bem como ameaar a democracia. 02) Os ideais democrticos descritos pelo texto esto de acordo com os princpios de isonomia (igualdade de direitos perante a lei) e isgoria (igualdade de direitos ao uso poltico e pblico da palavra). 04) Segundo o texto, a escolha dos magistrados endereada apenas queles que tm experincia e esto aptos a este ofcio, j que nem todos os cidados tm direito a ocupar cargos pblicos. 08) As reformas administrativas, segundo o texto, entre outras virtudes no campo democrtico, servem para provocar novas eleies. 16) No texto, o estado de exceo, suscitado pela guerra, representa o ponto mais alto para o exerccio das ideias democrticas. Assinale a alternativa que corresponde a soma das afirmativas corretas
(Uem 2011) A fenomenologia é um método e uma filosofia que surge no final do século XIX, com Franz Brentano, tendo como um dos principais representantes o filósofo Edmund Husserl. Sobre a fenomenologia, assinale o que for correto. I- A fenomenologia de Edmund Husserl procura superar as teorias do conhecimento empirista e idealista, como também o dualismo entre o sujeito e o objeto. II- Para a fenomenologia, a consciência é sempre consciência de alguma coisa; portanto, não há uma realidade pura, isolada do homem, mas a realidade enquanto ser percebido. III- O filósofo alemão Martin Heidegger, pertencente à escola fenomenológica, resgata um conceito de verdade desenvolvido pelos gregos arcaicos: o conceito de alétheia, que significa o não oculto, aquilo que se mostra ou se desvela. IV- O filósofo francês Maurice Merleau-Ponty defende uma concepção dualista para a matéria e o espírito. De um lado, estão os objetos e o corpo, de outro, o sujeito e a consciência. V- A gestalt, corrente da Psicologia que se desenvolveu no começo do século XX, ao reconhecer a influência da fenomenologia, opõe-se à psicologia de tendência positivista. Estão corretas:
(UEM) O evolucionismo social do sculo XIX teve um papel fundamental na constituio da sociologia como ramo cientfico. Sobre essa corrente de pensamento, que reunia autores como Augusto Comte e Herbert Spencer, assinale o que for correto.
(UEM-PAS 2011 - Adaptada) Segundo o conceito sociolgico de fato social elaborado pelo socilogo francs mile Durkheim (1858- 1917), as formas de pensar e de agir dos indivduos so impostas pela educao, pela religio e pela moral, que se originam na sociedade e no meio social especfico em que eles vivem. A partir dessa definio do conceito de fato social, assinale a alternativa que corresponde a soma das alternativas corretas. 02) os indivduos escolhem livremente as suas formas de pensar. 08) os fatos sociais possuem uma origem social e coletiva e no se originam das vontades dos indivduos. 01) os fatos sociais, como as crenas e ideias morais, por exemplo, so fenmenos psicolgicos, j que a sociedade composta de indivduos. 19) as aes sociais dos indivduos so subjetivas e racionais. 25) quando nascemos, encontramos j prontos os fatos sociais como a lngua, as leis, a religio e as concepes morais da sociedade.