Gabarito UEPG - Provas Anteriores

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 16
Questão
2017Matemática

(UEPG - 2017 - Adaptada) Assinale a somatóriaque for correta. 01) Com os algarismos 2, 3, 4, 6, 7e 9sem repetição, podemos formar 56números ímpares de três algarismos distintos e maiores que 247. 02) Se todas as permutações com as letras da palavra POMAR forem ordenadas alfabeticamente, exatamente como em um dicionário, a penúltima letra da 56 palavra dessa lista é R. 04) O penúltimo termo do desenvolvimento do Binômio de Newton é . 08) Se num quintal tem 6 coelhos machos e algumas fêmeas e existem 420maneiras para selecionar três machos e duas fêmeas deste grupo, então neste quintal tem mais coelhos machos do que fêmeas. 16) Podemos formar menos do que 45números distintos multiplicando-se três ou mais dos algarismos 2, 4, 6, 7, 8e 9sem repeti-los.

Questão
2017Biologia

(UEPG/2017) Na ecologia, é possível representar os níveis tróficos de um ecossistema por meio de retângulos superpostos, que formam as chamadas pirâmides ecológicas. Abaixo são apresentadas quatro pirâmides ecológicas. Marque a alternativa incorreta:

Questão
2017Matemática

(UEPG - 2017 - Adaptada) Assinale a somatória quefor correta. 01) Simplificando a expressão obtém-se n - 1. 02) No desenvolvimento do binômio , o termo independente de xé .Então. 04) Permutando os algarismos 1, 1, 3, 3, 3, 5podem ser formados 20 números maiores que 500000. 08). 16) Num estádio há 12 portas de entrada e saída. Existem 132 possibilidades de uma pessoa entrar por uma porta e sair por outra diferente.

Questão
2016Português

(UEPG/2016) Fotografar a si mesmo vira febre, não importa o lugar O correto seria o selfie ou a selfie? O termo não foi dicionarizado em português, mas o uso popular consagrou a inflexão feminina: a selfie. Em 2013, o dicionário Oxford considerou o termo, literalmente tirar fotos de si próprio, como a palavra do ano. Mas foi em 2014 que as selfies tomaram o mundo e viraram verdadeira febre entre anônimos e celebridades. Com certo exagero, inclusive. Tirar fotos de si mesmo com o smartphone tornou-se uma mania que não respeita desastres naturais, despenhadeiros ou funerais. Vale tudo pela pose nas redes sociais, sempre na busca sôfrega pelo melhor ângulo, pois, reza a lenda, ninguém jamais sai feio na selfie. Postar fotos em shows agora é mais importante do que assisti-los. Idem para a pose ao lado de uma porção de comida no restaurante da moda. Surgiu até um instrumento para que caiba todo mundo na foto e ao mesmo tempo a paisagem do local ao fundo: o bastão de selfie ou pau de selfie, à venda nos melhores camelôs por reais. O paradoxo é quando alguém pede a outrem: Pode fazer uma selfie minha? Só comparável ao me inclua fora desta. Adaptado de: http://www.cartacapital.com.br. Acesso em 03/03/2015. Na expressão tirar fotos de si próprio, há um complemento verbal objeto direto, composto por um substantivo e um adjunto adnominal. Identifique onde se encontra o mesmo tipo de construção e assinale o que for correto. 01) ...busca sôfrega pelo melhor ângulo... 02) ...tomaram o mundo... 04) ...consagrou a inflexão feminina... 08) ...Postar fotos em shows... 16) ...Tirar fotos de si mesmo...

Questão
2016Biologia

(Uepg 2016) Os cnidários são animais diblásticos, isto é, apresentam apenas dois folhetos germinativos, ectoderma e endoderma. O ectoderma origina a epiderme, tecido que reveste o animal, enquanto o endoderma origina a gastroderme, tecido que reveste a cavidade digestiva. Unindo estes dois, há a mesogleia. Em relação aos tipos de células da epiderme e gastroderme dos cnidários, bem como suas respectivas funções, assinale o que for correto. 01) As células mioepiteliais epidérmicas são pequenas, localizam-se na mesogleia e não são totipotentes. 02) No interior das células intersticiais, encontra-se o nematocisto, o qual contém um líquido tóxico. 04) As células mioepiteliais digestivas da epiderme secretam muco, cujo papel é lubrificar o corpo, protegendo-o. No caso de cnidários sésseis, estas células permitem também a aderência do animal ao substrato. 08) As células sensoriais têm capacidade de perceber estímulos ambientais e transmiti-los a células nervosas presentes na mesogleia. 16) Os cnidoblastos, ou células urticantes, estão distribuídos por toda a epiderme do cnidário, concentrando-se nos tentáculos e ao redor da boca. A soma dos itens está representado em:

Questão
2016Geografia

(Uepg 2016)  Sobre projeções cartográficas, assinale o que for correto.

Questão
2015História

(UEPG 2015) O forte movimento imigratório europeu em direção ao Brasil a partir de meados do século XIX mudou radicalmente a realidade social, cultural, étnica e econômica do país. A respeito da presença de imigrantes europeus no sul do Brasil, assinale o que for correto. 01) As casas no estilo enxaimel são bastante comuns nos estados do sul do Brasil e correspondem a uma marca física da presença de grupos imigrantes fixados na região. 02) Entre os maiores grupos de imigrantes fixados no sul do Brasil encontram-se os italianos e alemães, além de um número significativo de eslavos (russos, ucranianos e poloneses). 04) Elementos da gastronomia, dos rituais e das festas religiosas, das práticas agrícolas e do idioma dos grupos imigrantes que chegaram na região há mais de um século ainda são encontrados no sul do Brasil. 08) Diferente do que ocorreu com os imigrantes alojados nas fazendas de café no interior paulista, não foi a pobreza e a falta de emprego na Europa que impulsionou a vinda de grupos coloniais para o sul do Brasil no século XIX.

Questão
2015Espanhol

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: La tortuga gigante ...La tortuga, cargada, caminó y caminó de día y de noche. Atravesó montes, campos, cruzó a nado ríos de una legua de ancho y atravesó 1pantanos en que quedaba casi enterrada, siempre con el hombre moribundo encima. Des-pués de ocho o diez horas de caminar se detenía y deshacía los nudos y acostaba al hombre con mucho cuidado en un lugar donde hubiera pasto bien seco. Iba entonces a buscar agua y raíces tiernas, y le daba al hombre. Ella comía también, aunque estaba tan can-sada que prefería dormir. A veces tenía que caminar al sol; y como era verano, el cazador tenía tanta fiebre que deliraba y se moría de sed. Gritaba: agua!, agua! a cada rato, y cada vez la tortuga tenía que darle de beber. 2Así anduvo días y días, semana tras semana Adaptado de: Fragmento de conto extraído de: Cuentos de la selva. Horacio Quiroga. Colección Ombú: Gradifco. Buenos Aires, Argentina. 2007. (Uepg 2015) Sobre os verbos presentes no texto, assinale o que for correto. ( ) Há a predominância dos tempos verbais do presente do indicativo. ( ) Entre os tempos verbais do passado aparecem mais verbos no pretérito pluscuamperfecto e indefinido do indicativo. ( ) Entre os tempos verbais do passado aparecem mais verbos no pretérito imperfecto e indefinido do indicativo. ( ) Há a predominância dos tempos verbais no passado do indicativo.

Questão
2013Matemática

(UEPG - 2013 - Adaptada) Assinale a somatóriaque for correta. 01) . 02) . 04) A soma das soluções da equação é 11. 08) A equação tem duas soluções distintas. 16).

Questão
2013Biologia

(Uepg 2013 - Adaptado) Com relação à classificação dos animais de acordo com suas características embrionárias e também para a anatomia e fisiologia dos cnidários, assinale o que for correto. 01) O sistema circulatório de um cnidário é considerado completo. 02) Poríferos, celenterados e equinodermos possuem dois folhetos embrionários e por isso são considerados diblásticos. 04) Os cnidários são carnívoros e se alimentam de diversos tipos de animais: crustáceos, peixes, larvas de inseto, etc. Essas presas são capturadas pelos tentáculos e levadas à boca, através da qual atingem a cavidade gastrovascular. 08) Possuem celoma verdadeiro e podem ser classificados como esquizocelomados (moluscos e anelídeos) e enterocelomados (equinodermos e cordados). 16) Graças ao acoplamento entre células contráteis e nervosas, os cnidários são capazes de realizar movimentos coordenados, como os que as medusas utilizam para nadar. A soma dos itens verdeiros está representado em:

Questão
2012Biologia

(UEPG 2013 - Adaptado) Dentre doenças causadas por vírus e bactérias, assinale o que for correto. (01) como exemplos de doenças causadas por vírus, podem-se citar: gripe, febre amarela, sarampo, raiva e catapora. (02) A dengue é uma doença viral transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, apresentando como características febre alta, dores musculares, dores nas articulações, dores nos olhos e na cabeça, entre outros sintomas. (04) A cólera é uma doença causada pela bactéria Vibrio cholerae, que se instala e se multiplica na parede intestinal, produzindo substâncias tóxicas e provocando forte diarreia. (08) Herpes, poliomelite, tétano e leptospirose são doenças bacterianas as quais, portanto, podem ser tratadas com o uso de antibióticos. A soma dos itens corretos é igual à:

Questão
2010História

(Uepg - 2010 - Adaptada)A respeito da atual política nacional, assinale o que for incorreto.

Questão
2008Inglês

(Uepg 2008) BIG FUN FOR LITTLE MONEY Times are tough and money is tight, but it doesnt have to cost a lot for you and your family to have a vacation together! Here are some good tips for you. - Plan ahead Planning ahead is the first step in saving for your getaway. A little thought, effort, and elbow grease will be well worth the effort. Asking friends, family, or a church group to travel with you divides costs. You can easily split the price of a large beach rental house or get a good group rate at a campground. An added benefit? Division of labor, leaving more time for FUN. - Surf the Internet first Travel deals, discounts and coupons abound online - if you know where to look. My husband finds things like cheap airline tickets and car rental discounts, says Lisa Brown, mother of one. We dont go anywhere without a discount coupon of some sort. Starting at any search engine (such as Yahoo! or Google), type travel deals or travel discounts. Hotel discounts, attraction coupons, and Internet-only specials are ready for the taking. Look up your destination and click around. Its well worth the effort if the result is a 20 dollar nightly savings for lodging alone. - Travel off-season Kids too young for school, or perhaps school-aged but tracked out? One of best times to hit the beaches is the fall. Warm days, cool nights and warm water temperatures combine for great vacation days. Add off-season rates, and youre taking one terrific vacation. - Lodging options Where you rest your weary head after a day of vacation fun can be the most costly aspect of your trip. Look for hotels with advantages, such as free meals or discounts. Hotels that include real breakfast are great, says Apex, North Carolina mom Robin Freer. You save money on eating out and best of all, you save time in the morning, giving you more time to enjoy wherever you are going that day. - Bringing home memories Ever notice your bags are even more full on the return trip home? Its tough to resist purchasing some souvenirs along the way. But even the best-planned vacation budget can get blown out of the water with one trip to the souvenir shop. Avoid the tourist traps. Sure, you could pull out your wallet right at the attraction youre visiting. Or, you could drive just down the road to the local Wal-Mart or shopping center and purchase similar merchandise for substantially less money. Before you purchase a T-shirt stop and think. Is this something you can live without? And if not, is there a chance you can buy it elsewhere for less? (Adaptado de http://sheknows.com/about/look/4255.html 8/9/2007) According to the text which follows Bringing home memories, mark the correct alternatives.

Questão
2008História

(UEPG 2008) No que respeita à imigração japonesa para o Brasil e, mais especificamente, para o Paraná, assinale o que for correto. 01) A primeira leva de imigrantes japoneses chegou ao Brasil em 1908, com o navio Kasato Maru, no porto de Santos. 02) O período de maior fluxo de japoneses para o Paraná ocorreu após 1945, com o término da Segunda Guerra Mundial. 04) A etnia japonesa tem hoje presença significativa em Assaí, Uraí, Londrina, Maringá e Curitiba. 08) No Paraná, os japoneses fixaram-se primeiramente no Norte Pioneiro, como lavradores, mas como desconheciam as técnicas agrícolas relativas às culturas tropicais, iniciaram-se na economia regional como hortigranjeiros e fruticultores.

Questão
2001Português

Delírio de voar Nos dez primeiros anos deste século havia uma mania pop em Paris - voar. As formas estranhas dos aeroplanos experimentais invadiam as páginas dos jornais. Cada proeza dos aviadores era narrada em detalhe. Os parisienses acompanhavam fascinados as audácias dos aviadores, uma elite extravagante de jovens brilhantes, cultos e elegantes, realçada por vários milionários e pelo interesse das moças. Multidões lotavam o campo de provas de Issy-les-Molincaux. Os pilotos e os inventores eram reconhecidos nas ruas e homenageados em restaurantes. Todo dia algum biruta apresentava uma nova máquina, anunciava um plano mirabolante e desafiava a gravidade e a prudência. Paris virara a capital mundial da aviação desde a fundação do Aéro-Club de France, em 1898. Depois da difusão dos grandes balões, em 1880, e dos dirigíveis inflados a gás, em 1890 - os chamados mais leves que o ar, chegara a hora dos aparelhos voadores práticos, menores e controláveis - os mais pesados que o ar. Durante muito tempo eles foram descartados como impossíveis, mas agora as pré-condições haviam mudado. A tecnologia da aerodinâmica, da engenharia de estruturas, do desenho de motores e da química de combustíveis havia chegado a um estágio de evolução inédito. Combinadas, permitiam projetar máquinas inimaginadas. Simultaneamente, por caminhos paralelos, a fotografia dera um salto com a invenção dos filmes flexíveis, em 1889. Surgiram câmeras modernas, mais sensíveis à luz, mais velozes e fáceis de manejar. Em consequência, proliferaram os fotógrafos profissionais e amadores. Eles não só registraram cada passo da infância da aviação como também popularizaram-na. Transportados pelos jornais, os feitos dos pioneiros estimularam a vocação de muitos jovens candidatos a aviador. A mídia glamourizou a ousadia de voar. Inventar aviões era um ofício diletante e nada rendoso - ainda. Exigia recursos financeiros para construir aparelhos, contratar mecânicos, oficinas e hangares. Dinheiro nunca faltou ao brasileiro Alberto Santos-Dumont, filho de um rico fazendeiro mineiro, ou ao engenheiro e nobre francês marquês dEcquevilley-Montjustin. Voar era um ideal delirante e dândi. Uma glória para homens extraordinários. SUPERINTERESSANTE, junho/99, p.36 (Uepg 2001) Quanto à formação de vocábulos, é certo que 01) o prefixo indica negação nos vocábulos impossíveis e inimaginados. 02) o substantivo fundação é formado por sufixação a partir do verbo fundar. 04) parisiense é vocábulo composto formado por justaposição. 08) simultaneamente é vocábulo formado por parassíntese a partir de um adjetivo na forma feminina. 16) glamourizou é forma de pretérito perfeito de um verbo criado por derivação sufixal a partir de um estrangeirismo.

1-15 de 16
NOVIDADES
Kuadro