Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UERJ | Gabarito e resoluções

1-15 de 47chevron right center
Questão
2020História

(UERJ - 2019) Entre 1967 e 1968, com destaque para o ano de 1968, ocorreram em vrios pases movimentos de contestao de grandes propores e com motivaes variadas, como retratado nas fotos. Um dos aspectos comuns entre esses movimentos foi:

Questão
2019História

(Uerj 2019) Quando chegar o feliz momento da abolição, não será devido nunca à inclinação sincera do povo ou do governo, a menos que venham a sofrer grande mudança. Pois quase me aventuraria a dizer que não há dez pessoas em todo o Império que considerem esse comércio um crime ou o encarem sob outro aspecto que não seja o de ganho e perda, de simples especulação mercantil, que deve continuar ou cessar conforme for vantajoso ou não. Acostumados a não fazer nada, os brasileiros em geral estão convencidos de que os escravos são necessários como animais de carga, sem os quais os brancos não poderiam viver. HENRY CHAMBERLAIN, agente diplomático britânico, em 31/12/1823. Adaptado de SOUSA, O. T. Fatos e personagens em torno de um regime. Rio de Janeiro: José Olympio, 1960. Após a emancipação política do Império do Brasil, o debate sobre o fim do tráfico intercontinental de escravos e da escravidão esteve em pauta, como abordado por Henry Chamberlain em 1823. Naquele contexto, de acordo com o diplomata britânico, as resistências à abolição do tráfico e da escravidão estavam associadas à conjuntura de:

Questão
2019História

(UERJ -2019) Tratado de Versalhes (1919) PARTE VII Sanes Artigo 227 As Potncias aliadas ou associadas acusam publicamente a Guilherme II de Hohenzollern, ex-Imperador da Alemanha, por ofensa suprema contra a moral internacional e a autoridade sagrada dos Tratados. PARTE VIII Reparaes Artigo 231 Os Governos aliados e associados declaram e a Alemanha reconhece que ela e seus aliados so responsveis por haver causado todas as perdas e todos os prejuzos que sofreram os Governos aliados e associados e seus cidados, como consequncia da guerra que foi imposta pela agresso da Alemanha e de seus aliados. (Adaptado de cervantesvirtual.com). O Tratado de Versalhes foi elaborado no contexto das negociaes de paz aps o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A partir do texto, observa-se que no tratado foram institudas clusulas para o governo alemo com base no seguinte princpio:

Questão
2019História

(UERJ -2019)No incio da noite de 26 de janeiro de 1893, por ordem do prefeito do Distrito Federal, Cndido Barata Ribeiro, a polcia ocupou o mais clebre dos cortios cariocas, conhecido como Cabea de Porco, no centro da cidade. A estalagem, conjunto de casinhas onde viviam de 400 a 2000 pessoas, foi em seguida desocupada, sem que se desse aos moradores o tempo necessrio para recolherem suas coisas. Em poucas horas, foi demolida. No tardou para que a expresso cabea de porco se impusesse como sinnimo de cortio. Adaptado de projetomemoria.art.br. A ordem de desocupao e demolio do famoso cortio em 1893, ironizada em capa de revista da poca, representou mudanas na ao do ento prefeito com relao aos problemas sociais da cidade do Rio de Janeiro. Um desses problemas sociais e o objetivo dessa demolio esto indicados, respectivamente, em:

Questão
2019História

(UERJ - 2019) A derrota de Napoleo Bonaparte, em 1814-1815, foi registrada de diversas formas nas sociedades europeias. Na imagem, o imperador francs tenta devorar o globo terrestre, sendo atacado por uma guia, um dos smbolos do Imprio Russo. Dois impactos que as guerras napolenicas exerceram sobre as relaes internacionais na Europa da poca foram:

Questão
2019História

(UERJ - 2019) A terceira segunda-feira de janeiro o dia oficial para recordao de um dos mais famosos lderes na luta pelos direitos civis, pelos direitos humanos e pela paz: Martin Luther King. Em sua criao, em 1986, um nmero limitado de estados da federao norte-americana adotou o feriado. Na Carolina do Norte e na Carolina do Sul, por exemplo, houve objees. Somente no ano de 2000, o feriado passou a vigorar em todo o pas. Adaptado de usafederalholidays.com. O estabelecimento de feriados nacionais uma deciso poltica e se relaciona com as particularidades histricas e culturais das sociedades. No caso norte-americano, a no adoo do dia de Martin Luther King em todos os estados da federao, desde a criao do feriado, est associada ao seguinte aspecto:

Questão
2018História

(Uerj 2018) O trabalhador brasileiro nunca me decepcionou. Diligente, apto a aprender e a executar com enorme facilidade, sabe ser, também, bom patriota. A essas disposições o Governo responde com uma política trabalhista que não divide, não discrimina, mas, ao contrário, congrega a todos, conciliando interesses no plano superior do engrandecimento nacional. À medida que impulsionamos as forças da produção para favorecer o progresso geral e unificar economicamente o país, organizamos o trabalho, disciplinamo-lo sem compressões inúteis, afastando a luta de classes e estabelecendo as verdadeiras bases da justiça social. A ampliação e o reforçamento das leis de previdência são, para nós, uma preocupação constante. Este sentido de aperfeiçoamento se patenteia nas seguintes leis recentemente elaboradas e sujeitas agora àrevisão final para promulgação: Consolidação das leis do trabalho, Lei orgânica de previdência social e Salário adicional para a indústria. Discurso de Getúlio Vargas pronunciado no dia 1 de maio de 1943. Adaptado de biblioteca.presidencia.gov.br. O governo de Getúlio Vargas (1930-1945) realizou muitas vezes comemorações públicas e pronunciamentos no dia 1 de maio. A foto e o trecho do discurso proferido pelo então presidente, relativos a essas comemorações, possibilitam compreender alguns dos objetivos centrais da política trabalhista estabelecida. Esses objetivos viabilizaram os seguintes resultados:

Questão
2018História

(UERJ- 2018) O que houve em 1964 no foi uma revoluo. As revolues fazem-se por uma ideia, em favor de uma doutrina. Ns simplesmente fizemos um movimento para derrubar Joo Goulart. Foi um movimento contra e no por alguma coisa. Era contra a subverso, contra a corrupo. Em primeiro lugar, nem a subverso nem a corrupo acabam. Voc pode reprimi-las, mas no as destruir. Era algo destinado a corrigir, no a construir algo novo, e isso no revoluo. GENERAL ERNESTO GEISEL, 1981. GASPARI, Elio. A ditadura acabada. Rio de Janeiro: Intrnseca, 2016. As palavras do ex-presidente Geisel (1974-1979) reforam o entendimento de que o movimento analisado foi resultado de:

Questão
2018História

(Uerj simulado 2018) O artista britânico Banksy revelou suas últimas obras de arte: grafites com temas de imigração que ele pintou em espaços públicos e em torno da selva, um campo de refugiados perto de Calais, na França. A imagem principal é um retrato do cofundador da Apple, Steve Jobs, cujo pai emigrou da Síria para os Estados Unidos. Em comunicado, Banksy disse: Nós somos muitas vezes levados a acreditar que a migração é um dreno de recursos do país, mas Steve Jobs era o filho de um imigrante sírio. A Apple é a empresa mais rentável do mundo, que paga mais de US$ 7 bilhões por ano em impostos, e ela só existe porque autorizaram a entrada de um jovem da cidade síria de Homs. Adaptado de noticias.uol.com.br, 11/12/2015. A arte de Banksy, reproduzida na imagem e descrita no texto, critica manifestações que têm ganhado força no mundo ocidental. As manifestações criticadas pelo artista estão associadas à seguinte conjuntura:

Questão
2017História

(UERJ -2017) Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a ao do Partido Nazista na Alemanha ampliou a propaganda contra os que foram considerados os inimigos internos da nao germnica. O cartaz abaixo um exemplo dessa poltica. Um aspecto da ideologia nazista observado nesse cartaz :

Questão
2017História

(Uerj 2017) A capital da Repuìblica naÞo pode continuar a ser apontada como sede de vida difiìcil, quando tem fartos elementos para constituir o mais notaìvel centro de atraçaÞo de braços, de atividade e de capitais nesta parte do mundo. RODRIGUES ALVES, presidente da República, 1902-1906. Adaptado de FIDÉLIS, C.; FALLEIROS, I. (Org.). Na corda bamba de sombrinha: a sauìde no fio da histoìria. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC; Fiocruz/EPSJV, 2010. No início do século XX, enquanto a charge ironizava um dos graves problemas que afetava a população da cidade do Rio de Janeiro, o pronunciamento do então presidente Rodrigues Alves enfatizava a preocupação com o que poderia comprometer o desenvolvimento da capital da República. Naquele contexto, uma ação governamental para promover tal desenvolvimento e um resultado obtido, foram, respectivamente:

Questão
2017História

(UERJ -2017) Se h apenas cinco ou dez anos dissessem a algum em Cuba que um presidente norte-americano visitaria a Ilha, a resposta seria um sorriso irnico; mas se fosse mencionada a possibilidade de ver os Rolling Stones tocando em Havana, a reao teria sido uma gargalhada ou um grito, se a pessoa assim informada tivesse seus 60 ou 70 anos de vida. Porque aqueles que fomos jovens em Cuba na dcada de 1960 dificilmente esqueceremos as crticas polticas quando confessvamos ouvir os Beatles ou os Stones. Quem poderia ter previsto? Definitivamente, os tempos esto mudando. LEONARDO PADURA. Adaptado de Folha de S. Paulo, 12/03/2016. As consideraes do escritor sobre a sociedade cubana indicam que, na dcada de 1960 e no momento atual, as diferenas entre as condies de vida so contextualizadas, respectivamente, pelos seguintes aspectos das relaes internacionais:

Questão
2017História

(UERJ -2017) A variao da curva do grfico entre os anos de 1950 e 1975 explicada pelo seguinte evento histrico:

Questão
2017História

(UERJ -2017) Antecipando-nos derrocada das foras subversivas, acionadas por dispositivos governamentais, que visavam destruio do primado da democracia e implantao de um regime totalitrio, tivemos a lucidez e o patriotismo de alertar os poderes constitudos da Repblica para a defesa da ordem jurdica e da Constituio, to seriamente ameaadas. Podemos hoje, erradicado o mal das conjuras comuno-sindicalistas, proclamar que a sobrevivncia da Nao Brasileira se processou sob a gide intocvel do Estado de Direito. Adaptado de Ata da Reunio Ordinria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil OAB, 07/04/1964. O apoio da Ordem dos Advogados do Brasil deposio do presidente Joo Goulart (1961-1964), como indicado no texto, insere-se no contexto de intensas polarizaes de opinies entre partidos e associaes. Essas polarizaes expressavam posicionamentos distintos acerca da seguinte proposta do governo Joo Goulart:

Questão
2017HistóriaGeografia

(UERJ - 2017) Os refugiados so pessoas que escaparam de conflitos armados ou perseguies. Com frequncia, sua situao to perigosa e intolervel que devem cruzar fronteiras internacionais para buscar segurana nos pases mais prximos e ento se tornar um refugiado reconhecido internacionalmente, com acesso assistncia dos Estados, da ACNUR (Agncia da ONU para Refugiados) e de outras organizaes. ADRIAN EDWARDS Adaptado de acnur.org, outubro/2015. O conceito de refugiado, apresentado no texto, est diretamente associado aos problemas polticos e econmicos que afetam diversos pases na atualidade. Nos ltimos anos, a regio de origem que tem contribudo com o maior nmero de refugiados em direo a pases da Unio Europeia :

1-15 de 47chevron right center