Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - UEPA 2014 | Gabarito e resoluções

1-2 de 2
Questão
2014Química

(Uepa 2014) O tungstênio é o único metal da 3 linha de transição da Tabela Periódica com função biológica comprovada. Ele aparece em algumas bactérias e em enzimas chamadas oxirredutases, desempenhando papel similar ao molibdênio nas oxirredutases existentes no organismo humano. O tungstênio possui o ponto de fusão mais alto entre todos os metais, e perde apenas para o carbono em toda a Tabela Periódica. É resistente a ácidos e apenas a mistura HNO3 + HF o dissolve, lentamente, a quente. Resiste bem a soluções alcalinas, mas é atacado por fusões com NaOH ou Na2CO3, convertendo-se em tungstatos. O WO3 é usado como pigmento e, também, para colorir materiais cerâmicos. Os tungstatos CaWO4 e MgWO4 são componentes do pó branco que reveste internamente os bulbos de lâmpadas fluorescentes. Tungstatos de sódio e potássio são usados na indústria de couros e peles, na precipitação de proteínas sanguíneas e em análises clínicas. Para a purificação do metal, os tungstatos naturais são submetidos à fusão com carbonato de sódio (Na2CO3) a alta temperatura, resultando em tungstato de sódio (Na2WO4), solúvel em água. A partir dessa solução, mediante adição de HCℓ, precipita o ácido túngstico (H2WO4), que é convertido WO3 após calcinação. O tungstênio metálico é obtido por meio da redução de WO3 com gás redutor (H2) a alta temperatura. O metal é obtido na forma de pó, filamentos ou barras maciças (Fonte: Química Nova na Escola). Acerca do exposto no texto, é correto afirmar que:

Questão
2014Química

(Uepa 2014) To complexas quanto a qumica da vida, as condies para o bom crescimento das plantas, geralmente, se resume em trs nmeros: 19, 12 e 5. Eles representam as porcentagens de nitrognio, fsforo e potssio impressas em destaque em quase todas as embalagens de fertilizante. No sculo 20, esses trs nutrientes permitiram que a agricultura aumentasse a produtividade e que a populao mundial crescesse seis vezes mais. Mas qual a fonte desses nutrientes? O nitrognio vem do ar, mas o fsforo e o potssio so extrados de minas. As reservas de potssio so suficientes para sculos, mas com o fsforo a situao diferente. O principal componente dos fertilizantes, o fsforo pouco valorizado e tem reservas para apenas algumas dcadas. provvel que os suprimentos disponveis de imediato comecem a esgotar-se no final deste sculo, o esgotamento das fontes deste mineral causaria um colapso na produo mundial de alimentospela agricultura. Muitos estudiosos dizem que, quando isso acontecer, a populao ter alcanado um pico alm do que o planeta pode suportar em termos de sustentabilidade. (Extrado e adaptado de: VACARY. David A. Solos desnutridos, Scientific American Brasil Aula aberta. Ed Duetto. 2012). Com relao aos elementos qumicos destacados no texto e analisando a tabela peridica correto afirmar que:

1-2 de 2