Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - UERJ 2016 | Gabarito e resoluções

1-15 de 38chevron right center
Questão
2016Biologia

(UERJ 2016) O suco gástrico contém um ácido, produzido pelas células da parede do estômago, que desempenha papel fundamental para a eficiência do processo digestório no ser humano. O consumo excessivo de antiácidos pode interferir na atuação do suco gástrico, prejudicando o funcionamento normal do estômago. As duas principais funções do estômago prejudicadas por esse uso excessivo são:

Questão
2016Biologia

(Uerj 2016) O consumo excessivo de antiácidos pode interferir na atuação do suco gástrico, prejudicando o funcionamento normal do estômago. As duas principais funções do estômago prejudicadas por esse uso excessivo são:

Questão
2016Português

(Uerj- 2016) Sobretudo compreendam os críticos a missão dos poetas, escritores e artistas, neste período especial e ambíguo da formação de uma nacionalidade. São estes os operários incumbidos de polir o talhe e as feições da individualidade que se vai esboçando no viver do povo. O povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba pode falar com igual pronúncia e o mesmo espírito do povo que sorve o figo, a pera, o damasco e a nêspera? José de Alencar, prefácio a Sonhos douro, 1872. Adaptado de ebooksbrasil.org. De acordo com José de Alencar, a caracterização da identidade nacional brasileira, no século XIX, estava vinculada ao processo de:

Questão
2016Português

(UERJ - 2016) O FUTURO ERA LINDO A informao seria livre. Todo o saber do mundo seria compartilhado, bem como a msica, o cinema, a literatura e a cincia. O custo seria zero. O espao seria infinito. A velocidade, estonteante. A solidariedade e a colaborao seriam os valores supremos. A criatividade, o nico poder verdadeiro. O bem triunfaria sobre os males do capitalismo. O sistema de representao se tornaria obsoleto. Todos os seres humanos teriam oportunidades iguais em qualquer lugar do planeta. Todos seriam empreendedores e inventivos. Todos poderiam se expressar livremente. Censura, nunca mais. As fronteiras deixariam de existir. As distncias se tornariam irrelevantes. O inimaginvel seria possvel. O sonho, qualquer sonho, poderia se tornar realidade. 1Livre, grtis, inovador, coletivo, palavras-chave do novo mundo que a internet inaugurou. Por anos esquecemos que a internet foi uma inveno militar, criada para manter o poder de quem j o tinha. Por anos fingimos que transformar produtos fsicos em produtos virtuais era algo ecologicamente correto, esquecendo que a fabricao de computadores e celulares, com a obsolescncia embutida em seu DNA, demanda o consumo de quantidades vexatrias de combustveis fsseis, de produtos qumicos e de gua, sem falar no volume assombroso de lixo no reciclado em que resultam, incluindo lixo txico. 2Ningum imaginou que o poder e o dinheiro se tornariam to concentrados em megahipercorporaes norte-americanas como o Google, que iriam destruir para sempre tantas indstrias e atividades em to pouco tempo. Ningum previu que os mesmos Estados Unidos, graas s maravilhas da internet sempre to aberta e juvenil, se consolidariam como os maiores espies do mundo, humilhando potncias como a Alemanha e tambm o Brasil, impondo os mtodos de sua inteligncia militar sobre a populao mundial, e guiando ao arrepio da justia os bebs engenheiros nota dez em matemtica mas ignorantes completos em matria de tica, poltica e em boas maneiras. 3Ningum previu a febre das notcias inventadas, a civilizao de perfis falsos, as enxurradas de vrus, os arrastes de nmeros de carto de crdito, a empulhao dos resultados numricos falseados por robs ou gerados por trabalhadores mal pagos em pases do terceiro mundo, o fim da privacidade, o terrorismo eletrnico, inclusive de Estado. Marion Strecker Adaptado de Folha de So Paulo, 29/07/2014. O primeiro pargrafo expe projees passadas sobre possibilidades de um futuro regido pela internet. O recurso lingustico que permite identificar que se trata de projeo e no de fatos do passado o uso da:

Questão
2016Geografia

(Uerj 2016) No início do século XXI, as favelas da cidade do Rio de Janeiro não são apenas distintas daquelas existentes há cinquenta anos, como também apresentam diferenças internas que foram constituídas ao longo do tempo e de sua expansão espacial. No entanto, a visão homogeneizante, que considera iguais todas as favelas, ainda está presente no senso comum e também nas práticas de alguns agentes do setor público. Trata-se de uma visão que não dá conta da complexa dinâmica socioespacial das favelas cariocas e deve, portanto, ser revista. Gerônimo Leitão Adaptado de observatoriodefavelas.org.br. Uma característica socioespacial presente no conjunto das favelas cariocas e que contribui parao tipo de visão a que o autor do texto faz referência é:

Questão
2016Física

(Uerj 2016) Em uma loja, a potncia mdia mxima absorvida pelo enrolamento primrio de um transformador ideal igual a 100 W. O enrolamento secundrio desse transformador, cuja tenso eficaz igual a 5,0 V, fornece energia a um conjunto de aparelhos eletrnicos ligados em paralelo. Nesse conjunto, a corrente em cada aparelho corresponde a 0,1 A. O nmero mximo de aparelhos que podem ser alimentados nessas condies de:

Questão
2016Português

(UERJ - 2016) A EDUCAO PELA SEDA Vestidos muito justos so vulgares. Revelar formas vulgar. Toda revelao de uma vulgaridade abominvel. Os conceitos a vestiram como uma segunda pele, e pode-se adivinhar a norma que lhe rege a vida ao primeiro olhar. STRAUSZ, Rosa.Mnimo mltiplo comum: contos. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1990. pode-se adivinhar a norma que lhe rege a vida ao primeiro olhar. A expresso destacada refora o sentido geral do texto, porque remete a uma ao baseada no seguinte aspecto:

Questão
2016Português

(UERJ - 2016) A EDUCAO PELA SEDA Vestidos muito justos so vulgares. Revelar formas vulgar. Toda revelao de uma vulgaridade abominvel. Os conceitos a vestiram como uma segunda pele, e pode-se adivinhar a norma que lhe rege a vida ao primeiro olhar. STRAUSZ, Rosa.Mnimo mltiplo comum: contos. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1990. O conto contrasta dois tipos de texto em sua estrutura. Enquanto o segundo pargrafo se configura como narrativo, o primeiro pargrafo se aproxima da seguinte tipologia

Questão
2016Matemática

(UERJ - 2016) O ano bissexto possui 366 dias e sempre mltiplo de 4. O ano de 2012 foi o ltimo bissexto. Porm, h casos especiais de anos que, apesar de mltiplos de 4, no so bissextos: so aqueles que tambm so mltiplos de 100 e no so mltiplos de 400. O ano de 1900 foi o ltimo caso especial. A soma dos algarismos do prximo ano que ser um caso especial :

Questão
2016Português

(Uerj 2016) A EDUCAÇÃO PELA SEDA Vestidos muito justos são vulgares. Revelar formas é vulgar. Toda revelação é de uma vulgaridade abominável. Os conceitos a vestiram como uma segunda pele, e pode-se adivinhar a norma que lhe rege a vida ao primeiro olhar. Rosa Amanda Strausz Mínimo múltiplo comum: contos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990. A narrativa condensada do texto sugere uma crítica relacionada à educação, tema anunciado no título. Essa crítica dirige-se principalmente à seguinte característica geral da vida social:

Questão
2016Geografia

(Uerj 2016) As imagens noturnas feitas por satélites revelam a distribuição espacial do consumo de energia elétrica, permitindo identificar diferenças importantes entre as sociedades humanas, como no exemplo abaixo. A imagem indica diferentes padrões espaciais do consumo de energia entre as regiões norte e sul da Península Coreana. Entre essas regiões, tal diferença é explicada, principalmente, por seus respectivos níveis de:

Questão
2016Biologia

(UERJ 2016) Em algumas raas de gado bovino, o cruzamento de indivduos de pelagem totalmente vermelha com outros de pelagem totalmente branca produz sempre indivduos malhados, com pelagem de manchas vermelhas e brancas. Admita um grupo de indivduos malhados, cruzados apenas entre si, que gerou uma prole de 20 indivduos de colorao totalmente vermelha, 40 indivduos com pelagem malhada e 20 indivduos com colorao inteiramente branca. O resultado desse cruzamento exemplo do seguinte fenmeno gentico:

Questão
2016Física

(Uerj 2016) Em um pndulo, um fio de massa desprezvel sustenta uma pequena esfera magnetizada de massa igual a 0,01kg. O sistema encontra-se em estado de equilbrio, com o fio de sustentao em uma direo perpendicular ao solo. Um m, ao ser aproximado do sistema, exerce uma fora horizontal sobre a esfera, e o pndulo alcana um novo estado de equilbrio, com o fio de sustentao formando um ngulo de 45 com a direo inicial. Admitindo a acelerao da gravidade igual a 10 m/s ,a magnitude dessa fora, em newtons, igual a:

Questão
2016Biologia

(Uerj 2016) Um dos fatores determinantes da perda de cálcio dos ossos é o envelhecimento, sobretudo em mulheres. O esquema abaixo representa a regulação do cálcio no sangue humano, realizada pelas glândulas e responsáveis diretas pela produção dos hormônios e respectivamente. Esse processo de perda de cálcio resulta, principalmente, da atuação intensa do hormônio e da glândula indicados em:

Questão
2016Português

(UERJ -2016) No ltimo quadrinho, formula-se uma analogia moral, quando se sugere que no possvel ver tudo o que acontece frente dos olhos. A partir dessa analogia, pode-se chegar seguinte concluso:

1-15 de 38chevron right center