Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UERJ 2019 | Gabarito e resoluções

1-5 de 5
Questão
2019História

(Uerj 2019) Quando chegar o feliz momento da abolição, não será devido nunca à inclinação sincera do povo ou do governo, a menos que venham a sofrer grande mudança. Pois quase me aventuraria a dizer que não há dez pessoas em todo o Império que considerem esse comércio um crime ou o encarem sob outro aspecto que não seja o de ganho e perda, de simples especulação mercantil, que deve continuar ou cessar conforme for vantajoso ou não. Acostumados a não fazer nada, os brasileiros em geral estão convencidos de que os escravos são necessários como animais de carga, sem os quais os brancos não poderiam viver. HENRY CHAMBERLAIN, agente diplomático britânico, em 31/12/1823. Adaptado de SOUSA, O. T. Fatos e personagens em torno de um regime. Rio de Janeiro: José Olympio, 1960. Após a emancipação política do Império do Brasil, o debate sobre o fim do tráfico intercontinental de escravos e da escravidão esteve em pauta, como abordado por Henry Chamberlain em 1823. Naquele contexto, de acordo com o diplomata britânico, as resistências à abolição do tráfico e da escravidão estavam associadas à conjuntura de:

Questão
2019História

(UERJ -2019)No incio da noite de 26 de janeiro de 1893, por ordem do prefeito do Distrito Federal, Cndido Barata Ribeiro, a polcia ocupou o mais clebre dos cortios cariocas, conhecido como Cabea de Porco, no centro da cidade. A estalagem, conjunto de casinhas onde viviam de 400 a 2000 pessoas, foi em seguida desocupada, sem que se desse aos moradores o tempo necessrio para recolherem suas coisas. Em poucas horas, foi demolida. No tardou para que a expresso cabea de porco se impusesse como sinnimo de cortio. Adaptado de projetomemoria.art.br. A ordem de desocupao e demolio do famoso cortio em 1893, ironizada em capa de revista da poca, representou mudanas na ao do ento prefeito com relao aos problemas sociais da cidade do Rio de Janeiro. Um desses problemas sociais e o objetivo dessa demolio esto indicados, respectivamente, em:

Questão
2019História

(UERJ - 2019) A derrota de Napoleo Bonaparte, em 1814-1815, foi registrada de diversas formas nas sociedades europeias. Na imagem, o imperador francs tenta devorar o globo terrestre, sendo atacado por uma guia, um dos smbolos do Imprio Russo. Dois impactos que as guerras napolenicas exerceram sobre as relaes internacionais na Europa da poca foram:

Questão
2019História

(UERJ - 2019) A terceira segunda-feira de janeiro o dia oficial para recordao de um dos mais famosos lderes na luta pelos direitos civis, pelos direitos humanos e pela paz: Martin Luther King. Em sua criao, em 1986, um nmero limitado de estados da federao norte-americana adotou o feriado. Na Carolina do Norte e na Carolina do Sul, por exemplo, houve objees. Somente no ano de 2000, o feriado passou a vigorar em todo o pas. Adaptado de usafederalholidays.com. O estabelecimento de feriados nacionais uma deciso poltica e se relaciona com as particularidades histricas e culturais das sociedades. No caso norte-americano, a no adoo do dia de Martin Luther King em todos os estados da federao, desde a criao do feriado, est associada ao seguinte aspecto:

Questão
2019História

(UERJ -2019) Tratado de Versalhes (1919) PARTE VII Sanes Artigo 227 As Potncias aliadas ou associadas acusam publicamente a Guilherme II de Hohenzollern, ex-Imperador da Alemanha, por ofensa suprema contra a moral internacional e a autoridade sagrada dos Tratados. PARTE VIII Reparaes Artigo 231 Os Governos aliados e associados declaram e a Alemanha reconhece que ela e seus aliados so responsveis por haver causado todas as perdas e todos os prejuzos que sofreram os Governos aliados e associados e seus cidados, como consequncia da guerra que foi imposta pela agresso da Alemanha e de seus aliados. (Adaptado de cervantesvirtual.com). O Tratado de Versalhes foi elaborado no contexto das negociaes de paz aps o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A partir do texto, observa-se que no tratado foram institudas clusulas para o governo alemo com base no seguinte princpio:

1-5 de 5