Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UEPA | Gabarito e resoluções

1-15 de 21chevron right center
Questão
2016Biologia

(UEPA-2016- Adaptada)Leia o texto para responder questo. Nas florestas tropicais da Amrica Central e da Amrica do Sul, vivem vrias espcies aparentadas de sapos coloridos popularmente conhecidos por sapinhos-ponta-de-flexa. A espciePhyllobates terribilis considerada o vertebrado mais venenoso do Planeta e possui a seguinte classificao taxonmica: Animalia, Chordata, Amphibia, Anura, Dendrobatidae, Phyllobates. Texto Modificado de Bio, Sonia Lopes, 2008. Sobre a classificao taxonmica da espcie mencionada no texto, correto afirmar que

Questão
2015Biologia

(UEPA 2015) Leia o texto para responder à questão. Com cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de território e grande variedade de clima, temperatura, solo e umidade, o Brasil abriga extraordinária diversidade de ecossistemas e de espécies animais e vegetais. No entanto, todos os biomas brasileiros sofrem com a ocupação humana, e parte da vegetação original já foi destruída. (Texto modificado de Biologia, Sérgio Linhares, 2005). Com referência às palavras em destaque no texto, analise as afirmativas abaixo. I. A Mata Atlântica possui clima quente e úmido e se encontra em fragmentos ao longo do litoral brasileiro. II. No Cerrado, a vegetação é semelhante à da Savana, com árvores de troncos tortuosos. III. A Caatinga possui clima semiárido, com muita chuva e estação seca prolongada. IV. Os Pampas se caracterizam pela presença de campos de gramíneas e grandes árvores. V. O Manguezal é característico das regiões onde o mar se encontra com a água doce dos rios. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

Questão
2015Biologia

(UEPA 2015) Leia o texto para responder à questão. Os seres vivos são fruto do processo evolutivo que ocorre desde o aparecimento davida na Terra. Cada espécie tem suas peculiaridades, suas adaptações ao meio, que lhesconferem maiores chances de sobrevivência e de deixar descendentes. Os cientistasatualmente recompõem a evolução a partir das evidências evolutivas. (Texto Modificado: Bio, Sônia Lopes, 2008.) Com relação às palavras em destaque no texto, é correto afirmar que:

Questão
2015Biologia

(UEPA 2015) O crescimento populacional humano produto da reproduo sem controle, que agrava os problemas de superpopulao mundial. Por outro lado, a reproduo nos organismos unicelulares ocorre por diviso celular, enquanto que nos organismos multicelulares esse processo responsvel pelo crescimento e reparo de tecidos. Sobre o processo em destaque, analise as afirmativas abaixo. I. A prfase I da meiose I possui cinco subfases: leptteno, zigteno, paquteno, diplteno e diacinese. II. Na telfase os cromossomos comeam a se desespiralizar e adquirem a forma de fita. III. Na anfase ocorre a separao das cromtides. IV. Na meiose I, a metfase I se caracteriza pelo alinhamento dos pares homlogos na placa equatorial. V. O produto da meiose so quatro clulas haploides. A alternativa que contm todas as afirmativas corretas :

Questão
2015Biologia

(UEPA 2015) Leia o texto para responder à questão. O planeta Terra formou-se há cerca de 4,5 bilhões de anos. Inicialmente sua superfície era constituída por magma quente. As rochas teriam se formado a seguir, com o resfriamento desse material. As rochas mais antigas de que se tem conhecimento datam de 3,9 bilhões de anos e nelas não foram encontrados registros de vida, levantando a questão sobre como ocorreu o surgimento da vida no planeta. (Texto Modificado: Bio, Sônia Lopes, 2008.) Sobre o processo em destaque no texto, é correto afirmar que:

Questão
2015Biologia

(Uepa 2015) Leia o texto para responder à questão. O corpo humano é capaz de realizar diversas atividades: aproveitar os nutrientes dos alimentos, movimentar-se, realizar trocas gasosas com o ar atmosférico, eliminar produtos indesejáveis ou tóxicos ao nosso corpo. Todas essas funções atuam de forma integrada e, por isso, manter o corpo saudável é fundamental para uma boa qualidade de vida. Portanto, quando falamos, usamos o sistema respiratório, quando comemos, o sistema digestório, entre outros sistemas importantes nessas situações. Texto Modificado de Bio, Sônia Lopes, 2008. Com relação aos sistemas destacados no texto, analise as afirmativas abaixo e identifique-as em Verdadeiras (V) ou Falsas (F). ( ) O processo de passagem do bolo alimentar da boca até o estômago denomina-se deglutição. ( ) As trocas gasosas nas superfícies respiratórias ocorrem por difusão. ( ) O intestino delgado está dividido em duas porções: jejuno e íleo. ( ) O processo de mudança do sangue venoso para arterial chama-se hematose. ( ) O intestino grosso é responsável por grande reabsorção de água. ( ) A hemoglobina é o pigmento respiratório que tem afinidade pelo A sequência correta é:

Questão
2015Biologia

(UEPA 2015) As perícias médico-legais na investigação de paternidade podem ser divididas em não genéticas e genéticas. Os principais e mais tradicionais métodos utilizados na investigação genética da paternidade pelo sangue são por intermédio do sistema ABO, sistema MN, sistema Rh e sistema HLA. Considerando o sistema ABO, em que a mãe tem sangue grupo O, o pai do grupo AB e os filhos com sangue dos grupos A, B e O, analise as afirmativas abaixo. I. A criança do grupo O é filha do casal. II. A criança do grupo O não é filha do casal. III. As crianças dos grupos A e B são filhas do casal. IV. Nesta situação a mãe é heterozigota. V. Nesta família pode ter ocorrido adoção, ou troca de bebês na maternidade, ou adultério por parte da mãe. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

Questão
2015Biologia

(UEPA 2015) Leia o texto para responder questo. H sculos, os chineses aprenderam que os frutos amadureciam mais rapidamente quando colocados em cmaras onde queimavam incenso. Isso tambm foi observado, por exemplo, em laranjas que produzem um gs o qual promove o amadurecimento de bananas. Tais observaes levaram os botnicos a suspeitarem da existncia de uma substncia gasosa liberada em processos de combusto e tambm pelas plantas. Tal substncia e produzida por todos os rgos do vegetal, com exceo das sementes. (Adaptado de: Favaretto e Mercadante, BIOLOGIA, Volume nico, 2005.) Sobre o assunto tratado no texto, analise as afirmativas abaixo. I. O rgo vegetal que no produz o referido gs se origina do vulo fecundado. II. O gs a giberelina que estimula o crescimento da raz da planta. III. O referido gs o etileno que atua no amadurecimento de frutos. IV. Os rgos vegetais em destaque no texto esto presentes em representantes tanto de angiospermas como de gimnospermas. A alternativa que contm todas as afirmativas corretas :

Questão
2014Biologia

(UEPA/2014)Um convidado em um programa de televisão comentou sobre questões ambientais o seguinte: os grandes problemas da conservação da natureza estão, na realidade, intimamente ligados aos da sobrevivência do próprio ser humano na Terra e que certos filósofos não hesitam em afirmar que a humanidade está mal encaminhada. Não nos cabe fazer julgamentos, mas de acordo com todos os biólogos, o ser humano comete um erro capital pensando poder isolar-se da natureza. Existe já há muito tempo um divórcio entre o ser humano e o ambiente, com seu clima e seus biomas. Adaptado de: Sônia Lopes BIO. A caminho de uma reconciliação entre os humanos e a natureza. 2008 Quanto às palavras em destaque no texto, leia as afirmativas abaixo: I. Nas Florestas Tropicais, a vegetação é exuberante com folhas largas e perenes. II. A Tundra é um bioma que no degelo apresenta árvores que perdem as folhas no inverno. III. Nas regiões com Florestas Temperadas evidenciam-se as quatro estações do ano. IV. O Cerrado é composto basicamente de plantas herbáceas e árvores de pequeno porte. V. Há discreta variação climática e de temperatura nos diversos biomas mundiais. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

Questão
2014Biologia

(UEPA 2014) As sensaes, sentimentos, pensamentos, respostas motoras e emocionais, a aprendizagem e a memria, resultam do processo de comunicao entre as clulas nervosas, os neurnios, que continuamente coletam informaes sobre o estado interno do organismo e de seu ambiente externo. Estas clulas possuem a habilidade de processarem informaes que controlam o fluxo de substncias do meio intracelular (ons sdio, potssio, etc.) e realizam os processos de difuso e osmose em suas membranas. Adaptado de http://www.cerebromente.org.br/n10/fundamentos/pot2.htm Segundo o texto, a comunicao entre essas clulas ocorre por meio de processo:

Questão
2014Biologia

(UEPA 2014) Mesmo com o avanço da tecnologia em comunicação, o ser humano continua se debruçando sobre os registros fósseis para desvendar o mistério da criação do mundo e da notável biodiversidade, com milhões de espécies de seres vivendo nos mais variados ambientes que compõem a biosfera. A teoria da evolução biológica busca explicar o mecanismo que propiciou essa imensa variedade de seres vivos. Os principais argumentos científicos que explicam esse mecanismo são: I. Órgãos vestigiais indicam a presença de um ancestral comum entre as espécies nas quais ocorrem. II. A análise dos fósseis indica que a extinção de espécies faz parte do processo evolutivo. III. Os fósseis permitem o estudo comparativo entre organismos ou estruturas de diferentes eras geológicas que demonstram mudanças ao longo do tempo. IV. Desde Darwin, vários aspectos de sua teoria já foram revistos, o que demonstra sua falta de fundamentação. V. Os órgãos homólogos indicam relações de parentesco entre espécies, por terem a mesma origem embrionária. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:  

Questão
2014Biologia

(UEPA 2014) O princpio da seleo natural provavelmente um dos mais importantes noprocesso evolutivo. Foi proposto por Charles Darwin e utilizado posteriormente por outrosevolucionistas para tentar explicar a adaptao, a especializao dos seres vivos e a origem detoda a diversidade. Sobre o princpio mencionado, afirma-se que:

Questão
2014Biologia

(UEPA 2014) A pessoa adoece quando, por qualquer razo, as clulas deixam de se comunicar adequadamente. Em decorrncia disso, o estudo da clula, como unidade estrutural e funcional dos seres vivos, que apresenta peculiaridades nos diferentes reinos em relao a sua estrutura, possibilita ao cientista melhor compreenso sobre a origem das doenas, facilitando a pesquisa de novos medicamentos. Sobre a unidade biolgica abordada no texto, leia as afirmativas abaixo: I. No Reino Monera, o material gentico encontra-se envolvido por uma membrana nuclear. II. No Reino Fungi, apresenta a membrana plasmtica envolvida por uma parede quitinosa. III. No Reino Vegetal, possui como caractersticas parede celular constituda de celulose e tem como organela o cloroplasto. IV. No Reino Animal, apresenta-se destituda de celulose. A alternativa que contm todas as afirmativas corretas :

Questão
2014Biologia

(Uepa 2014) O aparecimento de características sexuais secundárias no menino, a partir da puberdade, resulta da ação da testosterona sobre o organismo em desenvolvimento. No sistema reprodutor, a estrutura que abriga as células responsáveis pela síntese do referido hormônio é denominada:

Questão
2014Biologia

(UEPA 2014) A caxumba é uma doença viral que acomete as glândulas salivares parótidas, mas, em alguns homens, a infecção alcança os testículos e epidídimo, promovendo distúrbios na função destas estruturas, podendo resultar na esterilidade. Os elementos em destaque no enunciado são responsáveis, respectivamente, pelas seguintes funções:

1-15 de 21chevron right center