(UFC 2004) Analise as afirmativas a seguir, acerca dos elementos constituintes do núcleo celular eucariótico. I. Cada cromossomo possui uma única molécula de DNA. II. Histonas são proteínas relativamente pequenas que se ligam fortemente ao RNA. III. Os nucléolos podem atuar na síntese de carboidratos que migram do núcleo para o citoplasma. Pode-se afirmar, de modo correto, que:
(UFC 2004) O on cdmio (Cd2+) apresenta elevado grau de toxidez. Essa observao atribuda a sua capacidade de substituir ons Ca2+ nos ossos e dentes, e ons Zn2+ em enzimas que contm enxofre. Assinale a alternativa que representa corretamente as configuraes eletrnicas dos ons Cd2+, Zn2+ e Ca2+, respectivamente.
(UFC - 2004) O Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494 e confirmado nos seus termos pelo Papa Jlio II em 1506, representou para o sculo XVI um marco importante nas dinmicas europeias de expanso martima. O tratado visava:
(Ufc 2004) Sobre a atividade agropecuria, no Brasil e no mundo, possvel afirmar, de forma correta, que: