Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UERJ 2020 | Gabarito e resoluções

1-3 de 3
Questão
2020Geografia

(Uerj) PUTIN INAUGURA PONTE ENTRE RSSIA E CRIMEIA O presidente russo, Vladimir Putin, inaugurou em maio de 2018 o trecho rodovirio de nova ponte que liga a Rssia continental Pennsula da Crimeia, anexada Russia em 2014. A Crimeia, uma ex-repblica autnoma que integrava a Ucrnia, foi anexada pela Rssia durante uma grave crise que culminou num conflito entre foras leais ao governo ucraniano e milcias separatistas apoiadas por Moscou. A Ucrnia denunciou a construo como uma flagrante violao das leis internacionais. Putin dirigiu um enorme caminho Kamaz, de fabricao russa, pelos 19 quilmetros da ponte sobre o estreito de Kerch. Em discurso, o presidente exaltou a construo da ponte de 3,6 bilhes de dlares como um feito histrico e prometeu novas obras de infraestrutura na pennsula. Adaptado de dw.com. A ponte mencionada indica mudanas no processo de anexao da Crimeia jurisdio do governo russo, na atualidade. Tendo como base o mapa da Crimeia e as informaes da reportagem, observa-se que a construo da ponte se insere em um projeto russo para promoo de:

Questão
2020Geografia

(Uerj 2020) UM MUNDO DE MUROS: AS BARREIRAS QUE NOS DIVIDEM Um mundo cada vez mais interconectado tem erguido muros e cercas para bloquear aqueles que considera indesejveis. Das 17 barreiras fsicas existentes em 2001 passamos para 70 hoje. Alguns separam fronteiras. Outros dividem a mesma populao. Alguns freiam refugiados. Outros escondem a pobreza. Ou o medo. Ou a guerra. Ou a desigualdade. Ou a mudana climtica. Adaptado de arte.folha.uol.com.br, 27/02/2017. Os objetivos prioritrios para a construo das barreiras fsicas apresentadas nos mapas 1 e 2 so, respectivamente:

Questão
2020Geografia

(UERJ) OS ARREPENDIDOS DO BREXIT O britnico Will Dry, estudante de poltica e economia, tinha 18 anos quando votou pela sada do Reino Unido da Unio Europeia (UE) no plebiscito de 2016. Dry faz parte de um grupo de arrependidos, identificados pela hashtag Bregret (combinao de Brexit eregret, arrependimento). So eleitores que se dizem enganados pelas promessas da campanha em defesa da retirada britnica da UE, principalmente a ideia de que o Reino Unido poderia manter ostatusde insero e influncia no plano europeu e mundial sem ter de se submeter burocracia de uma entidade supranacional. No mbito das novas relaes com o bloco europeu, parte da populao britnica que votou a favor do Brexit no dimensionou adequadamente a seguinte consequncia dessa deciso:

1-3 de 3