Gabarito UEPG - Provas Anteriores

1-15 de 24chevron right center
Questão
2019Química

(UEPG 2019) Dada a seguinte reao balanceada de oxirreduo, assinale o que for correto. 2 KMnO4(s)+ 16 HCl(aq) 2 KCl(aq)+ 2 MnCl2(aq)+ 8 H2O(l)+ 5 Cl2(g) 01) Os ons Cl-no HCl sofrem oxidao formando Cl2. 02) O nmero total de eltrrons envolvidos na reao de 10e-. 04) O agente redutor da reao MnO4-. 08) O Mn apresenta nmero de oxidao +6 no KMnO4. 16) O on Cl- o agente oxidante da reao.

Questão
2017Matemática

(UEPG - 2017 - Adaptada) Assinale a somatóriaque for correta. 01) Com os algarismos 2, 3, 4, 6, 7e 9sem repetição, podemos formar 56números ímpares de três algarismos distintos e maiores que 247. 02) Se todas as permutações com as letras da palavra POMAR forem ordenadas alfabeticamente, exatamente como em um dicionário, a penúltima letra da 56 palavra dessa lista é R. 04) O penúltimo termo do desenvolvimento do Binômio de Newton é . 08) Se num quintal tem 6 coelhos machos e algumas fêmeas e existem 420maneiras para selecionar três machos e duas fêmeas deste grupo, então neste quintal tem mais coelhos machos do que fêmeas. 16) Podemos formar menos do que 45números distintos multiplicando-se três ou mais dos algarismos 2, 4, 6, 7, 8e 9sem repeti-los.

Questão
2017Biologia

(UEPG - adaptada)Assinale com verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmaes sobre as caractersticas presentes nas classes Chondricthyes e Actinopterygii. ( ) Nos actinoptergios, estruturas excretoras importantes, como a linha lateral, tm como funo regular os nveis internos de amnia, contribuindo para a osmorregulao nestes animais. ( ) Os tubares apresentam escamas placoides em sua epiderme, as quais so constitudas por material orgnico calcificado, a dentina. Na regio interna das escamas, na regio denominada polpa, h vasos sanguneos e terminaes nervosas. ( ) Dentre os representantes dos peixes cartilaginosos podemos citar os tubares, caes, raias e quimeras, os quais apresentam o esqueleto totalmente constitudo por cartilagem. A maioria dos membros carnvora e tem mandbulas bem desenvolvidas. ( ) A respirao nos peixes sseos cutnea, permitindo trocas gasosas recorrentes no ambiente aqutico. O sistema circulatrio aberto e os gases circulam livremente entre os tecidos e a corrente sangunea.

Questão
2017Matemática

(UEPG - 2017 - Adaptada) Assinale a somatória quefor correta. 01) Simplificando a expressão obtém-se n - 1. 02) No desenvolvimento do binômio , o termo independente de xé .Então. 04) Permutando os algarismos 1, 1, 3, 3, 3, 5podem ser formados 20 números maiores que 500000. 08). 16) Num estádio há 12 portas de entrada e saída. Existem 132 possibilidades de uma pessoa entrar por uma porta e sair por outra diferente.

Questão
2017Biologia

(UEPG/2017) Na ecologia, possvel representar os nveis trficos de um ecossistema por meio de retngulos superpostos, que formam as chamadas pirmides ecolgicas. Abaixo so apresentadas quatro pirmides ecolgicas. Marque a alternativa incorreta:

Questão
2016Biologia

(Uepg 2016) Os cnidários são animais diblásticos, isto é, apresentam apenas dois folhetos germinativos, ectoderma e endoderma. O ectoderma origina a epiderme, tecido que reveste o animal, enquanto o endoderma origina a gastroderme, tecido que reveste a cavidade digestiva. Unindo estes dois, há a mesogleia. Em relação aos tipos de células da epiderme e gastroderme dos cnidários, bem como suas respectivas funções, assinale o que for correto. 01) As células mioepiteliais epidérmicas são pequenas, localizam-se na mesogleia e não são totipotentes. 02) No interior das células intersticiais, encontra-se o nematocisto, o qual contém um líquido tóxico. 04) As células mioepiteliais digestivas da epiderme secretam muco, cujo papel é lubrificar o corpo, protegendo-o. No caso de cnidários sésseis, estas células permitem também a aderência do animal ao substrato. 08) As células sensoriais têm capacidade de perceber estímulos ambientais e transmiti-los a células nervosas presentes na mesogleia. 16) Os cnidoblastos, ou células urticantes, estão distribuídos por toda a epiderme do cnidário, concentrando-se nos tentáculos e ao redor da boca. A soma dos itens está representado em:

Questão
2016Português

(UEPG/2016) Fotografar a si mesmo vira febre, não importa o lugar O correto seria o selfie ou a selfie? O termo não foi dicionarizado em português, mas o uso popular consagrou a inflexão feminina: a selfie. Em 2013, o dicionário Oxford considerou o termo, literalmente tirar fotos de si próprio, como a palavra do ano. Mas foi em 2014 que as selfies tomaram o mundo e viraram verdadeira febre entre anônimos e celebridades. Com certo exagero, inclusive. Tirar fotos de si mesmo com o smartphone tornou-se uma mania que não respeita desastres naturais, despenhadeiros ou funerais. Vale tudo pela pose nas redes sociais, sempre na busca sôfrega pelo melhor ângulo, pois, reza a lenda, ninguém jamais sai feio na selfie. Postar fotos em shows agora é mais importante do que assisti-los. Idem para a pose ao lado de uma porção de comida no restaurante da moda. Surgiu até um instrumento para que caiba todo mundo na foto e ao mesmo tempo a paisagem do local ao fundo: o bastão de selfie ou pau de selfie, à venda nos melhores camelôs por reais. O paradoxo é quando alguém pede a outrem: Pode fazer uma selfie minha? Só comparável ao me inclua fora desta. Adaptado de: http://www.cartacapital.com.br. Acesso em 03/03/2015. Na expressão tirar fotos de si próprio, há um complemento verbal objeto direto, composto por um substantivo e um adjunto adnominal. Identifique onde se encontra o mesmo tipo de construção e assinale o que for correto. 01) ...busca sôfrega pelo melhor ângulo... 02) ...tomaram o mundo... 04) ...consagrou a inflexão feminina... 08) ...Postar fotos em shows... 16) ...Tirar fotos de si mesmo...

Questão
2016Geografia

(Uepg 2016)  Sobre projeções cartográficas, assinale o que for correto.

Questão
2015Português

(UEPG - 2015/ Adaptada) Consumo tambm ato poltico Diz o Houaiss que o capito Charles C. Boycott (1832-1897), um rico proprietrio irlands, no outono de 1880, recusando-se a baixar o preo que cobrava pelo arrendamento de suas terras, foi vtima de represlia, tendo os agricultores da poca se articulado para no negociar com ele. Da a palavra boycott e, em portugus, boicote. Quase 130 anos depois, o termo em ingls ganhou uma espcie de antnimo, o buycott. Numa livre traduo seria a compra orientada de produtos. A partir disso, a pesquisadora Michele Micheletti, da Karlstad University, na Sucia, defende que o ato de consumo pode se transformar em ativismo poltico, pois, segundo ela, a falta de uma regulamentao global transferiu para os consumidores parte da responsabilidade sobre o mercado. Por meio de boycotts e de buycotts, possvel aos consumidores forar mudanas no sistema produtivo e colaborar, utilizando o seu poder de compra, a fim de atenuar problemas como a explorao da mo de obra, o desrespeito ambiental e os desvios ticos e polticos de grandes empresas. O buycotter o consumidor politizado, informado, responsvel. Micheletti cita estudos que mostram que, na Sucia, o percentual de cidados que se envolveu em algum tipo de consumo politizado nos 12 meses anteriores pesquisa era de 50%. No Brasil, no chegava a 7%. A pesquisadora concluiu que o resultado est vinculado ao nvel de informao e aos recursos disponveis dos consumidores. um movimento basicamente da classe mdia, afirma. Adaptado de: https://br.noticias.yahoo.com/blogs/plinio-fraga/consumo-tambeme-ato-politico-130126426.html. Acesso em 30/03/2015. Sobre regncia nominal e verbal nos trechos abaixo, assinale o que for correto. 1. ...recusando-se a baixar o preo que cobrava pelo arrendamento de suas terras... 2. ...na Sucia, o percentual de cidados que se envolveu em algum tipo de consumo politizado nos 12 meses anteriores pesquisa era de 50%. 01) Caso a crase fosse retirada no trecho 2, o sentido ficaria comprometido, pois seria possvel compreender que a pesquisa ainda estava incompleta, ou seja, na metade. 02) No trecho 1 ocorre um erro devido regncia, pois o sinal indicativo da crase deveria estar presente: ...recusando-se baixar.... 04) No trecho 2, trata-se de um caso de regncia nominal, uma vez que anteriores um adjetivo. 08) Nos trechos 1 e 2, h casos de regncia sobre a preposio a, entretanto, diferem entre si uma vez que so casos de regncia nominal (trecho 1) e verbal (trecho 2). A soma das alternativas corretas :

Questão
2015História

(UEPG 2015) O forte movimento imigratório europeu em direção ao Brasil a partir de meados do século XIX mudou radicalmente a realidade social, cultural, étnica e econômica do país. A respeito da presença de imigrantes europeus no sul do Brasil, assinale o que for correto. 01) As casas no estilo enxaimel são bastante comuns nos estados do sul do Brasil e correspondem a uma marca física da presença de grupos imigrantes fixados na região. 02) Entre os maiores grupos de imigrantes fixados no sul do Brasil encontram-se os italianos e alemães, além de um número significativo de eslavos (russos, ucranianos e poloneses). 04) Elementos da gastronomia, dos rituais e das festas religiosas, das práticas agrícolas e do idioma dos grupos imigrantes que chegaram na região há mais de um século ainda são encontrados no sul do Brasil. 08) Diferente do que ocorreu com os imigrantes alojados nas fazendas de café no interior paulista, não foi a pobreza e a falta de emprego na Europa que impulsionou a vinda de grupos coloniais para o sul do Brasil no século XIX.

Questão
2015Espanhol

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: La tortuga gigante ...La tortuga, cargada, caminó y caminó de día y de noche. Atravesó montes, campos, cruzó a nado ríos de una legua de ancho y atravesó 1pantanos en que quedaba casi enterrada, siempre con el hombre moribundo encima. Des-pués de ocho o diez horas de caminar se detenía y deshacía los nudos y acostaba al hombre con mucho cuidado en un lugar donde hubiera pasto bien seco. Iba entonces a buscar agua y raíces tiernas, y le daba al hombre. Ella comía también, aunque estaba tan can-sada que prefería dormir. A veces tenía que caminar al sol; y como era verano, el cazador tenía tanta fiebre que deliraba y se moría de sed. Gritaba: agua!, agua! a cada rato, y cada vez la tortuga tenía que darle de beber. 2Así anduvo días y días, semana tras semana Adaptado de: Fragmento de conto extraído de: Cuentos de la selva. Horacio Quiroga. Colección Ombú: Gradifco. Buenos Aires, Argentina. 2007. (Uepg 2015) Sobre os verbos presentes no texto, assinale o que for correto. ( ) Há a predominância dos tempos verbais do presente do indicativo. ( ) Entre os tempos verbais do passado aparecem mais verbos no pretérito pluscuamperfecto e indefinido do indicativo. ( ) Entre os tempos verbais do passado aparecem mais verbos no pretérito imperfecto e indefinido do indicativo. ( ) Há a predominância dos tempos verbais no passado do indicativo.

Questão
2013Biologia

(UEPG - 2013) A frequncia cardaca o nmero de vezes que o corao bate por minuto; assim o corao de um sedentrio (pessoa sem treinamento), em condies de repouso (sentado e conversando), apresenta, em mdia, cerca de 70 a 80 bpm (batimentos por minuto). Com relao aos batimentos cardacos apresentados por uma pessoa bem condicionada fisicamente, nas mesmas condies de repouso, assinale a alternativa correta.

Questão
2013História

(UEPG - 2013) Diversos povos habitavam a Amrica quando os europeus chegaram. Era uma populao com enorme diversidade cultural. Considerando a trajetria da histria desses povos, assinale a alternativa correta em relao s suas realizaes.

Questão
2013Geografia

(UEPG) Com relao s camadas internas do Planeta Terra, assinale a alternativa correta.

Questão
2013Biologia

(Uepg 2013 - Adaptado) Com relação à classificação dos animais de acordo com suas características embrionárias e também para a anatomia e fisiologia dos cnidários, assinale o que for correto. 01) O sistema circulatório de um cnidário é considerado completo. 02) Poríferos, celenterados e equinodermos possuem dois folhetos embrionários e por isso são considerados diblásticos. 04) Os cnidários são carnívoros e se alimentam de diversos tipos de animais: crustáceos, peixes, larvas de inseto, etc. Essas presas são capturadas pelos tentáculos e levadas à boca, através da qual atingem a cavidade gastrovascular. 08) Possuem celoma verdadeiro e podem ser classificados como esquizocelomados (moluscos e anelídeos) e enterocelomados (equinodermos e cordados). 16) Graças ao acoplamento entre células contráteis e nervosas, os cnidários são capazes de realizar movimentos coordenados, como os que as medusas utilizam para nadar. A soma dos itens verdeiros está representado em:

1-15 de 24chevron right center